Quer mais segurança para sua empresa? Então confira essas dicas!

São muitas as preocupações de segurança para quem é dono de uma empresa, desde medidas legislativas necessárias para o funcionamento até problemas mais corriqueiros.

Mas que podem causar problemas, como infiltrações nas paredes ou teto. Aqui, você irá receber algumas dicas de como manter a sua empresa segura e regularizada.

Possua os documentos necessários

A Emissão de avcb é obrigatória não apenas em casos de construção e reforma, mas também quando a ocupação da empresa é mudada.

Quando a área é ampliada, para regularizar edificações e áreas de risco e mesmo para construções provisórias, como eventos e circos.

Mas afinal, o que é a AVCB? É a sigla para o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.

Um documento emitido pelo corpo de bombeiros local para comprovar que o local em questão conta com todas as condições de segurança necessárias em casos de incêndio.

Outro documento muito importante para qualquer empresa é o alvará de funcionamento.

Basicamente, é um documento emitido pela prefeitura que permite a localização e o funcionamento de qualquer estabelecimento, seja ele ligado a uma pessoa física ou jurídica.

A ausência desse documento pode resultar em multas mensais até que, por fim, a atividade seja encerrada. O AVCB é um dos documentos necessários para conseguir esse alvará, juntamente com o IPTU do local em questão.

Cuidados com invasores

Quando se tem uma empresa, uma das preocupações são os riscos de sofrer invasões, sobretudo durante a noite. Por isso, alguns equipamentos considerados protetores de perímetro podem ser muito úteis.

A Cerca de arame farpado se tornou menos popular ao longo do tempo, mas ainda é um item importante contra invasões.

Geralmente, colocam-se hastes de metal ao longo do topo do muro e o arame farpado passa por elas formando uma espécie de cerca no alto. Isso impede que pessoas pulem o muro para adentrar o local.

Hoje em dia, uma opção mais popular e eficiente é a cerca eletrica. O equipamento afasta possíveis invasores com choques, que podem variar de potência.

A realidade é que a placa de advertência obrigatória por si só já repele esse tipo de ação criminosa, pois as pessoas não optam por arriscar.

Assim sendo, mesmo uma cerca elétrica de potência muito baixa já configura um importante item para a segurança da empresa.

Ao instalar a cerca elétrica é preciso usar o repuxo automático, que impede que ela fique frouxa.

Muito longe de ser apenas uma questão estética, essa medida é essencial para o bom funcionamento do item de segurança, visto que a sensação de choque é amplamente reduzida quando a cerca não está devidamente esticada.

Além desse cuidado, é preciso verificar se o seu estado possui ou não leis específicas para o uso da cerca elétrica.

Cuidado com infiltrações

A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera o amianto como sendo o causador de diversas doenças, dentre as quais o seríssimo câncer de pulmão.

Ainda assim, o material é muito usado no Brasil e parte integrante de incontáveis obras. Por ser um material controverso, algumas pessoas se perguntam se existe impermeabilizante para telhado de amianto.

O produto existe, é o mesmo usado para telhados feitos de cimento – resina de emulsão acrílica.

Que consiste na dispersão aquosa de polímeros acrílicos termoplásticos, muito utilizada em superfícies expostas a intempéries para sua impermeabilização (podendo ou não conter uma armadura).

No entanto, a melhor opção para quem busca impermeabilizar o telhado é a manta asfaltica.

Basicamente, é material asfáltico modificado para ficar mais elástico e mais durável, que pode ser armado com:

  • Borracha butílica;
  • PVC plastificado;
  • Filme de polietileno;
  • Filme de poliéster;
  • Véu de fibra de vidro.

Além dessas armaduras, há mantas com alumínio ou ardósia utilizadas para proteção solar em áreas sem tráfego.

Também há um efeito de isolamento acústico quando se trata da manta com lâminas de alumínio.

Cada caso específico pede por uma armadura diferente, há a impermeabilização de diferentes tipos de telhado, de piscinas, de canais de irrigação, de pisos, de lajes, a lista é grande.

A aplicação impede problemas com infiltrações e umidades, mas é preciso observar que, no caso de o telhado já possuir esse tipo de problema, é preciso tratar das infiltrações antes da aplicação da manta.

Ela não serve para solucionar, mas para prevenir.

Vale lembrar que as infiltrações não apenas causam mal cheiro e desconforto, mas também podem originar sérios problemas respiratórios para aqueles que frequentam o ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *