5 Métricas para mensurar o desempenho da obra

Não é novidade que um gestor de obras tem que lidar com uma grande quantidade de variáveis tanto na etapa de planejamento, quanto na etapa de execução da obra. E você sabia que ruídos na comunicação são a principal causa de imprevistos no canteiro de obras? 

Em um cenário com tantas variáveis, a qualidade e o alcance das informações da obra possuem influência direta no resultado final do trabalho entregue. Perceba que é só você atrasar no cronograma que a previsão de custos e logística do canteiro também ficam comprometidos…e vice-versa. 

A grande verdade é que a maior parte dos problemas encontrados no canteiro de obras poderiam ser evitados ou minimizados por meio de um gerenciamento adequado dos processos. Não adianta: é preciso fazer o controle da execução das atividades planejadas. Somente assim será possível avaliar o trabalho da sua equipe de obra, criando padrões de produtividade e qualidade. 

Mas para que você possa tomar decisões assertivas, é preciso ter dados e informações suficientes. É exatamente por isso que você precisa definir métricas de desempenho para o seu negócio!

No artigo de hoje você vai saber tudo sobre as principais métricas de desempenho, e como elas podem te ajudar a conquistar melhores resultados!

QUAIS MÉTRICAS DE DESEMPENHO EU DEVO USAR?

As opções são muitas, mas o mais importante é contar com métricas que sejam valiosas o suficiente para o seu negócio, e que te auxiliem a tomar decisões inteligentes. Para tanto, você pode contar com Indicadores-Chave de Desempenho, que nada mais são do que uma forma de mensurar se uma ação ou conjunto de iniciativas estão performando de acordo com os objetivos propostos pela sua empresa.

A seguir, você confere os indicadores que você pode utilizar: 

PRODUTIVIDADE

A gestão do tempo das equipes envolvidas no processo produtivo de escritórios de projetos deve ser, sem dúvida, uma prioridade para a conquista de melhores resultados. Para isso você pode – e deve – contar com esse indicador! 

Produtividade = receita liquida/numero de colaboradores. 

Assim, você sabe que cada trabalhador produz um valor x (em reais). 

DESPERDÍCIO

Você sabia que o desperdício médio nas obras é de 8%? Para alguns materiais os números são ainda mais alarmantes: as perdas com cimento, revestimentos e rejuntes, variam de 8% a 288%. 

Para avaliar o índice de desperdício no seu canteiro, basta utilizar a seguinte fórmula: 

Índice de Desperdício = total de materiais/quantidade de materiais utilizados x 100.

CUSTO

Construir ou reformar são decisões financeiras importantes, por isso ater-se aos limites estipulados pelo cliente é fundamental. Para controlar se houve ou não desvios no orçamento do projeto, basta utilizar a fórmula: 

Desvio de custo = custo real – custo orçado/custo orçado x 100. 

PRAZO

Atrasos em obra significam aumento no orçamento. Por isso, é importante realizar um cronograma que seja o mais fiel possível à realidade. 

Utilize o indicador de desvio de prazo para entender como anda a entrega dos seus projetos, e se suas estimativas acerca do tempo da conclusão da obra estão assertivas. Você pode usar a fórmula: 

Desvio de prazo = término real – término planejado/prazo total planejado para a obra x 100.

Se o resultado for positivo, então quer dizer que houve um atraso de x%. Agora, se o resultado for negativo, isso significa que você entregou o projeto x% antes do esperado! 

SATISFAÇÃO

Essa é uma métrica muitas vezes negligenciada, mas que é muito importante para o sucesso do seu negócio. O quão satisfeitos estão os seus clientes? Defina os critérios importantes para a sua empresa, e monte um questionário para ser enviado aos seus clientes. Afinal, a melhor forma de propaganda ainda é o boca a boca! 

O uso de ferramentas tecnológicas para controlar todas essas variáveis pode ser o diferencial entre você e o concorrente. Com dados precisos e relevantes, fica mais fácil aprimorar o planejamento e execução de projetos. 

No VEJA OBRA você encontra ferramentas desenvolvidas especialmente para que você possa controlar todas as atividades e ocorrências do projeto em tempo real, mantendo uma comunicação direta com clientes e colaboradores. Precisa de ajuda para fazer a gestão dos seus projetos? Acesse agora o www.vejaobra.com.br e teste grátis por 30 dias! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *