5 motivos pelos quais você deve utilizar um software para fazer o seu orçamento de obras

Se você é um profissional da construção civil, então sabe que é comum vermos projetos que sofrem com imprevistos, custos extras e também atrasos na entrega. Tudo isso é resultado de duas coisas: falta de planejamento e de orçamento

Você sabia que, segundo um estudo realizado pela consultoria Deloitte, o desvio médio entre os valores orçados e o custo real de uma obra é de 21,7%? Agora imagine este valor aplicado sobre o custo de mão de obra ou sobre o custo de materiais estruturais da sua obra mais recente. Assustador, não é? 

Para amenizar essas questões e diminuir os imprevistos na hora de executar um projeto, se tem investido muito na modernização de ferramentas de gerenciamento capazes de auxiliar tanto na etapa de planejamento quanto no controle da execução das obras.

Neste artigo você confere os 5 motivos pelos quais você deve utilizar um software para fazer o seu orçamento de obras! 

PRECISÃO NOS CÁLCULOS

Basta pensar que um erro de cálculo pode representar aumento de custos, atraso na entrega do projeto e o pior: problemas estruturais graves. Não dá para confiar toda a segurança da obra em cálculos incertos.

Por isso, o primeiro motivo pelo qual você deve utilizar um software para fazer o seu orçamento de obras é pela precisão nos cálculos: quanto mais detalhado e específico o seu orçamento, menores as chances de haver desvios significativos na hora de executar o projeto. 

1. FLEXIBILIDADE PARA SIMULAÇÕES 

Um dos maiores benefícios em adotar um software para fazer o seu orçamento de obras é a possibilidade de criar vários cenários distintos, para que você possa trabalhar com diferentes cotações de produtos e serviços até concluir, junto ao cliente, qual a melhor opção para o projeto em questão. 

2. PERMITE ANÁLISES FINANCEIRAS COMPLETAS

Uma solução tecnológica de qualidade permite que você faça o controle dos custos da obra de maneira global, mas também por cada etapa e sub-etapa específica do cronograma de obra. Esse tipo de projeção permite um planejamento financeiro mais efetivo para o seu cliente. 

Além disso, um bom software de gestão deve permitir um comparativo entre os valores orçados na etapa de planejamento de obra e os custos efetivos da obra mês a mês. Essa análise permite que você entenda se a execução da obra está seguindo um ritmo sustentável de acordo com aquilo que foi estipulado pelo seu cliente. 

Outra análise importante é o agrupamento dos custos da obra por grupo de despesa. Isso permite que você entenda quais os insumos que estão consumindo a maior parte dos recursos financeiros – serviços e mão de obra, material de acabamento, material estrutural, projeto e administração, entre outros. 

3. INTEGRAÇÃO COM OUTRAS ÁREAS DA EMPRESA

Uma comunicação eficaz diminui os erros, aumenta a segurança e reduz o retrabalho nas obras. 

É comum que os responsáveis pelo planejamento das obras estejam envolvidos em mais de um projeto ao mesmo tempo, o que torna impossível que eles estejam no canteiro de obras em tempo integral. Exatamente por isso é necessário estabelecer uma comunicação eficiente entre os profissionais que se encontram no escritório e aqueles que estão no canteiro de obras. 

Com um software de gestão online fica mais fácil fazer o compartilhamento de informações de maneira instantânea, o que permite uma agilidade na hora de tirar dúvidas, solicitar alterações no projeto ou informar sobre o progresso da obra.

4. HISTÓRICO DE ORÇAMENTOS ANTERIORES

Uma das grandes vantagens de se utilizar um software de gestão para fazer o planejamento e execução de uma obra, é que ao final de todo o processo, temos um histórico de execução da obra. 

O uso dessas informações é de grande utilidade para garantir maior assertividade e agilidade na confecção de orçamentos futuros. 

5. GARANTE A RENTABILIDADE

Essa é a maior e mais simples de todas as vantagens! Quando você utiliza um software de gestão para fazer o planejamento e execução da obra, você organiza os custos da obra de forma assertiva e evita compras desnecessárias, equipe ociosa, o aluguel de máquinas por mais tempo do que o necessário, e tudo isso reflete diretamente no seu lucro final. 

Se você chegou até aqui, então já entendeu como os softwares de gestão podem te ajudar a criar orçamentos mais completos e precisos, e como isso pode impactar de maneira positiva nos resultados da sua empresa. 

Além disso, os softwares de gestão são capazes de fornecer uma visão geral acerca do processo de execução do projeto, ao mesmo tempo em que entregam uma experiência de usuário mais amigável que programas como o Excel.

Ainda não utiliza nenhum software de gestão de obras? Acesse o nosso site www.vejaobra.com.br e descubra como o VEJA OBRA pode se tornar o seu maior aliada no canteiro de obras e fora dele. Teste grátis por 30 dias!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *