Reparos comuns na manutenção de casas e apartamentos

A manutenção de um lar exige uma série de tarefas de limpeza e reparos. Elas são fundamentais para que cada detalhe de casas ou apartamentos mantenha a boa aparência e a funcionalidade, evitando os desgastes do tempo.

Quando as tarefas não são devidamente realizadas, podem resultar em problemas maiores para os proprietários, que muitas vezes também custam muito mais para consertar do que as medidas de manutenção.

Dentre os reparos mais comuns realizados nas casas e apartamentos é possível citar:

  • Jardinagem, com corte de grama e cuidados com plantas;
  • Controle de corrosões e aparecimento de ferrugem;
  • Desentupimento de pias e vasos;
  • Conserto de vazamentos em sistemas hidráulicos.

As atividades demandam bastante paciência. Elas até podem ser complicadas, mas também são comuns na maioria dos lares. Além disso, é preciso dedicar tempo à resolução dos problemas e, na maioria das vezes, dinheiro também.

Entretanto, as manutenções contribuem para a qualidade do imóvel e ajudam a desacelerar a sua desvalorização no mercado imobiliário.

Jardinagem

A manutenção de jardins com ações de limpeza e conservação é fundamental não só para a beleza do espaço, mas também para a sua saúde e serventia.

Quem tem um gramado pode se beneficiar bastante, principalmente à longo prazo, com a compra de equipamentos como um cortador de grama a gasolina, maquinário que pode ajudar a tornar a tarefa mais simples e rápida.

É preciso escolher com cuidado as espécies a serem cultivadas, para garantir que o espaço tenha a quantidade de incidência solar e espaço necessários para o seu desenvolvimento.

Uma ideia ecológica e funcional é o plantio de ervas e temperos, que podem ser utilizados na cozinha. Nesse caso, é preciso atentar-se para a necessidade de um controle de pragas.

No caso dos apartamentos, a sugestão é a utilização da varanda, ou da própria sala, como um espaço para as plantinhas, em vasos de diferentes tipos e tamanhos. Na varanda, é possível até a instalação de um deck de madeira modular, deixando o espaço ainda mais confortável.

Cuidado com ferrugens

A ferrugem é o terror de grades e portões, pois além de enfraquecer as estruturas, a oxidação deixa tudo com um uma péssima aparência. O problema é comum em estruturas em ferro, principalmente em locais com alta umidade no ar, como no litoral.

Além dos malefícios causados para as próprias grades, janelas e portões, a ferrugem pode ser prejudicial à saúde. O contato com as superfícies afetadas pode causar tosse e irritação nos pulmões.

Para prevenir a ferrugem, recomenda-se a aplicação de uma camada de tinta ou óleo sobre o material. O uso de esmaltes antiferrugem também pode se mostrar bastante eficaz, superando os métodos caseiros.

Caso as peças apresentem danos considerados estruturais nas grades ou portões, o mais recomendável é a contratação de empresa de serralheria para a substituição das peças.

Se esse for o caso, outra dica é o uso do aço inoxidável, material mais leve e resistente contra as ações da umidade, incluindo a corrosão e o aparecimento de ferrugem.

Por isso, o aço inox é amplamente utilizado para janelas, portões, grades, coberturas e até itens para o interior da residência como suporte para botijão de gás.

Desentupimentos e vazamentos

Pias entupidas são um problema extremamente desagradável, principalmente devido à aparência e odor que conferem aos banheiros.

Entretanto, trata-se de um problema relativamente fácil de ser resolvido, principalmente com a contratação de uma desentupidora 24 horas.

Geralmente o que os técnicos fazem é desenroscar o sifão para conferir como está o seu interior e retirar o que estiver bloqueando o fluxo de água na pia. Depois, basta lavar o sifão com uma escova e fixá-lo novamente na pia.

Já no caso dos vazamentos, primeiro é necessário saber identificar a origem do problema, onde está o defeito. A falha pode estar ocorrendo em torneiras, vaso sanitário, válvulas ou borrachinhas. Nesses casos, basta trocar ou apertar o material.

A contratação de profissionais experientes garante a qualidade dos serviços diante da necessidade de realizar os reparos domésticos. Em caso de dúvidas, recomenda-se não tentar fazer os serviços por conta própria.

Além dos serviços de manutenção, outra opção é a contratação de empresa de limpeza. Os profissionais auxiliam na higienização e organização do lar, assim sobra mais tempo para as tarefas ou descanso no dia a dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *