Importância da reforma de fachadas

Todas as fachadas de edificações sofrem com o desgaste natural de sua exposição constante às mudanças climáticas. Por isso, a reforma de uma fachada deve ocorrer periodicamente, evitando a desvalorização do imóvel.

Os tipos de falhas mais comuns de serem vistos em fachadas são:

  • Rachaduras;

  • Descamação da tinta;

  • Manchas;

  • Queda de azulejos;

  • Entre outros tipos de desgastes.

As rachaduras ou fissuras que surgem na fachada de muro podem aparecer em decorrência de infiltrações, já que a água infiltrada na parede pode danificar a superfície.

As manchas que surgem na pintura também podem aparecer após uma infiltração de água, que precisa ser solucionada durante a reforma, evitando prejuízos maiores.

Além disso, caso o problema de infiltração não seja resolvido, uma nova pintura pode ser danificada rapidamente, já que as manchas e rachaduras aparecem novamente quando ocorre outra infiltração na superfície.

A descamação da tinta e a queda de azulejos costumam ocorrer quando há períodos de variação constante de temperatura, com a chuva ou excesso de sol, que acabam danificando o rejunte e soltando os azulejos, ou ocasionando a descamação da tinta.

Uma reforma é feita mediante à contratação de profissionais qualificados para a execução do serviço, de modo que o resultado seja satisfatório e de qualidade.

Pintura de fachadas residenciais

pintura residencial feita em fachadas demanda tipos específicos de materiais, que são essenciais para a execução correta da pintura. Os materiais utilizados são:

  • Lixas para raspagem da tinta antiga;

  • Andaimes para acesso de áreas altas;

  • Equipamentos de proteção individual;

  • Tinta de boa qualidade;

  • Pincel, bandeja e outros acessórios.

Assim, após a montagem do andaime para que o profissional possa acessar áreas altas da fachada, é feita a remoção da camada de tinta danificada, geralmente utilizando lixas que efetuam a raspagem do material.

O uso de equipamentos, como politriz e lixadeira, que possuem diversas opções de discos para diferentes tipos de aplicação, podem contribuir para o processo de lixamento mais eficiente.

Com a remoção da camada de tinta danificada da fachada do imóvel, é possível realizar a aplicação das novas camadas de tinta, que cobrem a superfície por inteiro, de maneira uniforme, proporcionando uma fachada renovada e que acaba por valorizar o imóvel.

Reforma em fachada de prédios

Assim como as residências, os prédios também sofrem com ações do tempo, que danificam suas fachadas. Em prédios de construções mais antigas, que utilizam azulejos do tipo pastilha, é comum ocorrer o descolamento do material, que sofre com a incidência de raios solares e com as chuvas frequentes.

Por isso, a reforma é necessária para manter a fachada do prédio valorizada, o que aumenta o valor de compra ou venda dos apartamentos do local.

No caso de fachadas que não utilizam azulejos, a pintura de fachada de prédio pode ser refeita com a contratação de empresas especializadas em recuperação de fachadas.

Assim, o material necessário, bem como os itens de segurança e de elevação dos profissionais é fornecido pela empresa e utilizado durante o período de reforma.

Dois tipos de lixadeiras utilizadas em reforma de fachadas

Para a remoção de materiais ou para dar acabamento em superfícies, os profissionais especializados em reforma de fachadas utilizam um equipamento bastante conhecido, a lixadeira.

Existem diferentes tipos de lixadeira, que podem ser escolhidos e usados de acordo com a necessidade de cada obra.

Um dos modelos mais conhecidos é o da lixadeira elétrica para parede, que auxilia o profissional na remoção de resíduos de camadas anteriores de tinta ou de outros materiais, agilizando e otimizando o tempo perdido com a utilização de uma lixa convencional.

Com isso, o processo pode ser realizado de maneira muito mais rápida.

Outro tipo de lixadeira bastante comum é a lixadeira roto orbital, que possui o disco redondo em sua composição e seu funcionamento varia entre movimentos giratórios e oscilantes, ideal para remover materiais mais densos e de forma mais eficiente.

Como mencionado, a reforma de uma fachada é essencial para a valorização do imóvel, já que a aparência de um local mais bem cuidado e bonito eleva o preço da edificação.

Assim, é sempre importante realizar a manutenção da fachada, seja de prédios ou seja de residências, evitando também prejuízos decorrentes da constante mudança climática que ocorre nas diferentes estações do ano.