Quando realizar uma reforma de ambiente?

No decorrer dos dias é comum acontecer o desgaste de diversos tipos de materiais em um imóvel, principalmente em pisos e revestimentos.

Por isso, periodicamente é recomendável realizar a reforma do ambiente, que pode ser feita por meio da revitalização ou da substituição dos materiais.

No caso dos pisos, é recorrente o aparecimento de manchas, arranhões e pequenas trincas, já que muitas vezes podem ocorrer situações que danificam a superfície, tais como a queda de um objeto pesado, o deslocamento de móveis ou a queda de produtos químicos que alteram a cor do piso.

Em paredes podem surgir manchas do uso diário, principalmente em residências com crianças. Outros casos como infiltrações e rachaduras também exigem a reforma de uma parede, para que o problema não se alastre.

Abaixo serão mencionados alguns tipos de reformas e revitalização de superfícies.

Revitalização e substituição de pisos

Com o intuito de resgatar a beleza de um piso, existem dois tipos principais de procedimentos que podem melhorar a aparência de uma cômodo: a revitalização e a substituição dos pisos.

Os principais tipos de pisos encontrados em uma residência são:

  • Pisos de madeira;
  • Pisos cerâmico;
  • Pisos de concreto;
  • Pisos de assoalho.

Em imóveis que possuam pisos de madeira, é sempre viável recorrer a revitalização do piso, que normalmente é feita pelo processo de raspagem de tacos preço m2.

A raspagem de taco tem como objetivo remover o excesso de cera ou de outros tipos de produtos utilizados para promover brilho na superfície.

Assim, com a rotina diária de lustração da madeira, ocorre o acúmulo do produto, que vai ficando manchado conforme o tempo passa.

Desse modo, a raspagem visa a retirada desse excesso de cera, recuperando o estado normal do piso. Podem ainda ser aplicados outros tipos de produtos, como vernizes, que impedem a penetração de insetos e fungos, comuns de serem vistos em materiais como a madeira.

Pisos como o assoalho de madeira normalmente são mais fáceis de serem conservados, já que sua colocação não envolve uso de rejuntes.

Além disso, a limpeza de um assoalho é feita com materiais de higienização comuns, como água ou desinfetantes. Em caso de trincas ou quebra de alguma das peças do assoalho, é indicado que ocorra a troca, já que a brecha pode ir aumentando aos poucos conforme o uso diário.

Em casos de pisos cerâmicos, de concreto de ou outros gêneros, pode ser realizada a revitalização com o uso de uma pintura epoxica para pisos.

Com o uso de tinta epóxi, é possível proporcionar brilho em uma superfície opaca, gerando um ambiente visualmente agradável.

A tinta epóxi também pode ser aplicada em pisos antiderrapantes, sem prejuízo do material. Muitos comércios e estacionamentos também realizam a pintura epóxica com o intuito de reformar o ambiente.

Revitalização e pintura de paredes

As paredes são superfícies que precisam de cuidados e de limpeza constante para sua conservação, de modo que o ambiente permanece limpo e bonito quando suas paredes estão visualmente bem apresentáveis.

Além da pintura comum, são utilizados outros recursos para acabamento de uma parede, tais como:

  • Pintura texturizada;
  • Uso de pastilhas;
  • Uso de porcelanato;
  • Papel de parede;
  • Pedras.

As pinturas comuns são facilmente revitalizadas, com a aplicação de uma nova camada de tinta após o lixamento e limpeza da parede. Porém, quando ocorre mudança de tom na cor da parece, alguns cuidados precisam ser tomados, para que a pintura não fique manchada.

Em paredes com uso de revestimentos de azulejo, como as pastilhas ou os porcelanatos e também com o uso de pedras, a substituição ocorre após a remoção da peça danificada e aplicação de uma nova, recuperando a uniformidade da superfície.

Paredes e divisórias

Em escritórios, é comum verificar o uso de divisórias para separação de ambientes, que substituem as paredes convencionais.

Nos locais que usam divisórias acústicas que acabam ficando desgastadas com o uso diário, é possível aplicar papel de parede, que cria uma nova decoração no ambiente.

Além disso, também são utilizadas paredes de drywall, que são de fácil e rápida construção, pois utilizam peças de gesso pré-fabricadas, que agilizam o processo de colocação.

É sempre importante consultar um profissional qualificado para a realização tanto das obras e reformas quanto das revitalizações, que oferecem as opções mais viáveis, causando menos transtorno e sujeira durante a execução do trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *