Passo a passo para a construção de um galpão

Dentro da área de construção civil, os serviços de construção de galpão podem apresentar complexidade maior. Contudo, com os materiais certos, esse tipo de projeto se torna produtivo e útil. Entre as várias formas de se construir galpões , o primeiro passo é definir qual será a finalidade do mesmo.

Afinal, assim como qualquer outro espaço destinado a trabalho, investir em um item como um galpão metálico pode ser uma ótima forma de ter um depósito.

Se a estrutura for feita de metal e aço estruturado, o primeiro ponto positivo é a produtividade da obra. Além de ser um material flexível e que agiliza muito mais a tomada de decisão, o metal torna a obra mais sustentável.

Se você está em busca de um lugar de armazenamento e precisa de mais dicas sobre o assunto, continue lendo. Confira alguns detalhes que podem ajudar na construção de galpão.

1. Escolha os materiais da estrutura

Antes da construção em si, informações como o tipo de carga que será armazenada e o tamanho do galpão são relevantes. Na prática, contar com uma estrutura feita de metal, por exemplo, pode ser muito útil, ágil e mais fácil na montagem de um galpão.

Não é à toa que a estrutura metalica, de forma geral, é conhecida por vantagens como:

  • Alta durabilidade;

  • Resistência;

  • Facilidade na hora de encaixar;

  • Produtividade.

Além de tudo isso, todo material feito em metal é conhecido pela versatilidade. Ou seja, a estrutura feita em metal pode ser usada para executar vigas, pilares, treliças e entre outros itens.

2. Pense no piso e nas vigas

Como todo início de obra, o piso é uma das primeiras partes que influencia a obra. Por isso, é interessante usar instrumentos que nivelam o piso e conseguem fixá-lo bem.

Neste cenário, o geocomposto drenante é um item que serve como geotêxtil no tecido que, basicamente, serve para tornar a drenagem mais eficiente.

Na prática, essa substância pode contar com duas fases, sendo uma impermeável. Por isso, que o nome do material é geocomposto, afinal, a composição é reforçada.

3. Opte por telha de cimento

Se o piso é um detalhe importante de um galpão, não se esqueça da cobertura. Neste cenário, a telha de cimento preço se destaca pelo baixo custo e ótimos benefícios.

Além de ser um produto muito resistente, esse tipo de telha pode ser encontrada em formatos variados e pode apresentar um rendimento maior durante a construção. Resumidamente, as vantagens de optar por uma telha desse estilo são:

  • Regulagem da temperatura;

  • Alta resistência;

  • Capacidade de absorver água da chuva;

  • Evita infiltrações e goteiras.

Se você deseja ter um galpão seguro e ao mesmo tempo pretende otimizar os preços, saiba que a telha de cimento é o ideal para constar na lista de materiais de construção.

4. Planeje etapa por etapa

Não existe obra sem planejamento, por isso, o ideal é contar com uma consultoria ou uma construtora que oriente o projeto. O piso, as paredes e o teto necessitam de atenção, mas para que os materiais sejam aproveitados da melhor forma possível é preciso planejar.

Por isso, não basta saber qual é o melhor modelo de galpao metalico. Na prática, alguns fatores podem influenciar essas escolhas. São eles:

  • Condições climáticas;

  • Tipo de material para armazenamento;

  • Localização do galpão;

  • Qualidade do material.

5. Faça uma análise da produtividade da obra

Outra dica para saber se a construção é eficiente, é controlar a produtividade da obra. Isso vai de encontro ao planejamento, considerando que a cada etapa é interessante analisar o que foi aproveitado e o que foi desperdiçado.

Contar com instrumentos de medição, consultorias e apoio externo pode ser interessante. Dessa forma, além de evitar o desperdício de substâncias importantes como o geocomposto drenante, fica mais fácil tornar a obra produtiva.

Dessa forma, algumas dicas podem ajudar neste processo, como:

  • Controle do projeto por etapas;

  • Compra de materiais sustentáveis e reaproveitáveis;

  • Análise do orçamento e da previsão de gastos;

  • Controle para redução de resíduos de obra.

Por fim, não importa a dimensão ou a finalidade da construção de galpão, essas dicas gerais servem para orientar o processo. Como cada obra tem suas próprias particularidades, um time de profissionais qualificados também é importante para analisar as melhores escolhas neste cenário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *