A nova modalidade de aluguel de carro anual vale a pena mesmo?

aluguel de carros

Você já ouviu falar sobre aluguel de carros? Veja neste artigo as vantagens e economias do aluguel de carros a longo prazo.

Esta é uma abordagem muito semelhante ao já tradicional aluguer de automóveis, mas com uma diferença: o prazo do aluguer.

Ao contrário do aluguel de carros “regular”, que geralmente é usado para viagens, fim de semana ou outras ocasiões, o aluguel de carros anual ou mensal tem a finalidade de ser ligeiramente diferente.

Este é um serviço pensado para pessoas que precisam de um carro todos os dias, e não apenas de um carro ocasional.

Além de compreender mais sobre o aluguel de carro, você também deve saber sobre a legislação de trânsito, por conta disso, aprimorar conhecimentos com Curso Online de Legislação é importante. 

Como funciona o aluguel?

Os aluguéis anuais ou mensais de carros são muito semelhantes aos alugueres de curta duração, com a diferença, claro, de que duram mais. 

Se você já alugou para uma viagem ou fim de semana antes, já sabe muito sobre o assunto.

O maior benefício é que, neste caso, a locadora oferece um desconto no aluguel para permitir que os clientes mantenham o carro por mais tempo. 

Geralmente é progressivo, ou seja, quanto maior o prazo do contrato, maior a economia.

Dependendo da classe de carro selecionada e do limite de quilometragem, o desconto varia de acordo com cada locadora e pode ser de um quilômetro, dois quilômetros, três mil quilômetros ou mais por mês. 

Tudo será muito flexível para que você possa encontrar uma oferta conveniente que cabe ao seu bolso.

Em um aluguel de carro mensal, você ficará com o carro por um a vários meses e renovará o contrato conforme necessário. 

Se pretender devolver o carro antecipadamente, desde que tenha decorrido o número mínimo de dias estipulado no contrato.

Aluguel versus troca de carro a cada dois anos

Para quem insiste em comprar um carro novo a cada ano, os arrendamentos de longo prazo podem ser benéficos, pois os carros que estão disponíveis são novos.

Se o cliente tiver vantagem em vender um modelo depreciado e comprar um carro novo, desde que a mensalidade possa ser paga sem dificuldade.

No entanto, os especialistas hoje dizem que é mais vantajoso comprar um carro usado em vez de zero, justamente com o objetivo de evitar a desvalorização maciça que o veículo sofreu nos dois anos anteriores.

Quem possui um carro usado também pode economizar dinheiro encontrando o melhor preço em reparos. 

Em um contrato de aluguel de carro, o serviço é fixo e não flexível. Em contrapartida, o custo total do contrato não é reembolsado.

Porém, se você não dirige mais de 25.000 quilômetros por ano, pode ser mais vantajoso usar o serviço do carro do aplicativo do que o custo da compra de um carro novo ou o pagamento mensal de um contrato de locação de longo prazo. 

Faça um cálculo no Excel para saber sobre o que é mais vantajoso, porém se você não sabe usar o programa, adquirir conhecimentos com Curso Online de Excel é uma boa opção.

Quais são as vantagens?

As vantagens de alugar um carro mensalmente ou anualmente são inúmeras. São tantos que fizemos uma lista!

1. Economia

A primeira vantagem de ter um carro alugado a longo prazo é a economia. Em muitos casos, alugar um carro por mês será mais barato do que possuir um carro.

Não só pode ser mais barato do que possuir um carro, mas também pode ser mais barato do que alugar um carro em si. 

Isso porque se alguém já está planejando alugar por um determinado período maior, digamos três semanas, então o aluguel mensal pode compensar exatamente a redução nas taxas que falamos acima. Se as datas se encaixam nos seus planos, esta é uma ótima ideia!

2. Zero burocracia

Quando você aluga um carro em uma locadora, ela cuida de toda a burocracia associada à propriedade de um carro: documentos, seguro, impostos, manutenção, entre outros.

3. Flexibilidade

As locadoras com aluguel mensal permitem que o cliente retire e devolva seu carro a qualquer momento. 

Se você precisar do carro por um longo período de tempo, não há problema: o aluguel pode ser estendido conforme necessário.

Se quiser voltar mais cedo, é só ficar atento ao prazo mínimo: aluguel mensal, que é mais barato, geralmente vale para aluguéis de 28 dias ou mais.

Se você precisar devolver o carro antecipadamente, será cobrada a mesma taxa de uma locação “regular”, com base no valor vigente no dia da assinatura do contrato.

4. Sempre um carro novo

O carro novo é bom? Quem gosta de trocar de carro também vai gostar de um aluguel anual: isso porque alugar um carro torna uma realidade ter um carro novo o tempo todo.

5. A pessoa não vai se preocupar com seguro ou consertos

Como o carro não é seu, você também não precisa se preocupar com o seguro e sua renovação e manutenção. 

Se você tiver alguma dúvida sobre o carro, entre sempre em contato com a locadora que você fez o aluguel.

Todos os carros de aluguel mensal já estão equipados com proteções básicas obrigatórias que asseguram o carro contra acidentes do dia a dia.

6. Os revendedores estão com dor de cabeça?

Revender um carro não é tarefa fácil. Porém, deixar o carro na concessionária ao trocá-lo é o mais fácil, mas também o lugar que mais se perde.

A revenda privada pode evitar perdas financeiras, mas requer tempo e paciência. Ao alugar um carro por um longo tempo, não existirá motivo para se preocupar. Para trocar de carro, basta falar com a locadora.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *