Arquitetura: curiosidades sobre a profissão

Arquitetura existe desde a pré-história. Mas foi na antiguidade clássica, com gregos e romanos, que ela passa a ganhar extrema importância.

A arquitetura grega até hoje é lembrada pelo seus pilares e seus templos. A arquitetura também já foi símbolo de religiosidade.

Tanto que na Idade Média, o que mais se destacaram na arquitetura, foram as catedrais sempre apontando em direção aos céus.

Porém, com a reforma protestante, se desvinculou a arquitetura da religiosidade, tendo uma retomada dos valores clássicos por meio do classicismo e do humanismo.

E hoje, busca a melhor maneira de se integrar o ambiente às atividades humanas, desde a pintura interna de casas até o teto solar, para a captação de energia mais limpa, tornando o processo mais ecológico.

Formação do curso de arquitetura

O curso de arquitetura é chamado de arquitetura e urbanismo. É um curso de bacharelado, ou seja, tipo de curso que uma formação mais ampla.

Sendo uma base teórica, para depois se aperfeiçoar em algum nicho específico para o mercado. Este é um curso de duração de quatro anos.

Além do trabalho de conclusão de curso, é necessário ainda um período de estágio. O estudante, na faculdade, lida tanto com ciências humanas quanto exatas.

Eles possuem matérias, como Artes e até algumas optativas, dependendo do curso, de pintura e desenho. Já no campo das exatas, assim como engenharia, recebem aulas de topografia.

Porém, a maior parte do curso é feita na prática. Algumas matérias do curso de arquitetura, que são aplicadas em diversas universidades e faculdades, são:

  • Estudos sociais;
  • Geometria descritiva;
  • Topografia;
  • Atelier Integrado;
  • Conforto Ambiental;
  • Projeto de interiores.

Podem fazer o trabalho de design de interiores?

Conforme visto em algumas matérias da faculdade de arquitetura, o arquiteto também possui uma cadeira de projeto de interiores.
Mas, qual a diferença entre um arquiteto e um design de interiores?

A diferença está na duração da faculdade e a formação também é diferente. O curso de design de interiores, é um curso tecnólogo.

Ou seja, concurso já voltado para o mercado de trabalho de duração de 2 anos, enquanto o curso de arquitetura, é um curso de bacharelado com a duração de 4 anos.

A maior diferença entre o design de interiores e um arquiteto, para o planejamento de decoração um apartamento, por exemplo, é quanto à questão de autorização, para derrubar o construir uma parede.

De uma maneira mais prática, não importa muito se é um design ou um arquiteto que vai escolher as cores de tintas para parede ou o tom do sofá.

Mas, se uma parede da cozinha precisa ser quebrada ou da varanda, para dar mais ar ao ambiente, é o arquiteto que vai poder opinar sobre isso.

Podem ter especializações na arquitetura interna e externa?

O curso de Arquitetura e Urbanismo é muito amplo, por isso, arquiteto pode tanto se especializar em projeto de interior, com ênfase em feng shui, por exemplo, quanto em urbanismo.

No qual, vai poder entrar em um projeto ambicioso e projetar uma cidade inteira. Apesar de parecer impossível, não é, Brasília é um exemplo claro de uma cidade projetada por um arquiteto.

Inclusive, numa reforma de apartamento, o arquiteto pode encontrar alternativas para um piso de varanda mais caro.

Trocando por um piso de pallet de polietileno preço mais barato ou fazer uma pintura diferente na parede a tornando uma lousa.

Existe profissional que dá consultoria online?

Uma outra curiosidade, é que o arquiteto não precisa estar necessariamente no mesmo local do cliente para fazer uma consultoria.

Hoje em dia, com o auxílio da tecnologia, o arquiteto pode, de maneira online, montar um projeto para um cliente distante.

Por exemplo, um arquiteto em Cotia pode fazer um projeto de decoração para uma pessoa do Acre, sugerindo alguma nova funcionalidade para um objeto.

Este que a pessoa que o contratou, poderia não pensar, como por exemplo, um sofá de palete para uma varanda.

A arquitetura pode afetar a mobilidade urbana?

A arquitetura também pode influenciar a maneira na qual nós transitamos pelo pelo espaço urbano. Ela pode ditar o meio de transporte.

Por exemplo, em Amsterdam, as ruas não são projetadas para carros assim, como em Oslo, diferentemente daqui, que as ruas não são projetadas para bicicletas e pedestres.

Principais arquitetos do Brasil

Quando se pensa em arquitetura no Brasil, normalmente se pensa em Oscar Niemeyer, pelas grandes obras que ele fez em Brasília, no plano piloto.

E no Rio de Janeiro, no museu de Niterói. Mas, existem outros grandes nomes, como Paulo Mendes da Rocha.

Premiado em 2017 pelo Royal Institute of British Architects, com medalha de ouro. Lina Bo Bardi, criadora do prédio do MASP, uma das obra arquitetônicas mais faladas de São Paulo, entre outros.