Entenda os benefícios do aquecedor solar para piscina

Pensando em escolhas saudáveis para o meio ambiente na hora de instalar um sistema de energia elétrica em casa, o projeto de energia solar sai em vantagem por suas inúmeras qualidades.

Conheça mais sobre os sistema de energia solar

A aparelhagem de captação de energia solar vem ganhando seu espaço a cada ano, por ser uma fonte renovável, limpa e mais barata do que a energia elétrica convencional – considerando-se em longo prazo.

Além disso, não comprometem o meio ambiente e não alteram o ecossistema.

Para a instalação do sistema de captação solar é necessário uma empresa qualificada, que realize todo o trabalho de forma efetiva, visto que são técnicas novas que precisam de uma atenção redobrada.

Já para que o equipamento funcione perfeitamente, é importante se certificar de que todas as peças estejam ligadas, para que a captação do calor do sol e transformação de energia ocorram.

O painel solar é instalado sobre o telhado da residência, variando de tamanho, cuja função é captar todo o calor e luz do sol, a fim de, depois, transportar para o transformador fotovoltaico que realizará o processo para obter energia elétrica.

Após essa transformação, toda energia é mandada para a fiação da casa e o que não foi usado, é armazenado. Dentre as vantagens de energia solar estão:

  • Energia limpa;
  • Energia renovável;
  • Energia mais barata;
  • Equipamentos duradouros;
  • Equipamentos que não ocupam espaço;
  • Equipamentos fáceis de serem encontrados.

Visando todos os benefícios de utilizar a energia solar dentro da residência, é importante saber que ela pode ser utilizada para aquecedor de água, visto que essa energia é transportada para todos os eletrodomésticos da casa.

O emprego da energia solar para o aquecimento de piscinas

Para residências que têm piscina aquecida e necessitam de energia para aquecê-las, o sistema de energia solar também faz esse trabalho, sendo muito eficiente.

O sistema de aquecimento solar para piscina é ligado junto ao tubo de energia que vai para a casa, só que percorrendo o caminho até a bomba da piscina.

O sistema é um pouco mais complexo do que a distribuição de energia solar para a casa, mas funciona efetivamente e sendo muito mais ecológico e barato do que aquecedores convencionais de piscinas.

É uma ótima opção para quem quer inovar, de um jeito ecológico, sem deixar o conforto de lado, propiciando duas vantagens ao mesmo tempo, sem necessitar abdicar de uma delas.

A opção sustentável para a piscina funciona da seguinte maneira: em vez de obter outro lugar armazenando toda energia captada, a placa solar realiza esse processo, servindo como reservatório.

A bomba utilizada para a piscina é a mesma utilizada convencionalmente, porém, geralmente, quando se é instalado o sistema de energia solar, coloca-se sobre ela uma manta que não deixa o calor se perder.

Para determinar o local onde será instalada a placa de captação solar, recomenda-se escolher um que receba vasta quantidade de luz do sol durante o dia, levando em consideração o tamanho da placa, de acordo com o tamanho da piscina.

É de extrema importância haver uma manutenção dessas placas sempre que possível, lavando de forma que saia todos os dejetos que podem causar danos, retirar o ar acumulado do sistema, além de realizar trocas de pequenas peças anualmente, para que o sistema dure ainda mais.

Dessa forma, todo o investimento será válido, visto que o aquecedor solar para piscina preço tende a ser mais caro por conta da sua alta durabilidade e novidade no mercado.

Todavia, tomando os devidos cuidados e realizando a manutenção, a aparelhagem durará como o prometido pelo fornecedor.

Muitas pessoas se perguntam sobre o funcionamento desse sistema em dias chuvosos ou dias nublados, ficando em dúvida sobre o aparelho realmente ser bom.

Com o painel solar a captação é possível, mesmo em dias que não estão ensolarados, graças a alta tecnologia dessas placas que absorvem o calor mesmo com esses desafios.

Dessa maneira, a piscina estará sempre em uma boa temperatura para uso, mesmo em dias frios.

São inúmeras vantagens que o aquecedor solar proporciona à casa, unindo sofisticação e economia ao mesmo tempo.

Cada vez mais o uso dessas aparelhagens será feito, visto que o planeta sofre com grande desgaste de energias não renováveis.

O aquecedor solar para piscina quanto custa o serviço, varia de acordo com a empresa que será contratada para realizar todo o trabalho de instalação, para isso, é recomendável cotar e estudar todas as possibilidades antes de fechar negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *