As funções de cada um dos profissionais envolvidos na construção de imóveis

Você comprou seu primeiro terreno, juntou algum dinheiro e pensa em começar a construir sua tão sonhada casa, mas de repente você se depara com alguns problemas:

Qual profissional contratar? O que faz cada um dos profissionais envolvidos na construção de um imóvel? Fique tranquilo, nós vamos te explicar direitinho no texto a seguir, o que faz cada um dos profissionais da construção.

Arquiteto

Se você quer fazer uma casa bonita, moderna, retrô, com design industrial ou qualquer estilo que venha à sua cabeça, o primeiro passo é tirar essas ideias da sua mente e contar para um arquiteto.

O arquiteto é o profissional que tem a função de ouvir e entender os anseios, os sonhos e também as limitações financeiras de cada cliente e transformar tudo isso em um projeto.

Depois dessa reunião com o cliente, o arquiteto vai começar a desenhar o projeto de acordo com o tamanho do terreno, quantidade e quais tipos de cômodos escolhidos pelo cliente.

O trabalho do arquiteto pode ser só o de fazer o projeto do imóvel, naturalmente com toda estrutura elétrica e hidráulica (água e esgoto), como também pode fazer um projeto, com detalhes finais da decoração, como uma luminária, o tipo de pia dos banheiros etc.

Atualmente existem softwares poderosos, onde o arquiteto desenha o projeto e mostra para o cliente com uma grande riqueza de detalhes, em 3D, diversos ângulos, incluindo inclusive elementos de decoração. 

Engenheiro

O engenheiro, entre outras coisas, é responsável pelo cálculo estrutural da casa. É ele quem vai definir os parâmetros mínimos de segurança para a construção de qualquer imóvel.

Para fazer o cálculo estrutural de um imóvel, um engenheiro considera diversas variáveis:

  • Inclinação do terreno (plano, declive ou aclive)
  • Tipo de solo do terreno
  • Quantos pavimentos tem o projeto do imóvel
  • Incidência de vento
  • Impacto em construções vizinhas

Pedreiro

É o profissional que vai executar a obra, desde a fundação, alicerce, passando pelas paredes até a laje. Pode fazer também todo o acabamento, aplicação de pisos, azulejos, instalação de pias, vasos sanitários.

Alguns pedreiros são especialistas somente na fase inicial da obra, a parte mais bruta, levantar a casa, colocar a laje, emboçar e só. Esses são chamados de pedreiros de alvenaria.

Já outros pedreiros são especialistas na parte mais fina, a parte de acabamento, que é justamente a aplicação dos revestimentos internos e externos, como pisos e azulejos. São chamados de pedreiros azulejistas ou pedreiro de acabamento.

Ajudante de pedreiro ou servente

Como o próprio nome já diz, é o profissional que vai auxiliar o pedreiro durante a obra.

Suas funções são, entre outras, preparar a massa, cavar fundações, entregar materiais e ferramentas ao pedreiro. Também é responsável pela limpeza e organização da obra e manutenção das ferramentas.

Mestre de obras

Em obras maiores existe a figura do mestre de obras, é ele que faz a ligação das ordens do engenheiro para a execução dos pedreiros. 

Um bom mestre de obras também é capaz de ler plantas e projetos de arquitetos e engenheiros, fazer cálculos e “traduzir” essas informações aos pedreiros. 

Pedreiros ou mestres de obras podem se especializar ainda mais em um curso de mestre de obras.

Pintor

Depois do imóvel estar emboçado por dentro e por fora, chega a vez do pintor fazer o seu trabalho, que é emassar as paredes, lixar, corrigir imperfeições e finalmente pintar.

Um bom pintor precisa entender de misturas, texturas, diluição de tinta, indicar a melhor tinta para cada ambiente, como também ser muito caprichoso com o acabamento nos cantos, nas pontas e saber proteger pisos e outras paredes.

Outros profissionais envolvidos na construção de imóveis

  • EMPREITEIRO – É uma pessoa física ou jurídica responsável por tocar a obra para o cliente. Pode ser contratado para uma parte da obra ou para a obra inteira. O cliente paga um preço combinado ao empreiteiro e ele é responsável pela contratação de mão de obra, compra de material e fiscalização da obra.
  • ELETRICISTA – Profissional responsável por fazer toda a parte elétrica da casa, passagem de fios, pelos conduítes, seguindo o projeto arquitetônico, instalação de disjuntores, tomadas e interruptores. Toda a instalação elétrica do relógio de luz para dentro, é de responsabilidade do eletricista.
  • CARPINTEIRO – O carpinteiro é responsável pelo trabalho com a madeira bruta, como construções de andaimes, estrutura de telhados, entre outros.
  • GESSEIRO – O gesseiro é o responsável pela divisão de ambientes, no caso de paredes em “dry wall” ou pela parte de acabamento e decoração como rebaixamentos de tetos, cantoneiras, paredes texturizadas, rodapés, rodatetos etc

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *