Técnica, equipamentos e outras dicas para a construção

construção

Seja no processo de construcao de galpao pre moldado, prédio, casa ou complexo comercial, as complexidades que envolvem a construção civil permanecem, sendo necessário um bom projeto e planejamento.

Neste sentido, é importante buscar por uma equipe qualificada para a realização da obra, ou para um procedimento de demolição, que pode ser necessária.

Por isso, antes de iniciar uma construção, vários elementos precisam ser definidos, o que ocorre também durante e depois do processo de obra.

Construção e drenagem do solo

Um dos aspectos importantes para realizar antes de iniciar uma construção é o serviço de terraplanagem e drenagem do solo. Se na terraplanagem existe um excesso de solo que precisa ser removido para o nivelamento do terreno, na drenagem, existe um acúmulo de líquidos que precisam ser escoados por meio de:

  • Tubos;
  • Canais;
  • Valas;
  • Túneis.

Somente dessa forma o terreno terá firmeza para receber a parte estrutural. Diante disso, é importante que ocorra de forma prévia uma análise do solo, assim como dos recursos hídricos do local, com o objetivo de evitar alagamentos no solo.

Locação de equipamento durante a obra

Diversos equipamentos são necessários em uma construção civil, pois as ações realizadas são difíceis, pesadas e perigosas. Por isso, estes equipamentos surgem não somente para otimizar o tempo gasto na obra, mas também para reduzir o risco de acidente dentro de um local de trabalho. Os equipamentos também trazem mais qualidade e precisão ao trabalho.

Já que os equipamentos são muito importantes, a locação deles, como o aluguel caçamba de lixo, betoneira, empilhadeira, lixadeira, compactadores de solo, entre outros, também é fundamental para o processo de construção civil.

Em procedimentos que envolvem a demolição de uma casa ou prédio, ou até mesmo, a própria construção, gera muito entulho, como pedra e areia.

Por isso, é importante realizar o aluguel dessa caçamba de entulho, para que esse entulho seja despejado em local correto, não causando a contaminação do solo ou a geração de multas para os empreendedores.

Para realizar este procedimento do aluguel de container para entulho, é importante consultar empresas que sejam especializadas neste segmento e que possam contribuir de forma efetiva para a locação.

Procedimento de impermeabilização: uso de manta asfáltica

Durante uma construção, sobretudo, na parte das paredes, piso e telhado, é fundamental contar com algum material impermeabilizante.

De modo geral, independente do modelo, os impermeabilizantes possuem a função de criar uma camada protetora em seus locais de aplicação, com o objetivo de evitar problemas como:

  • Vazamentos;
  • Ações de infiltrações por conta da água da chuva;
  • Comprometimento da estrutura da parede;
  • Surgimento de mofo e bolor;
  • Mal-cheiro no interior da casa;
  • Alergias nos moradores.

Existem alguns tipos de material para impermeabilização, entre eles a impermeabilizacao com manta asfaltica aluminizada. Este tipo de manta consegue proteger a parte interior de uma residência, livrando-a de intempéries que possam surgir por conta dos fatores externos, além de contribuir para aumentar a vida útil do imóvel.

Este tipo de manta é feita com elementos a partir de um asfalto que recebeu ações de modificação, contando também com outros materiais, como os fios em poliéster, PVC (Policloreto de Vinila) ou polietileno.

Diante dessa aplicação, esse material apresenta como característica ser muito resistente diante do impacto, assim como diante de infiltrações ou gotejamento, evitando que estes elementos causem danos na residência.

Por conta da sua versatilidade, esse material ainda pode ser utilizado em diversos locais, como em jardins e áreas externas, e vários tipos de residências.

Como elementos de composição dessa manta asfáltica, podemos destacar:

  • Polietileno, que apresenta um ótimo custo-benefício;
  • O material de poliéster;
  • Material em PVC, sendo considerado mais caro, porém com elevada resistência mecânica;
  • Fibra de vidro.

Além disso, as mantas asfálticas podem ser pré-moldadas, a partir de um projeto de confecção. Neste caso, essa manta pode ser de alumínio, sendo mais utilizada nas telhas, assim como em contrapiso. Seu isolamento térmico e acústico é considerado excelente.

Esta manta pode ser moldada diretamente em poliéster, sendo indicada para locais externos, como em jardins, estacionamento, e até mesmo em piscinas.

Por fim, com maior inclinação e complexidade, esta manta pode ser confeccionada em polietileno, sendo mais indicada para uso em banheiros e áreas de serviço.

Para identificar o melhor tipo de manta asfáltica para o ambiente residencial, é recomendo consultar profissionais especializados no segmento. Com isso, o cliente consegue obter um bom material para sua residência e com um ótimo custo-benefício.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *