Benefícios da energia solar em residências

Hoje em dia, quando pensamos na construção que iremos fazer, também sabemos que com elas, podemos montar um local moderno com partes sustentáveis e que fortaleçam de certa forma o meio ambiente.

Tanto o telhado quanto a forma de construção podem entrar nessa onda, e não só eles, mas sim toda a estrutura do ambiente consegue diminuir danos e fazer com que a casa seja mais respeitosa com a natureza.

Outro serviço que é muito conhecido e valorizado é de formas de energias. Supondo, não existe somente a elétrica, há outras diversas, que ainda ajudam a evitar poluição, como a energia eólica, que conta com a ajuda dos ventos para ser produzida e a solar.

Mas há também uma outra opção que é muito procurada para ser instalada nas casas mais modernas, e cada vez mais o seu mercado cresce. E para saber qual é quais suas características, acompanhe este artigo e saiba mais.

A energia solar e seus benefícios

Hoje falaremos sobre o sistema solar e a energia que ele pode emanar para o seu local de moradia.

Como sabemos, o Sol é uma estrela que dificilmente se apagará, então quando o usamos como energia, seu sistema é chamado de renovável, justamente porque não esgota.

Usar uma forma de captar a energia do Sol para transformá-la útil na utilização de uma casa é uma ideia antiga, mas sempre muito inovadora.

Para que isso seja possível é instalado um sistema solar fotovoltaico no telhado do local em que será inserido. Ele que é o elemento que ajuda a transformar essa energia em elétrica, através da radiação solar.

Ele é composto por quatro componentes, que são os mais básicos e ajudam a tornar esse tipo de desenvolvimento real, que são os:

  • Painéis solares
  • Controladores de carga
  • Inversores
  • Baterias

Os painéis fazem com que a energia seja captada e bombeie para o restante dos outros materiais. Pode ser tanto um quanto diversos painéis, e ele são montados conforme a necessidades de energia.

Após isso, os controladores de carga entram em ação, funcionando como válvulas para esse sistema.

Eles evitam sobrecargas ou alguns tipos de descargas exageradas na bateria, e aumentam o desempenho e durabilidade dos elementos.

Os inversores seriam o “cérebro” desse sistema, pois transformam a corrente contínua da bateria que são 12 V em uma corrente alternada ou qualquer outro tipo desejado. Eles ficam responsáveis pela sincronia de toda essa rotação.

Já as baterias ajudam a armazenar essa energia quando está pronta para ser utilizada. Ela serve como um reservatório para momentos em que o Sol não está evidente ou muito fraco.

Com todos o sistema funcionando, você poderá usar o ar condicionado, tomar banhos quentes em seu chuveiro, ligar ou usar a internet.

Esse tipo da instalação, em seu início, costuma ser um pouco custosa.

Esse investimento é caro no primeiro momento, mas após isso, ele diminuirá seus custos no final de mês com a conta de luz e sobrará mais dinheiro para outras coisas.

Enfim, o aquecimento solar em campinas ou qualquer outra região é muito interessante.

Ele é sustentável, ajuda ao meio ambiente, não deixa de funcionar quando as chuvas torrenciais cortam os fios de energia dos postes, pois são independentes desse sistema e ainda é econômico.

Não só em locais residenciais, mas também em fábrica, o aquecimento industrial solar costuma ser muito aplicado, pois como nesse meio há muito gasto, para que não tenha uma conta muito alta ou não haja desperdício, esse método é adotado.

Hoje em dia essa tecnologia pode ser feita por diferenciados modos, e esse aquecimento térmico ajuda a evitar a falta de luz em locais que não podem faltar.

Além de geradores e afins, hotéis, hospitais, entre outros comércios desses segmentos, eles optam por diferenciados tipos de energia para não dependerem somente das hidrelétricas.

Enfim, é mais uma alternativa para quem quer fugir de um padrão imposto e descobrir novas possibilidades de gerar energia e sustentabilidade para o nosso mundo e seu próprio conforto.

Conclusão

Assim como podemos perceber, essa forma ajuda não só a nós mesmos, mas a natureza. Ele não é poluente, é totalmente seguro, é uma forma individual de produção de energia e dificilmente você terá problemas com esse sistema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *