Conhecendo a construção e seus serviços

O mundo da construção civil é tão extenso que não me atreveria a explicá-lo e detalhá-lo aqui. Ele se compõe em diversos aspectos e tem inúmeras funções.

O que podemos concluir, é que denota uma importância gigantesca para a sociedade moderna a qual vivemos.

Nesse meio da construção, o uso de máquinas e equipamentos também é vasta.

Cada um desses itens tem uma específica aplicação e realiza um tipo de trabalho, a fim de que se possa executar o conjunto de serviços necessários para a concretização da obra como um todo.

Além dos materiais, podemos citar aqui também, os inúmeros serviços que são oferecidos nesse âmbito da engenharia, serviços estes que buscam a preparação de terrenos, a manutenção dos mesmos, a realização de sistemas que previnem acidentes, dentre muitos outros que também são oferecidos nesse meio.

Como não é possível a listagem de tudo que compõe a construção, neste texto nós veremos alguns dos itens e serviços que se mostram altamente importantes para o meio. Veremos os seus detalhes, pormenores e também as suas devidas aplicações.

 Portanto, convido à você que continue sua leitura e venha comigo descobrir mais sobre a construção e seus serviços.

Perfil U

Perfil U é um item composto de aço. O aço é uma das matérias-primas mais utilizadas na construção civil, para que se possa obter uma montagem rápida, com a devida resistência e segurança e com uma beleza arquitetônica.

O perfil u é denominado deste termo pois ele possui uma seção transversal que tem o formato da letra U. De maneira geral, a viga u é produzida com aço que contém um teor baixo de carbono.

E seu formato original, as faces de suas abas internas são inclinadas, e isso tem um motivo.

A tecnologia por trás desse detalhe está no efeito que ele causa, que basicamente se trata da alta inércia que a inclinação causa, formando uma melhor resistência geométrica.

Sua durabilidade é invejável e indiscutível, sendo altamente resistentes a corrosão e dentre outros fatores.

Podemos sintetizar as vantagens da utilização dos perfis U, como:

  • Alta resistência;

  • Pode ser deixado exposto, sem a necessidade de acabamentos;

  • Rapidez na finalização de projetos;

  • Longa durabilidade.

Sua utilização é larga, e pode ser empregado na construção de máquinas para a indústria metalúrgica, na produção de chassi de ônibus e caminhões, além do seu uso para a fabricação de corrimãos, portões e grades.

Planejamento e gestão de obras

O serviço de Planejamento e gestão de obras é muito importante e altamente benéfico para que a obra seja realizada com eficiência e eficácia.

Uma empresa que realiza este tipo de serviços, ao ser contratada, designará uma equipe de funcionários devidamente capacitados para planejar da melhor maneira possível o modo que se dará a obra.

Essa equipe estará presente desde o começo dos projetos e ficará responsável pela obra até a sua entrega.

Esse serviço traz enormes benefícios à quem o adere, isso em termos de economia e otimização do uso dos materiais, qualidade estética da obra, gerenciamento dos trabalhadores, a garantia da segurança dos mesmos na obra, o cumprimento do prazo e dentre outros fatores que a gestão também pode participar e realizar.

Esse serviço permite a você, a tranquilidade em ter profissionais devidamente capacitados, treinados e experientes, cuidando dos aspectos operacionais de sua obra.

A gestão e planejamento de obras é a garantia de qualidade, economia e sucesso!

Prova de carga estática

Prova de carga estática é um serviço de engenharia devidamente utilizado para determinar a capacidade de carga de estacas presentes em determinadas fundações profundas.

Sua realização se dá pela realização de esforços estático crescentes à estaca, e sendo assim, realizar os registros de deslocamento correspondentes.

Neste texto de carga, o elemento da fundação é solicitado por macacos hidráulicos, realizando assim, um sistema de reação estável.

A utilização de escora, vigas metálicas e ancoragens é comum na realização do serviço.

O ensaio mais comum é o que envolve a aplicação e o carregamento de compressão à estaca, em estágios crescentes de cerca de 20% da carga de trabalho, e assim, registrando os deslocamentos correspondentes.

Enfim, há diversos outros serviços da engenharia e construção civil que poderíamos comentar aqui, como a construção de barragem, sistemas de represas e etc.

Mas para que o texto não fique enfadonho, estes são suficientes. Portanto, agora você já conhece alguns dos serviços e itens do mundo da construção civil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *