Combinações de cores e ambientes devem ser feitas do chão ao teto

cores

O mundo tem uma composição infinita de cores, que influenciam no dia a dia das pessoas, sem perceber. O ramo da publicidade usa este estímulo em diferentes espaços de consumo, como lojas de roupas, restaurantes e lanchonetes e ambientes voltados para o lazer, como salas de teatro e de cinema.

Assim como nos ambientes comerciais, as residências também precisam adequar as cores, conforme a utilização dos cômodos.

Cores que transparecem calma e relaxamento, devem ser aplicados em quartos e áreas de descanso. Cores que estimulam a criatividade, devem cobrir as paredes de escritórios e da cozinha. Banheiros e lavabos devem passar um ambiente limpo, e por isso, o branco é bastante explorado nestes ambientes.

Saber quais as cores de tintas para sala pode ser uma dúvida a ser esclarecida por um profissional que trabalha com este tipo de material, ou com um decorador de ambientes, que vai indicar a melhor paleta, imprimindo no espaço as características dos moradores.

Cores ajudam na decoração ambiente

Os móveis disponíveis nos cômodos também podem combinar com as cores empregadas nas paredes.

Na sala de estar, onde sofás e poltronas recebem acessórios, como almofadas, as cores das paredes podem variar do neutro a tons mais claros, podendo combinar, ainda, com quadros, abajures e outras luminárias, dispostas em pontos estratégicos do ambiente.

As cozinhas, que recebem armários para a organização de pratos, panelas e talheres, além da dispensa para os alimentos, pode receber tintas mais fáceis de limpar, por conta da gordura presente na preparação dos alimentos.

As mesas e cadeiras também devem combinar com todo o ambiente, e por isso, a escolha deve seguir uma harmonização de elementos.

Os quartos possuem diferentes objetos de decoração, assim como móveis que ocupam grande espaço, como os guarda roupas, e as camas e cômodas.

Por isso, a escolha de cores para as paredes deve ser feita com calma, considerando as possibilidades de melhor adaptação a cada móvel e objeto de decoração.

Escolher onde comprar tinta para parede pode parecer difícil, mas é preciso procurar as lojas especializadas, que contam com profissionais capacitados, que indicam as melhores marcas e produtos, para cada situação a ser aplicada.

É preciso levar em consideração alguns pontos, para a pintura residencial como:

  • A utilização do ambiente, como sala, quarto e cozinha;
  • O aproveitamento de luz natural e luz artificial;
  • As cores claras para ambientes escuros;
  • O destaque das partes de ambientes com tons diferenciados.

A arquitetura também vai influenciar nas cores aplicadas nas paredes e no teto. A presença de janelas e portas em um ambiente, permitindo a entrada de luz natural durante o dia, pode influenciar diretamente na cor da tinta, no ambiente.

Assim como a ausência, e o uso da iluminação artificial, pode indicar a necessidade de cores claras.

Pisos adequados para cada ambiente

Assim como as cores utilizadas nas paredes dos cômodos, os pisos também devem refletir aconchego, conforto e praticidade. Para cada um, é preciso respeitar as características principais, e aplicar o que o mercado oferece de melhor.

Os pisos frios devem estar em ambientes mais úmidos, como banheiros, cozinhas e áreas de serviço. Pisos com características mais acaloradas, devem compor os espaços destinados a quartos, salas de estar e escritórios.

Apesar de não ser um piso frio, a instalação de piso vinílico tem conquistado cada vez mais consumidores, por suas características de facilidade de aplicação e limpeza.

Como é um piso que não mancha, tem grande resistência, e consequentemente, alta durabilidade, a instalação tem sido a escolha mais adequada para espaços que recebem um alto trânsito de pessoas.

Para os ambientes mais estilosos, que recebem tratamento contínuo, o assoalho de madeira tem sido a escolha preferida de moradores.

Com o uso de madeira adequada para pisos, e a aplicação de produtos que combatem traças e cupins, este piso está presente em diferentes obras da construção civil.

Separação de cômodos fácil e rápido

Para aqueles que precisam realizar adaptações nos espaços internos de uma casa, a divisoria de gesso tem sido uma das soluções mais efetivas.

A aplicação deve ser realizada por um profissional capacitado, pois o material deve ser preparado com as medidas exatas. É possível instalar portas e janelas, quando necessário, para ajudar na iluminação dos cômodos, assim como a presença de tomadas e interruptores, para o sistema elétrico.

O investimento neste tipo de material é bem mais baixo do que uma reforma em alvenaria, já que as divisórias drywall preço com um excelente custo benefício, e se ajustam a diferentes plantas arquitetônicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *