Portfolio Online Para Arquitetos: um guia para iniciantes

 Elaborar um portfólio online de arquitetura não é uma tarefa difícil. No entanto, é preciso atenção: afinal, este será o seu recurso principal para mostrar as suas habilidades no mercado. 

Além de garantir a acessibilidade a todos os seus futuros clientes, existem alguns recursos tecnológicos capazes de tornar a experiência do seu cliente em potencial muito mais prazerosa – como por exemplo o uso de projetos e planta 3D. 

No artigo de hoje separamos as melhores dicas para que você crie um portfólio online arrebatador! Continue a leitura.

Portfolio online de arquitetura e o processo de compra

A grande maioria das compras realizadas hoje em dia são decididas pela internet (pesquisas apontam que cerca de 90%). Essa realidade se aplica não só aos e-commerces que encontramos por aí, mas para todos os produtos e serviços. Isso por que, mesmo que a compra não seja realizada online, o cliente já passou tempo suficiente pesquisando online. 

Durante esse processo de pesquisa de mercado, o seu portfólio de arquitetura online pode ser o detalhe que faz toda a diferença na decisão de compra do cliente! 

A seguir você confere as nossas dicas de como criar o seu portfólio de arquitetura online de sucesso! 

Por onde começar?

Bom, o primeiro passo para construir um portfólio online de arquitetura é escolher uma plataforma para exibir o seu trabalho! 

Criação de um site personalizado

Hoje em dia existem centenas de maneiras de criar um site. Algumas delas irão oferecer um serviço de hospedagem com opções de personalização limitada, mas do lado positivo, são gratuitos e relativamente fáceis de utilizar. 

Algumas plataformas populares são o WordPress, o Squarespace e o Format. 

Agora se você tiver recursos e conhecimento técnico o suficiente, então poderá hospedar o seu próprio site e criar a sua plataforma exatamente da maneira que desejar! 

Divulgação

Você também pode optar pelo caminho mais fácil, e fazer o upload do seu portfólio em PDF em um site de hospedagem como o ISSUU, por exemplo. Essa plataforma permite que você tenha uma amostra do seu trabalho sempre em mãos por meio de uma simples URL, o que pode ser bem conveniente. 

Outra opção, que pode ser uma alternativa ao ISSUU, é o uso do Behance. Essa é uma plataforma hospedada pela Adobe, e que funciona como uma espécie de rede social para arquitetos e designers. serve como uma plataforma de exibição de todo o seu trabalho. 

No Behance além da possibilidade de exibir o seu trabalho online, você também encontra oportunidades de emprego, workshops da área, e muito mais! 

No entanto, vale lembrar que plataformas como o Behance não possuem recursos de personalização o que, por um lado, torna a configuração simples mas por outro, significa que o fator “UAU” deve ficar por conta do seu próprio trabalho. 

Quantos projetos deverão aparecer?

Essa resposta vai depender do resultado desejado. Não existe um número mágico de projetos, apenas certifique-se de que todos os projetos apresentados possuem uma razão clara para estarem ali. 

A nossa dica aqui é escolher os seus melhores projetos e também aqueles que demonstram as suas habilidades críticas.

As informações do seu portfólio online de arquitetura devem ser decisivas no processo de pesquisa do seu cliente em potencial. Por isso, evite o uso de termos muito técnicos e mostre conhecimento sobre o trabalho apresentado. 

Contar com imagens em 3D pode ser uma forma interessante de melhorar a experiência do cliente no seu site, e isso conta muitos pontos! 

Como organizar o meu conteúdo?

Se você optar por um arquivo extenso de projetos no seu portfólio online de arquitetura é importante ter um sistema de organização lógico, que facilite o acesso e navegação de qualquer tipo de visitante ao seu site. 

Você pode optar por seguir uma ordem cronológica ou até mesmo por tipo de projeto. O importante é garantir a fácil navegação dos seus clientes em potencial! 

Mantenha seu conteúdo atualizado

Tão importante quanto a criação do portfólio online de arquitetura, é o conteúdo que será exibido no mesmo.

Manter apenas projetos antigos no seu portfólio pode passar a impressão de que você está parado ou fora do mercado. Por isso, mantenha-o sempre atualizado e inclua novos trabalhos sempre que possível! 

Uso das redes sociais

O uso das redes sociais também é uma ótima forma de promover o seu trabalho e mostrar as suas habilidades. 

Hoje em dia, usuários de redes sociais como Instagram e Pinterest para arquitetos, buscam não apenas por imagens bonitas de projeto: eles também buscam por informação! 

Por isso, aposte nas suas redes sociais profissionais como uma forma de gerar conteúdo de qualidade para os seus seguidores, e transformá-los em clientes! Esse trabalho pode ser feito por meio de imagens de transformação de ambientes, por meio de dicas de decoração, e muito mais. 

Para te ajudar nessa difícil tarefa, você pode contar com esse artigo sobre funil de vendas para escritórios de arquitetura.

Esse artigo foi escrito pela equipe do VEJA OBRA, o software de gestão completo de obras e projetos. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *