Como funcionam as calhas e por que são necessárias?

Muitas casas têm calhas pluviais, porém, diversas pessoas não pensam muito nelas e, devido a essa falta de atenção, é fácil ignorá-las por engano, se ficarem entupidos ou danificados. 

Alguns até acham que é uma boa ideia puxá-los para baixo e terminar com elas. Esta é realmente uma boa maneira de lidar com calhas? Continue lendo para saber como as calhas de chuva funcionam e por que são necessárias.

Por que as calhas de chuva são necessárias?

Precisamos de sistemas de calhas e rufos para ajudar a reduzir os danos causados ​​pela água e pela umidade em nossas casas. Mas por quê? Essa água não vai sair do meu telhado? Problema resolvido, certo? Errado – isso faz parte do problema.

As casas modernas são projetadas para economizar ou “prender” energia. Isso é bom. Mas, no processo, essas casas também podem reter a umidade e isso pode causar grandes problemas e danos dispendiosos. 

Por exemplo, se o solo ao redor da fundação estiver encharcado da água de drenagem do telhado, podemos supor que pelo menos parte dessa umidade chegue ao subsolo, espaço de rastreamento ou piso de concreto. Parte dessa umidade será absorvida pelo ar da casa.

Se isso ocorrer no inverno, podemos supor que o ar aquecido em casa absorva muita umidade (o ar quente pode absorver mais umidade que o ar frio). 

Se esse ar saturado de umidade se encontrar em alguns espaços com superfícies frias – e isso ocorrerá, parte dessa umidade se condensará contra essas superfícies frias… A condensação nas janelas pode ser apenas incômoda, mas em sótãos e paredes pode causar podridão por madeira e isso pode ser muito caro para consertar.

Como funcionam as calhas?

As calhas são colocadas nas arestas principais do telhado. Lá, elas coletam as torrentes de água que saem do telhado durante as tempestades e as direcionam para uma área segura para descarga através de algerozes. 

Em muitos casos, essa área é suficientemente longe da casa para evitar danos à fundação. No entanto, muitas pessoas agora têm suas calhas destinadas a barris de chuva ou mangueiras para distribuição em seus jardins. Os barris de chuva permitem economizar água em dias mais secos.

Como você pode ver, como as calhas funcionam é simples. Mesmo assim, elas são muito importantes para proteger sua casa contra danos.

A importância de manter e cuidar da sua calha de chuva

Manter sua calha de chuva em condições adequadas é essencial para evitar uma grande variedade de problemas, nem todos no nível do solo. 

Uma calha de chuva rachada ou enferrujada escorrerá de todas as brechas e, se estiver próxima o suficiente da parede, deixará manchas feias por toda a lateral da casa. 

Calhas entupidas apresentam ainda mais problemas. Como a água da chuva não sai adequadamente, essas calhas ficam cheias de água. Algumas vão derramar para o lado, mas ainda haverá uma sarjeta abaixo da linha da água. 

Isso coloca peso no sistema que os prendedores da calha nunca deveriam suportar, para que possam falhar e deixar a calha cair sem aviso prévio. Como alternativa, um ou dois elementos de fixação falham, deixando a calha danificada pendurada na vertical.

Se as calhas ficarem entupidas por tempo suficiente, as folhas caídas que causam o bloqueio apodrecerão e se transformarão em húmus. 

Isso não limpa o entupimento, mas fornece o ambiente perfeito para germinar as sementes e os esporos de samambaia que chegaram lá. 

As plantas selvagens que crescem nas calhas podem não parecer tão ruins, mas ganham uma quantidade enorme de peso à medida que crescem. 

Uma árvore adulta pesa muitas toneladas, então você pode ver que um broto acabará pesando o suficiente para arrancar a calha de uma casa. 

Além disso, se houver várias plantas crescendo lá, levará ainda menos tempo para que elas cresçam até uma quantidade catastrófica de peso.

O momento certo para obter um novo sistema de calhas

Como qualquer coisa artificial que é constantemente exposta ao clima, as calhas acabam se desgastando a tal ponto que a substituição precisa ser feita. 

Portanto, procure vazamentos, corrosão generalizada e problemas semelhantes. Além disso, verifique se as calhas estão a pelo menos 3 metros de sua casa.

Se suas calhas estiverem em péssimas condições devido a esses problemas, é hora de seguir em frente e substituir seu sistema de calhas. A exceção são as calhas que podem ser substituídas separadamente do resto do sistema.

Quando as calhas não são necessárias?

Enquanto alguns dizem que toda casa precisa de calhas, há uma situação em que muitos dizem que não são absolutamente necessários. É quando a casa é construída em cais. 

Uma “fundação de píer”, como às vezes é chamada, eleva a casa do chão e usa postes relativamente finos e profundos para lhe dar estabilidade. Esse sistema de fundação é frequentemente encontrado em residências móveis e manufaturadas, bem como em casas antigas construídas no local.

Casas em zonas de inundação também podem usar cais, independentemente de serem fabricadas ou construídas no local.

Mesmo com uma fundação para cais, você pode achar que é uma boa ideia ter calhas. Isso ocorre porque alguns solos tendem a mudar se ficarem muito molhados, e isso pode fazer com que os pilares se movam. 

Se você tem esse tipo de solo e está se questionando quanto à necessidade das calhas, a resposta para é sim.

 

Texto: Maz@g

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *