Como Escolher Entre Diferentes Orçamentos de Serviço

Como Escolher Entre Diferentes Orçamentos de Serviço? Um Guia Prático

Não é novidade para ninguém que, muitas vezes, o orçamento mais barato não é o mais adequado. E isso vale não só para a escolha de materiais, mas também para a escolha da mão de obra profissional para execução de um serviço. 

No caso de uma obra ou reforma não é diferente. Muitas vezes o orçamento mais barato pode não abranger todos os serviços necessários, o que certamente irá acarretar no aumento do custo da obra conforme a sua execução.  

Outro risco é a garantia da qualidade do serviço executado. Muitas vezes um serviço mal executado gera retrabalhos e atrasos na obra, o que tem como consequência o aumento do custo da obra. 

No artigo de hoje separamos as melhores dicas para que você saiba escolher entre diferentes orçamentos. Boa leitura! 

Fatores que você deve levar em consideração

Realizar uma obra não é tarefa fácil. As variáveis a serem consideradas são muitas: gestão do tempo, conhecimento sobre as atividades e serviços necessários, contratação de mão de obra, fornecedores, escolha dos materiais e insumos, sem contar é claro, nas vontades do cliente.

É justamente por conta do alto número de variáveis a serem consideradas, que um orçamento, não importa qual o seu caráter, deve ser o mais completo e detalhado possível. 

A seguir você confere os fatores que você precisa considerar na hora de escolher entre diferentes orçamentos: 

Tempo de Resposta ao seu Pedido

Esse é um fator importante, pois já diz muito a respeito da qualidade do serviço que está sendo prestado. 

Neste momento não me refiro ao resultado final do trabalho, mas sim da agilidade no contato e esclarecimento de dúvidas, que refletem diretamente nos processos internos da empresa ou profissional. 

Lembre-se que as obras, por menor que sejam, exigem uma comunicação ágil e sem ruídos para evitar gargalos na execução do projeto. Por isso, esse deve ser um dos primeiros fatores a serem considerados na hora de escolher entre diferentes orçamentos. 

Portfolio

Uma das melhores formas de ajudar na hora de escolher entre diferentes orçamentos é por meio da análise de serviços já executados. 

Por isso, peça sempre pelo portfólio do profissional. Além de serem uma ótima forma de avaliar a qualidade do resultado final, é também uma forma de adquirir mais confiança acerca do serviço solicitado.  

Especificações Técnicas

Não importa o tipo de serviço que está sendo prestado: quando buscamos a contratação de um profissional, esperamos um especialista no assunto, alguém com conhecimento técnico. 

É importante que fique muito claro o nível de capacitação e competência do profissional, e também a sua capacidade em comunicar a sua visão de forma clara e concisa. 

Contar com profissionais capacitados é uma das questões mais importantes para garantir a qualidade do trabalho entregue. 

Aproveite para tirar as suas dúvidas sobre os processos de obra e sobre as atividades que deverão ser executadas para que seja possível alcançar o resultado desejado. 

Ninguém precisa ser especialista em tudo, mas é seu papel como gestor de obras buscar informações sobre as atividades que deverão ser realizadas.

Disponibilidade e prazos

Tão importante quanto contar com profissionais qualificados, é verificar a disponibilidade do profissional para a execução do serviço nas datas planejadas de início e fim do projeto. 

No caso da compra de materiais, é preciso também verificar não só a disponibilidade do material em estoque, mas também o prazo para entrega do mesmo. 

Outra informação que nunca deve ser esquecida é sobre o frete de entrega dos materiais. Todo esse cuidado é importante para evitar atrasos na obra por conta da falta de materiais, e também custos extras. 

Formas e faseamento de Pagamento

Independente se o seu modelo de trabalho é por meio de valor fixo, comissão ou empreitada, as formas e faseamento de pagamento devem ser um fator decisivo na hora de escolher entre diferentes orçamentos de serviços. 

Uma obra ou reforma são decisões financeiras importantes, e por isso exigem um planejamento financeiro. 

É preciso organizar o fluxo de caixa da obra para ter certeza de que todos os recursos financeiros necessários para executar aquilo que foi planejado estejam disponíveis. Isso inclui não só os valores dos insumos e serviços, mas também as formas de pagamento. 

Para te ajudar com esse planejamento, você pode contar com softwares de gestão de obra especializados como o VEJA OBRA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *