As formas de evitar desperdício de material na construção civil que você precisa saber

Se você é um profissional da construção civil então certamente está familiarizado com as altas taxas de desperdício no canteiro de obras. Em média, são gastos 8% a mais de material do que o necessário para a realização de uma obra. 

Os números são assustadores, e podem alcançar patamares ainda mais altos quando falamos de materiais como cimento e pisos e revestimentos. Nesse cenário, onde o desperdício já é característica enraizada no canteiro de obras, o planejamento de obra torna-se a solução para evitar custos desnecessários. 

Ao contrário do que muitos acreditam, o planejamento de obra é tão importante quanto a etapa da execução. No artigo de hoje você confere as nossas melhores dicas de como escapar das perdas de materiais e recursos no canteiro de obras. Boa leitura! 

Os principais pontos de desperdício

O primeiro passo para garantir que o seu planejamento de obras será o mais assertivo possível, é a identificação dos setores e procedimentos de obra que possuem uma maior taxa de desperdício. Esse monitoramento é essencial para que seja possível planejar ações capazes de evitar que esses desperdícios aconteçam. 

A falta desse controle é um dos grandes responsáveis não só por alterações no orçamento do projeto, mas também pelo comprometimento da produtividade da sua equipe. Para te ajudar a ter um planejamento cada vez mais assertivo, separamos alguns dos principais pontos que causam desperdícios em obra: 

  • Compra de materiais de forma ineficiente;
  • Falta de organização no canteiro de obras;
  • Logística do transporte e armazenamento de materiais inadequada;
  • Processos de obra ineficientes;

Impactos do desperdício no meio ambiente

Por incrível que pareça, identificar os principais gargalos e combatê-los de forma eficiente é uma forma de otimizar os custos e prazos das suas obras, sem falar nos ganhos de produtividade. 

Não se esqueça que a redução de desperdício também gera ganhos para o planeta, pois ajuda no desenvolvimento da sustentabilidade e na preservação do meio ambiente. Estima-se que para cada metro quadrado de área construída, 1,3 são desperdiçados. Já imaginou o quantidade de resíduos de obra que isso representa? 

Pensando nisso, gostaria de propor um exercício de reflexão: na sua empresa qual o ponto mais relevante de desperdício? 

Como evitar desperdícios e custos extras

Bom, agora que você já identificou os principais pontos que causam desperdício na sua empresa, é hora de traçar uma estratégia e um plano de ação. Para te ajudar, você pode contar com a Metodologia FCA

1 – Compra de materiais de forma ineficiente;

Existem alguns contribuintes básicos para o aumento de desperdícios na hora da compra de materiais. São eles: pedidos em duplicidade, pedidos em quantidades erradas, e claro, pedidos feitos de última hora. Por isso, atente-se a etapa de levantamento quantitativo e também as datas limites para realizar pedidos. 

2 – Falta de organização no canteiro de obras;

A falta de organização no canteiro de obras pode causar perdas e danos desnecessários. Por isso a nossa dica aqui é ter os espaços da obra bem delimitados, e se possível, armazenar os materiais próximo ao local onde serão utilizados. 

3 – Logística do transporte e armazenamento de materiais inadequada

É importante atentar-se ao fato de que cada tipo de material exige cuidados específicos, que vão desde a proteção contra intempéries e melhor forma de armazenamento, até furto e erosão. Por isso a nossa dica aqui é que você busque informações sobre as melhores formas de armazenamento de materiais em obras. 

Certifique-se também de confirmar se os danos causados a materiais e insumos no momento do transporte são de responsabilidade da empresa que realiza a entrega, e independente da resposta, sempre verifique as condições dos materiais na hora que eles são entregues. 

4 – Processos de obra ineficientes

Outra grande causa de desperdícios no canteiro de obras são os procedimentos realizados de maneira equivocada. Por isso é tão importante contar com profissionais capacitados e experientes na execução das suas obras! 

5 – Uso de tecnologias

Hoje em dia existem muitas ferramentas capazes de auxiliar o profissional no trabalho de planejar a obra de forma mais eficiente e assertiva, e por consequência, otimizar ainda mais a execução de projetos, como é o caso do VEJA OBRA. 

Aliar um bom planejamento de obra a um software de gestão especializado pode trazer benefícios como aperfeiçoamento da gestão da obra, automação de processos, integração das áreas da empresa, maior controle, precisão no orçamento e cronograma, maior produtividade, e muito mais! Acesse o www.vejaobra.com.br e teste grátis! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *