Como evitar 8 erros comuns em reformas

Reformar e construir são decisões financeiras importantes, e por isso precisam de planejamento. Ao contrário do que muitos pensam, reformar não precisa ser um bicho de sete cabeças! No artigo de hoje você confere os 8 erros mais comuns cometidos em reformas! 

1 – Falta de Planejamento

Esse é o erro mais comum de todos! O planejamento é etapa fundamental para qualquer projeto, seja ele grande ou pequeno. No caso das reformas não é diferente! 

Antes de colocar a mão na massa, elabore um descritivo detalhado de tudo aquilo que pretende fazer. Isso inclui não só descrever as atividades de obra, mas também o tipo e marca do material que deseja aplicar, por exemplo. Isso permite que você faça o comparativo entre diferentes propostas! 

2 – Não ter uma equipe de colaboradores experientes

A contratação de profissionais é uma das etapas mais importantes para garantir o sucesso de uma obra. Por isso certifique-se de contar com profissionais experientes na sua equipe, e que tratem cada projeto de forma personalizada. 

Lembre-se de que preço não é sinônimo de qualidade! Por isso é importante conversar com cada uma das pessoas que for contratar tanto para conhecê-las, quanto para pedir referências do trabalho.

Certifique-se também de que você será capaz de trabalhar com aquele profissional tranquilamente. Afinal, um ambiente de trabalho tranquilo pode ser tão importante para a produtividade quanto a habilidade das pessoas.

3 – Não pensar na reforma como um todo

É comum que muitas pessoas pensem que realizar a reforma da casa ao poucos seja a melhor opção. Mas a verdade é que a logística de cada obra é sempre um custo fixo, e por isso, fazer a reforma por partes às vezes pode sair mais caro! 

Além disso, toda casa deve ter uma linguagem transversal, na qual todos os cômodos conversam entre si. Para isso, a reforma como um todo é mais recomendada. 

Claro que isso nem sempre é possível, mas o importante é conversar com o seu cliente para entender o que é viável ou não. 

4 – Negligenciar patologias da casa

É comum em reformas a reparação do que chamamos de sintomas – como por exemplo manchas de humidade na parede, pintura descascada, e etc. Mas a verdade é que, na grande maioria das vezes, esses sinais aparecem por conta de problemas maiores! 

Para garantir a qualidade e durabilidade da reforma, é necessário investigar! 

5 – Não obter um orçamento

Um orçamento completo é fundamental para garantir que a obra será realizada de acordo com as especificações do cliente. Para tanto, é necessário obter orçamentos detalhados de todos os trabalhos necessários, dos custos com insumos, materiais, e mão de obra. 

Não se esqueça de incluir os custos com demolições, que muitas vezes acabam ficando de lado. São esses “trabalhos fantasmas” que acabam por encarecer a obra no final! 

6 – Comunicação eficaz

A qualidade da comunicação e o alcance das informações costumam influenciar os resultados de uma empresa e são especialmente importantes na indústria da construção. 

As falhas de comunicação causam problemas no resultado e geram perdas e retrabalho. Por outro lado, uma comunicação efetiva facilita o andamento e a gestão da obra.

Por isso, invista em tecnologias capazes de evitar problemas de comunicação entre os colaboradores de obra. Contar com softwares de gestão de obras é uma forma prática de reunir todas as informações do projeto em uma única plataforma! 

7 – Não formalizar o contrato

Esqueça o contrato de gaveta! Ter um contrato de obras que contenha os objetivos do projeto, as partes envolvidas, cronograma de execução, valores cobrados e vistorias é essencial tanto para proteger você profissional, quanto para proteger o cliente!

8 – Não acompanhar a obra

Tão importante quanto planejar a obra, é fazer o acompanhamento da sua execução. Ter o controle da obra é importante tanto para que você possa identificar desvios entre o planejado e o realizado, quanto para melhorar a qualidade das execuções futuras! 

Esse artigo foi escrito pela equipe do VEJA OBRA, o software de gestão de obras completo que te ajuda do planejamento até a execução do seu projeto. Acesse o www.vejaobra.com.br e teste grátis por 30 dias! 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *