Procedimentos ambientais durante uma construção

construção

Durante uma construção, um dos detalhes mais importantes refere-se ao cuidado com o meio ambiente e ainda, os levantamentos necessários para verificar o tipo de terreno, para que de fato a construção inicie sem maiores problemas.

Por isso, esse artigo vai abordar sobre alguns procedimentos ambientais assim como os levantamentos que são necessários e onde eles são realizados.

Se você pretende realizar uma construção e deseja estar de acordo com o que a legislação diz, continue a leitura nesse artigo.

Você já ouviu falar em PCA?

Também conhecido como plano de controle ambiental, o PCA, é considerado um estudo que visa identificar os impactos decorrentes dos empreendimentos que apresentam um médio porte. Com isso, o plano contribui propondo as medidas que podem ajudar a reduzir ou resolver esses impactos gerados.

Com isso, o plano expõe o empreendimento e todas as suas consequências, tanto positivas como negativas.

Esse tipo de plano é exigido pela CONAMA- Conselho Nacional do Meio Ambiente, para a concessão de algumas instalações que visam a extração de minérios ou pode estar presente durante a solicitação de uma licença prévia.

Além disso, esse plano contribui escrevendo alguns critérios avaliados a depender do tipo de empreendimento analisado.

Ou seja, com esse tipo de procedimento é possível também verificar o impacto de vizinhança que um empreendimento tem, ou que sua construção ocasionaria, com o objetivo de apontar soluções assertivas para esses problemas, para que nenhum sistema seja afetado.

Os levantamentos realizados antes de uma construção

Para que uma construção seja realizada, o seu terreno precisa passar por algumas análises. É a partir daí que podemos citar sobre o levantamento topográfico.

Esse tipo de levantamento localiza e mapeia todas as superfícies presentes em um terreno, visando obter suas características, formas, contornos, dentre outros aspectos.

Além disso, esse levantamento verifica a presença de árvores, rochas e outras características que possam estar presentes em um ambiente, como é o caso dos objetos naturais, edifícios, calçadas, dentre outros.

Esse tipo de levantamento é importante por proporcionar um ajuste nos erros e evitar gastos extras durante a construção.

Diversos órgãos governamentais presentes nos municípios exigem o levantamento topográfico em variados tipos de construção, incluindo de casas, criação de calçadas, a montagem de pontes, procedimentos de drenagem e até mesmo para a construção de uma barragem.

Além disso, por meio do levantamento, engenheiros e arquitetos conseguem ter informações necessárias sobre os projetos, além de ver novos recursos como criação de valas para drenagem e também de pontes.

Por meio desse levantamento é possível verificar também problemas dentro da área natural.

Por isso, esse tipo de levantamento é importante também para o proprietário do empreendimento e pode ser feito basicamente de três formas.

A primeira consiste no levantamento aéreo, realizado por fotos que identificam os contornos presentes em uma superfície.

O segundo modo é utilizando GPS, que realiza um mapeamento mais rápido e também as estações totais, no qual uma equipe vai a campo e verifica diretamente os recursos presentes no terreno.

Outro tipo de levantamento, além do topográfico, é o levantamento planialtimétrico. Esse tipo de levantamento gera uma planta com todas as dimensões presentes no terreno. Ela verifica, dentre outros fatores:

  • Ângulos;
  • Inclinações de diversas áreas;
  • Presença de detalhes no terreno (como bueiros, cercas);
  • Cria uma projeção horizontal de um terreno.

Basicamente, o levantamento planialtimétrico une o levantamento planimétrico e o altimétrico. O primeiro está mais voltado à definição de algumas projeções horizontais, enquanto o segundo verifica a altura de uma área e seu grau de declive.

Podemos destacar que ocorre também uma medição de campo, desenho da planta. Vale ressaltar que todos os levantamentos citados nesse artigo devem ser feitos por uma equipe técnica e especializada.

Outros materiais

Já que estamos falando sobre qualidade e precisão em uma construção, vale a pena destacar o uso de materiais nesse procedimento.

Por exemplo, o uso do concreto por meio de uma máquina de fazer blocos de concreto, que otimize ainda mais o tempo de produção e agregue velocidade e qualidade à obra.

O concreto, que une tanto o cimento com pedras e outros materiais, são elementos de extrema importância na parte da estrutura de uma construção.

Por isso, ter uma maquina de bloco, que seja segmentada à produção de concreto pode ser de extrema importância nesse processo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *