Como evitar acidentes no canteiro de obras

Quando pensamos em obras, segurança é a palavra de ordem. Isso por que, na construção civil, qualquer descuido ou procedimento inadequado, pode colocar em risco não só a qualidade da obra, mas também a integridade de todos os envolvidos na obra. 

Por isso, tão importante quanto fazer o projeto executivo, orçar e planejar uma obra é cuidar da integridade física de todos os colaboradores do projeto. 

No artigo de hoje você confere as melhores dicas de como evitar acidentes no canteiro de obras. Boa leitura!

Acidentes no canteiro de obras: qual a importância?

Imagine a seguinte situação: um colaborador está andando pela obra à procura de uma ferramenta, quando pisa em uma pilha de entulhos, e machuca o pé com um prego. Para completar, o mesmo se desequilibra e cai, batendo a cabeça. 

Esse cenário não é incomum, e servem como alerta para a necessidade de melhorar a segurança no canteiro de obras, reduzindo assim o número de acidentes como estes.

Do exemplo acima você já pode tirar duas lições: a primeira delas é de que é necessário fazer a gestão de  resíduos da obra. A segunda, e talvez o ponto mais preocupante, é: onde estão os equipamentos de proteção do trabalhador (como capacete, por exemplo)?

Para não cair nessa armadilha, que além de tudo pode aumentar o custo da sua obra, então confira as nossas dicas: 

#1 Equipamentos de Proteção Individual

Os Equipamentos de Proteção Individual, ou os EPI’s como são comumente conhecidos no meio, são o primeiro passo para garantir a segurança dos seus colaboradores, diminuindo assim os acidentes no canteiro de obras. 

A empresa responsável pela execução do empreendimento deve não só exigir, mas também fiscalizar o uso desses equipamentos pelos profissionais.

#2 Cultura no canteiro de obras

Tão importante quanto exigir o uso dos EPI’s é criar uma cultura no canteiro de obras, de forma a incentivar o uso desses equipamentos. 

Os motivos para um trabalhador não apresentar um comportamento seguro no canteiro de obras podem ser muitos, inclusive o fato de não estar ciente dos riscos oferecidos pela sua atividade. 

Isso pode ser feito por meio de treinamentos capazes de indicar a utilização correta dos equipamentos no canteiro, e também orientar o procedimento correto em caso de situações críticas. E lembre-se: cada tipo de obra requer um conjunto específico de EPIs que são indicados conforme os riscos envolvidos no projeto. 

#3 Planejamento

Além dos EPIs, os projetos, cronogramas, orçamentos e demais ferramentas de gestão de obras são extremamente importantes para o acompanhamento da obra, e para garantir a segurança de todos os colaboradores. 

Nesse sentido, cada etapa do projeto deve passar por um levantamento de riscos para que o escritório responsável pelo empreendimento, junto com especialistas no assunto, possam traçar uma estratégia capaz de ajudar com os procedimentos de emergência em obra

#4 Limpeza e organização

Parece bobo, mas manter um canteiro de obras organizado é fundamental para evitar acidentes no canteiro de obras. Entulhos, ferramentas, tijolos, plástico, tábuas e outros objetos não podem ficar espalhados pelo chão! 

A limpeza e organização do canteiro de obras deve ser feita diariamente, seja pelos colaboradores ou até mesmo por uma empresa especializada. 

#5 Manutenções preventiva

Outra dica para evitar acidentes no canteiro de obras é realizar manutenções preventivas nos equipamentos de obra que serão utilizados pelos trabalhadores. Isso garante a segurança na utilização dos equipamentos, e evita preocupações e acidentes decorrentes do mau funcionamento desses equipamentos. 

#6 Conte com a tecnologia

Tudo isso é claro, exige bastante organização da empresa responsável pela execução do projeto para evitar que prazos não sejam perdidos e ações sejam devidamente acompanhadas. Para tanto, você pode contar com uma solução tecnológica especializada no segmento da construção civil, como é o caso do VEJA OBRA