Instalação de som em ambientes e automóveis

Cada dia mais as pessoas estão exigentes quanto a ambientes exclusivos e cada dia mais exigindo itens personalizados de tecnologias e assim por diante.

Diante disso tudo, o que vem sendo procurado o projeto de som ambiente ou então chamado de sonorização de ambientes fechados.

Os sistemas de sonorização de ambientes criam um ambiente customizado e sempre que anda de acordo com as preferências do usuário.

Mas, para que o ambiente tenha um projeto certo é preciso um bom planejamento, para que então ocorra o uso de bons equipamentos para que a instalação de som ambiente tenha eficiência acústica e qualidade sonora.

Para que o som ambiente seja bem agradável é necessário levar em consideração as particularidades do espaço.

A instalação de sistemas de som ambiente depende muito de planejamento para que então ocorra reformas necessárias para fixar arandelas, além de prever a alimentação elétrica e também a instalação de acessórios que vão desde de mesa de som as caixas de som, também emissores, painéis de paredes e assim por diante.

Montando um projeto de som ambiente

O primeiro passo para a montagem do som ambiente é preciso fazer um alinhamento com o cliente e o que pode ser feito dado o ambiente. Nessa etapa ocorre um dimensionamento do projeto, fazendo com as necessidades e as expectativas do cliente sejam atendidas.

Além disso o projeto de som ambiente bastante adequado deve ter sempre as últimas tendências em sonorização de ambientes para que ambientes tenham acesso práticos a todas as funcionalidades como:

  • Seleção de músicas;
  • Seleção de rádios;
  • Seleção de playlists;
  • Qualidade de som.

O segundo passo é definir sobre a automação residencial som ambiente e para isso é necessário a visita a casa do cliente. Só dessa forma a visita permite o planejamento das possíveis necessidades e das demandas que o cliente tem.

Na visita técnica feita pelo profissional é identificado onde cada equipamento será instalado. Assim, também verifica as interferências que podem ocorrer, além de se aproveitar dos elementos externos da casa para que as ondas sonoras e o som fique mais efetivo.

Dessa maneira, a instalação de caixa amplificada e microfones e assim por diante.

Depois é hora de escolher os equipamentos certos para determinados ambientes, todos esses equipamentos envolvem a qualidade do som e assim por diante.

Sons automotivos

Além do som ambiente para residências outro sistema de sons bastante procurado é o som automotivo. Há diversos tipos de conexões e reproduções de áudio.

Por conta da tecnologia os motoristas não conseguem escolher com qualidade e é por isso que esse artigo vem, para mostrar como os sistemas automotivos de sons são constituídos.

Unidade principal

O som automotivo principalmente é composto por uma unidade central e os alto-falantes. A unidade principal é responsável para a reprodução de um MP3 Player, pode ser o sintetizador AM/FM, DVD Player e também uma central multimídia.

Para que essa unidade central tenha qualidade é importante saber quanto de saídas RCA possuem e o quanto de pré-definições há para ser configurado.

Além disso, isso permite que haja uma fidelização do som. Existem hoje também diversos meios conectivos para esse som como as entradas USB, Bluetooth e outros.

Alto-falantes

Os alto falantes são as principais peças do som automotivo, isso porque esses alto falantes são necessários para a reprodução das frequências sonoras. São os tipos de alto falantes principais, como: subwoofer, woofer, tweeter.

Os altos falantes funcionam como uma caixa de som amplificada, e por isso são chamadas de transdutores. Isso é, amplifica o impulso elétrico em vibrações de ondas sonoras, fazendo com que haja a reprodução final do som.

Conhecendo melhor os alto falantes

Os subwoofer reproduzem sons mais graves, isso é ruídos de baixa frequência. Esses timbres destacam na maioria das músicas, e os admiradores de sons automotivos tendem a ter uma maior atenção nesse tipo de alto falante.

Os woofers reproduzem sons graves e médios melhorando as qualidades do som.

Já os tweeters ajudam na reprodução de altas frequências em grande qualidade, ajudando no contrabalanceamento de graves e também na exibição de agudos. Quase sempre os carros já vem com alto falantes integrados, com dois a três tipos.

Assim, vimos que o som é bastante importante, tanto para residências como para carros, tornando os ambientes únicos.