Conheça mais sobre instalações elétricas

As partes elétricas de uma construção, sejam elas residencial ou comercial, consistem nos itens mais importantes do projeto.

É um bom sistema elétrico que disponibilizará energia para iluminação e utilização dos aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos.

Como se trata de um sistema primordial, é imprescindível contratar um bom eletricista para fazer uma instalação elétrica de qualidade.

Uma dica, é contratar uma empresa especializada nesse assunto, pois ela poderá fazer tanto o planejamento do sistema quanto a sua implantação.

Os materiais utilizados nas instalações, também devem ser uma preocupação. Conheça a funcionalidade de alguns:

Proteção da parte elétrica

As instalações elétricas são muito delicadas e oferecem enorme perigo caso não sejam protegidas corretamente.

Acidentes muito graves podem acontecer, como choques e até mesmo incêndios, devido a um fio exposto, por exemplo.

Por isso, é essencial utilizar materiais feitos para proteger essas instalações e deixar a casa protegida desses riscos para os moradores.

Um dos materiais mais importantes nesse sentido, é o eletroduto corrugado. Esse apetrecho tem função isolante, servindo como proteção ao fio encoberto por ele.

Ele pode ser usado nas instalações no teto ou no interior de paredes. O custo-benefício deste material, costuma ser seu principal destaque.

Pois a durabilidade e flexibilidade oferecidas, são totalmente proporcionais ao investimento. O uso do apetrecho, é uma das exigências da NBR 5410, Norma Regulamentadora para instalações elétricas.

O eletroduto pode ser fabricado em alguns materiais, sendo o mais comum o PVC, mas também existem opções como alumínio.

Os conduítes protegem os fios da ação da água, exposição solar e de manipulações como dobras e cortes. O produto pode ser encontrado na versão comum, mais flexível ou rígida.

Esses são mais encontrados no interior de paredes, lajes e tetos, devido à cobertura de concreto que recebem.

Outro item de imensa importância em uma instalação elétrica é a caixa, responsável pela passagem de energia para interruptores e tomadas.

O formato mais usado é a caixa de luz 4×2, de formato retangular. O material de fabricação geralmente é o PVC e possuem excelente custo-benefício.

Também existem outros formatos de caixas, como as 4×4, quadradas e também, as redondas. O formato será definido pelo projeto de instalação.

Atuando com instalações elétricas

Se seu interesse nas instalações elétricas não é por conta de uma obra na sua casa, mas devido ao interesse de atuação profissional nesse campo, saiba que ele é uma excelente escolha!

Para atuar na área, é imprescindível fazer um curso voltado para o aprendizado das principais técnicas. O curso nr10 é o ideal para que você se torne um profissional qualificado.

O nome do curso é uma alusão à Norma Regulamentadora NR-10, que dispõe sobre as atividades profissionais do ramo de elétrica.

O objetivo do curso, é ensinar ao futuro profissional como atuar, atendendo às medidas de segurança, mitigando os riscos envolvidos nos ambientes de trabalho.

Garantindo a saúde e a segurança de profissionais, que atuam com a parte elétrica. O profissional com essa formação pode atuar junto à construtoras, empresas de engenharia e companhias de energia elétrica.

O curso costuma ser dividido em duas etapas: treinamento básico e específico. Na parte básica, o estudante aprende responsabilidade civil e criminal, gestão de riscos, prevenção de acidentes de natureza elétrica e primeiros socorros.

A segunda parte, é mais voltada para orientações gerais, sobre a atuação do profissional com materiais eletricos. Algumas das disciplinas do curso vistas pelos estudantes, são:

  • Técnicas de análise de risco;
  • Equipamentos de proteção coletiva;
  • Equipamentos de proteção individual;
  • Introdução à segurança em eletricidade;
  • Proteção e combate à incêndios.

Os profissionais que atuam na área, também devem se submeter a cursos de reciclagem. A recomendação, é que sejam feitos a cada dois anos ou em situações de troca de função ou de emprego.

Além de retorno após afastamento das funções por mais de três meses, alterações em processos ou na organização do trabalho.

A parte elétrica de uma residência ou prédio comercial, é uma das partes que exigem maior atenção, por representar enorme risco a vida das pessoas que circularão pelo local.

Caso todos os procedimentos não sejam feitos da maneira adequada. É muito importante que as instalações sejam feitas por profissionais habilitados e com a utilização de materiais de segurança adequados para garantir que não ocorram acidentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *