Você conhece os modelos de blocos de concreto?

O bloco de concreto é muito usado no Brasil durante um tempo já significativo e foi o primeiro a ganhar uma lei de origem brasileira, para a alvenaria estrutural.

É necessário discutir a respeito de seus modelos e aplicações.

O preço de bloco de concreto, assim como sua qualidade, deve ser bem variados, em média um bloco de concreto independente de sua família.

Gira em torno de R$1,00 a R$3,00 por unidade, porém, blocos específicos podem atingir um preço consideravelmente superior por unidade.

Um bloco deve oferecer qualidade e economia nas obras e edificações em que será utilizado na alvenaria estrutural.

Isso significa que deve apresentar: dimensões, formas e integridade adequadas, assim como resistência, e bom acabamento.

A estrutura dos blocos deve seguir esses parâmetros que são essenciais e determinantes para definir a qualidade dos blocos e sua empregabilidade com segurança.

Sempre levando em consideração os padrões estabelecidos pelas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), para cada tipo de projeto.

Primeiro, como já citado, a resistência à compressão, e junto a isso, e um ponto muito importante, é a porosidade ou absorção de água.

É indispensável que o fornecedor possua o certificado do INMETRO e no mesmo deve constar que o produto possui as qualidades necessárias.

E assim tenha a autorização dos órgãos especializados em ensaios de controle do meio tecnológico, por exemplo a ABCP, que garante o selo de qualidade.

Qual é a finalidade e modelos existentes dos blocos para construção?

Antes de conhecer a fundo os principais modelos de blocos para construção, entre os quais: o estrutural, o de vedação e o canaleta.

É preciso entender a trajetória que tornou esse material indispensável em praticamente, qualquer construção no Brasil nos dias atuais.

É necessário se atentar sobre a necessidade em específico para adquirir o correto tipo de bloco para uma construção.

Confira 6 dicas para o uso de blocos de concreto:

  • Pesquisa sobre o menor preço de aquisição
  • Reconhecimento do fornecimento de fábricas confiáveis
  • Conhecimento sobre a validade da ferramenta
  • Limpeza e armazenamento correto
  • Profissionais experientes para operar os manuseios
  • Cuidado a respeito das questões de segurança

Já que está sendo discutido a respeito dos blocos e estrutura base para construção, podemos citar outro material amplamente usado há anos, desde as casas mais simples até em palácios históricos: o tijolo.

O tijolo possui diversas qualidades e aplicações, o mais conhecido talvez seja o tijolo maciço, também conhecido como tijolo comum ou tijolo de barro cozido.

Esse tipo de tijolo não possui espaços vazios, proporcionando assim um bom conforto térmico e acústico que garante melhores resultados nas construções.

Em comparação com outros tijolos e materiais, é um produto com custo, relativamente, elevado – considerando a mão-de-obra e argamassa.

O Tijolo comum e outros tipos de tijolos, por sua vez, proporcionam conforto térmico e acústico para a casa.

Em contrapartida é necessário um grande número de tijolos para se construir um metro quadrado de parede e os gastos com mão de obra e argamassa são bem maiores.

Sobre o bloco estrutural de concreto, nos blocos de concreto, os conceitos de famílias são utilizadas para padronizar seus tamanhos.

Os blocos que fazem parte de uma família são classificados com uma dimensão específica.

A família com o tamanho de 39 cm há cinco escolhas de largura. É de suma importância reconhecer o tipo de bloco e fazer o uso sempre de componentes da mesma família.

Quando optar por uma delas no seu projeto, e esse padrão de família X largura se repete, sempre, quando falamos de blocos.

Indicadores de durabilidade

A absorção individual de blocos de concreto, segundo as normas, é recomendável inferior ou igual a 10%, conferindo assim um padrão de qualidade confiável e seguro para a realização de uma obra.

Blocos com porosidade maior que 10% apresentam um risco iminente à segurança da estrutura construída, pois com grande absorção de água os blocos se tornam quebradiços e frágeis, em curtíssimo prazo.

A textura de um bloco necessita ser homogênea e compacta, e devem apresentar aspecto íntegro, sem fissuras ou trincas.

A textura superficial é importante, seja com ou sem revestimento, o bloco vazado de concreto deve apresentar rugosidade, textura e porosidade superficial adequada para haver aderência com a argamassa.

Em geral, a textura varia de lisa à áspera, dependendo dos materiais utilizados e das condições de fabricação.

Portanto, nota-se a importância do correto uso dos modelos de blocos de concreto para a realização correta de uma construção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *