Conheça modelos comuns de churrasqueira

Na hora de equipar a cozinha de uma residência ou de um restaurante, a escolha dos fogões e churrasqueiras pode gerar dúvida.

Afinal, será que o modelo de Churrasqueira que funciona com um Botijão de gás valor tem o mesmo desempenho do que um equipamento que funciona movido à lenha?

O resultado no fim das contas é o alimento pronto, mas há quem note uma diferença no gosto, no tempo de preparo e até na economia, e de fato esses pequenos detalhes diferenciam os modelos de churrasqueira.

Pensando em comprar esse acessório, mas quer avaliar as particularidades de cada equipamento? Leia esse post e saiba mais sobre o assunto!

Churrasqueira à gás

Além de dispensar o trabalho de cortar a lenha, as churrasqueiras que funcionam por meio do gás costumam ser práticas, com fácil instalação e manuseio.

Dependendo da demanda da cozinha, esse equipamento também faz um Botijão de gás render por dias ou até por um mês inteiro da mesma forma que os fogões elétricos e há uma diversidade muito grande de equipamentos que seguem essa linha.

Outro ponto interessante das churrasqueiras a gás é a produção de fumaça: elas só liberam essa substância durante o assamento, diferente de um modelo à lenha.

Se você está na dúvida entre comprar ou não uma churrasqueira desse modelo, dê uma olhada na lista abaixo com as principais vantagens e características:

  • Praticidade na hora de limpar (não precisa remover as cinzas);

  • Acendimento automático;

  • Facilidade na instalação;

  • Aquecimento rápido;

  • Facilidade para controlar temperatura de assamento;

  • Não realiza queima de carvão, portanto é uma opção ecológica;

  • A carne assa relativamente rápido.

Em relação ao sabor do churrasco, é possível destacar que o equipamento à gás não deixa gosto de carvão na carne. Além disso, o equipamento é tão versátil que você também consegue preparar outros alimentos como pizza, de forma simples e rápida.

A segurança também é um fator que caracteriza acessórios deste modelo ou dispositivos com funcionalidades semelhantes como a Chapa para churrasco. Ambos são práticos, dispensam a necessidade de acender o fogo manualmente e trazem menos riscos de queimadura.

Churrasqueira à lenha

Você certamente já deve ter ouvido falar em como as churrasqueiras e os fornos à lenha podem trazer um gosto aprimorado para o alimento.

De fato, a qualidade das refeições é um diferencial desse modelo. O preparo neste caso é manual e o equipamento funciona com lenha conjugada. Há modelos que podem incluir fogões e outros utensílios de churrasco.

Além das tradicionais churrasqueiras à lenha embutidas na parede, também existem modelos portáteis que funcionam dessa forma. Independente da escolha do equipamento, é fundamental considerar alguns fatores na hora da escolha como:

  • Qualidade do equipamento;

  • Tempo de preparo;

  • Consumo de energia.

Uma dica que pode ser bem interessante para tirar as dúvidas e não errar na hora de escolher esses equipamentos é procurar pela Fábrica de churrasqueira e entender quais os modelos que mais se encaixam às suas demandas e necessidades.

Além da funcionalidade, outra característica interessante das churrasqueiras que funcionam à lenha é seu excelente potencial de decoração e versatilidade. Como tem um aspecto mais rústico, este pode ser um ótimo equipamento para decorar áreas com varanda e espaços de lazer.

Outros acessórios

Além das churrasqueiras tradicionais que são fixadas em uma parede, não dá para esquecer os modelos portáteis e flexíveis que se encaixam em ambientes diversos.

Neste universo há outros acessórios, como chapas, assadeiras, fogões industriais e forno eletrico. Esse leque de opções também é muito válido para equipar as cozinhas industriais e um pode complementar o outro, dependendo da demanda.

Sistemas de ventilação

Não importa qual é a sua escolha, uma cozinha é um espaço que requer uma boa infraestrutura e um sistema adequado de ventilação.

Como a produção de alimentos é muito intensa, é fundamental que as cozinhas sejam estruturadas com dispositivos como exaustores e coifas industriais.

Na prática, os exaustores são equipamentos que servem para renovar o ar do ambiente a partir das seguintes estratégias:

  • Tratamento do ar em ambientes fechados;

  • Combate ao excesso de temperatura;

  • Controle de vapor e umidade;

  • Combate à fumaça e odores.

Esses cuidados são válidos tanto para um ambiente com Botijão de gás quanto para um local que funciona com fogão à lenha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *