Cuidados técnicos para construção com demolição

demolição

Uma construção, seja ela em um terreno vazio ou de um local em que é necessário realizar uma demolição, é um procedimento que envolve muito profissionalismo e que traz muitos desafios.

Por conta disso, esse artigo abordará alguns detalhes técnicos no caso de construções que começam a partir de uma demolição, assim como os cuidados e precauções com o meio ambiente, e a importância de uma consultoria em arquitetura para a realização assertiva da obra.

Se você tem interesse em descobrir mais detalhes sobre esse assunto, continue a leitura desse artigo.

Como funciona o procedimento de demolição?

Assim como existe o procedimento de construção, também existe o de desconstrução. E é ai que surge a demolição de algum local.

Quem realiza esse serviço tão complexo é uma empresa de demolição, especializada em algum determinado tipo de segmento ou imóvel.

A demolição de um imóvel funciona da seguinte forma: primeiro, é necessário ter um alvará autorizado pela prefeitura da cidade.

Um perito também é enviado para realizar vistorias em outras construções para analisar qual é a situação ou condição da construção vizinha ao local onde se pretende demolir.

Em um processo de demolição, o pensamento da sociedade ao redor é de extrema importância e influencia em como a demolição será feita.

Dentre os tipos de demolição, podemos citar:

  • A manual: para pequenas construções;
  • A mecanizada: feita por máquinas (auxiliada por guindastes, tratores e marteletes);
  • A demolidora: realizada em processo de etapas;
  • A junção das três.

Uma demolidora de casas realiza a desconstrução da edificação de modo processual, e não de uma vez, por vários fatores que podem ser determinantes para o seu sucesso.

As recomendações antes de realizar uma demolição é verificar quais são as instalações elétricas presentes no local e qual a qualidade dos materiais que estão sendo utilizados.

Além disso, as redes elétricas precisam ser desligadas ao redor para não afetar as outras residências e para que os vizinhos não sofram prejuízos.

Além disso, é necessário utilizar os equipamentos de proteção individual para segurança dos funcionários que realizarão os serviços, além de evitar acidentes no local de trabalho por conta da demolição.

O local também precisa estar sinalizado para que as pessoas saibam que não podem se aproximar dele e também é necessário ter muito cuidado no momento da implosão, sendo que a mesma deve ser feita por técnicos especializados.

Arquitetura: a importância de uma consultoria

No aspecto da construção, a consultoria arquitetonica é outro elemento bastante importante, que antecede o início de um projeto de arquitetura.

A consultoria consiste na ida ao imóvel e avaliação dos espaços e do que pode ser melhorado. O arquiteto atua na criação de uma planta baixa e pode sugerir a mudança de espaços e outras organizações.

Além disso, na consultoria de arquitetura é possível que o consultor verifique a a situação do terreno e do local e os locais que precisam ser modificados.

O cliente também pode ajudar nesse processo de consultoria de projetos de arquitetura demonstrando o que ele gostaria que fosse feito.

Além disso, é possível trabalhar em cores e texturas para o local, espaços mais arejados assim como sua otimização, dentre outros detalhes. O importante é buscar essa orientação para que seu investimento seja feito de forma assertiva.

Meio ambiente: ter uma caçamba pode ajudar!

Em uma construção, um dos principais aspectos de importância é do cuidado com o meio ambiente. Um desses cuidados se reflete no uso de uma caçamba estacionaria.

Você deve estar pensando: o que uma caçamba tem a ver com o cuidado com o meio ambiente em uma obra? A resposta é: tudo!

Uma construção gera muito resíduo e entulho, principalmente, se for necessário realizar uma demolição. O processo de limpeza do terreno também pode danificar o meio ambiente se não realizado de forma consciente.

Esse entulho, muitas vezes, pode ser reciclado ou reaproveitado e se não for, precisa ser descartado de forma correta.

Por isso, a caçamba estacionária para entulho recolhe e abriga esse material de forma segura e confiável, de modo que ele não se espalhe ao redor, afetando tanto o meio ambiente a sua volta como também as pessoas.

Ou seja, esse é um trabalho de cuidado e atenção ambiental. A falta desse material pode gerar multas e prejuízos para o proprietário do terreno assim como para a construtora responsável pela execução da obra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *