Descarte e reaproveitamento de entulhos de construções

Os entulhos gerados pela construção podem chegar a toneladas em cada um dos projetos desenvolvidos. Essa questão é um problema ambiental. Afinal, o descarte de entulhos precisa ser feito de maneira ecologicamente correta. Assim, a ideia principal é a reciclagem desses materiais descartados.

A engenharia civil já destina boa parte de seus entulhos gerados em construções para a reciclagem. Mas, muito ainda se discute sobre os impactos ambientais causados pelas grandes construções da engenharia na natureza e para a sociedade ao redor e a parcela de responsabilidades das empresas nesse processo.

A reciclagem desses entulhos, geram benefícios para as cidades e sua aplicação traz benefícios a longo prazo e de baixo custo.

Com isso, entrar em contato com um tele entulho ou solicitar o recolhimento de entulhos por meio do serviço da prefeitura da cidade já diminui os impactos ambientais e é uma ação mínima.

Tipos de reaproveitamento de resíduos

As prefeituras da cidades possuem serviço de recolhimento que dá uma destinação ecologicamente correta para os descartes das obras, destinando-os a reciclagem.

Veja alguns itens criados a partir desse reaproveitamento:

  • Asfalto;

  • Bancos de praça;

  • Enchimentos de fundações;

  • Calçadas.

Os resíduos possuem diferentes classificações e são encaixados em categorias como: resíduos reutilizáveis provenientes de demolições, construções, reformas, reparos, entre outros.

Os resíduos recicláveis para outras destinações, tais como plásticos, papel, papelão, metais, vidros e gesso também são necessários

Também há os resíduos tóxicos, provenientes da construção civil e de reformas em setores fundamentais, como: hospitais, indústrias, clínicas radiológicas que descartam resíduos como solventes, óleos e tintas.

Tais materiais são contaminadores altamente prejudiciais à saúde, ao qual ainda não foram desenvolvidas tecnologias para reaproveitamento ou que sejam economicamente viáveis.

Por outro lado, o reaproveitamento dos resíduos categorizados para a reciclagem são utilizados na produção de asfaltos e calçadas.

Essa é a destinação mais comum para esses materiais descartados. Porém, também são produzidos tijolos ecológicos.

Esse tijolo ecológico tem impacto positivo no meio ambiente pois reduz drasticamente o uso de outros componentes em sua produção, já que a maioria de sua matéria-prima é oriunda da construção civil.

Pequenas construções

Realizar a locação de caçamba de entulho, mesmo que a construção não seja tão grande quanto shoppings ou condomínios ou aeroportos, se faz totalmente necessária. A quantidade de resíduo gerada será bem menor, porém é preciso fazer a locação aparato pois isso já gerá um grande impacto na solução desse problema.

Além disso, o uso de caçamba é uma exigência legal para construções. Por isso, as caçambas são amplamente utilizadas em todas as obras da construção civil.

Sua funcionalidade é acumular todos os resíduos gerados das obras para que, os resíduos coletados sejam descartados em locais apropriados pelas empresas de locação de caçamba.

Antes de escolher uma empresa para realizar a locação deste equipamento, verifique quais são as medidas tomadas por essa empresa para o descarte responsável desses resíduos.

Esse descarte gera grande impacto ambiental negativo, se não for feito da forma correta pelas empresas. Isso porque seus resíduos podem levar séculos para se decompor na natureza e isso gera grande prejuízo para a sociedade e o ecossistema local.

O disk caçamba ou serviço de remoção gratuita da prefeitura das cidades, como o já citado acima, realiza a remoção gratuita de entulhos de obras ou outros descartes residenciais.

Normalmente, esses resíduos têm destinação correta, feitas a partir do processo de reciclagem.

Algumas empresas de aluguel de caçamba de entulho 24 horas, permitem que seu material permanece em área externa por até 48h. Por isso, se dentro do espaço de construção da sua obra não houver espaço para manter o equipamento protegido, será necessário solicitar esse serviço mais de uma vez ou, se for uma pequena reforma, solicitar no final dos trabalhos.

Algumas empresas de aluguel de caçamba oferecem atendimento, não somente nas capitais, mas também nos municípios próximos, para oferecer translado dos resíduos, assim como um traslado para viracopos.

A ideia sempre é procurar uma empresa ecologicamente responsável para a realização do descarte sem impactos ambientais negativos. Há muitas empresas compromissadas em cuidar do meio ambiente agindo de maneira responsável.

Antes de contratar, verifique as condições de trabalho da empresa e, se possível, verifique onde é realizado o descarte dos entulhos antes de fazer um orçamento ou até a contratação.

Se todos fizerem sua parte no cuidado com a natureza, os resultados aparecerão em breve e teremos uma planeta ecologicamente correto e responsável para as futuras gerações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *