Detalhes de um comércio seguro

A segurança de uma área comercial é importante não só para preservar produtos e equipamentos, mas também para garantir a segurança de todos os colaboradores e clientes que circulam pelas áreas comuns da empresa.

Cuidar dessa segurança é um trabalho árduo, principalmente pelo número enorme de produtos e equipamentos diferentes que existem como opção no mercado, desde extintores até a parte elétrica é preciso ter total atenção no que escolher para compor um projeto de segurança adequado.

No decorrer deste artigo abordaremos os principais equipamentos que podem ser utilizados para garantir essa segurança, e falaremos a respeito de alguns pontos para manutenção a se fazer com o objetivo de manter essa segurança sempre em alta.

Como investir na segurança elétrica?

A rede elétrica é a principal fonte de combustão inicial em incêndios, pois qualquer faísca, mal contato ou sobrecarga pode causar o início de um incêndio que pode tomar grandes proporções.

Então, é preciso ter uma atenção especial em cada equipamento que escolher, vamos ver algumas opções disponíveis em loja de materiais elétricos em americana.

Aterramento e para raios

A sobrecarga elétrica proveniente de raios é muito comum e caso toda essa energia não seja direcionada corretamente (por meio de um sistema de aterramento), ela pode causar danos a parte elétrica.

O sistema de aterramento capta a energia proveniente de raios através do para raios que fica posicionado em um ponto estratégico e utilizando um sistema de cabeamento adequado, realiza a descarga dessa energia abaixo do solo (normalmente 6 a 8 metros abaixo).

Esse processo garante total segurança para os equipamentos eletroeletrônicos e para quem estiver dentro do comércio.

O uso do led

A lâmpada de led t5 e também a t8 (que só se diferem no diâmetro da lâmpada, sendo que a t8 é maior) estão cada vez mais presentes no ramo comercial, substituindo o modelo antigo de lâmpadas. Isso acontece pelas inúmeras vantagens que o material proporciona, como:

  • Alta eficiência de iluminação;

  • Proporciona uma iluminação uniforme e intensa;

  • Alta durabilidade;

  • É um produto 100% sustentável;

  • Disponível em diversas tonalidades para várias aplicações;

  • Proporciona até 60% de economia de energia.

Além desses pontos, o principal benefício é a redução brusca do consumo, que interfere diretamente na conta de energia e também na sustentabilidade.

A manutenção desse equipamento normalmente é dedicada à fonte para LED (Light Emitting Diode – Diodo Emissor de Luz) que tem como principal objetivo regular a tensão que é transmitida para este equipamento.

As lâmpadas de LED consomem energia contínua, e qualquer alteração na rede pode comprometer o funcionamento das lâmpadas, sendo assim a fonte tem a função de realizar o equilíbrio da rede antes que a energia chegue na lâmpada, garantindo assim sempre um alto desempenho e máxima segurança.

Como vimos, é extremamente importante contar com os materiais elétricos em americana sp para garantir a segurança e economia em um comércio.

Combatendo incêndios

A principal preocupação das empresas atualmente é no combate aos incêndios, se prevenir é extremamente importante, emitindo o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) para garantir a segurança estrutural, mas garantir que caso aconteça o incêndio ele seja combatido de forma adequada é imprescindível.

Vamos ver os equipamentos mais adequados para esse procedimento.

Porta corta fogo

Esse equipamento é feito com várias folhas de material anti-chamas, que não permitem a proliferação do fogo, além disso a dobradiça para porta corta fogo também é anti-chamas e tem a função de “mola”, fechando a porta sempre que for deixada aberta, garantindo maior segurança.

Essa porta, normalmente, é instalada em áreas com produtos inflamáveis ou corrosivos, para garantir que as chamas não cheguem naquele local pois poderiam se proliferar ainda mais rápido, e também é aplicada em acessos para escadas, permitindo a locomoção das pessoas em caso de incêndio.

A manutenção e o conserto de porta corta fogo são de extrema importância, caso alguma dobradiça não funcione corretamente ou se a porta apresentar algum tipo de desgaste, é necessário procurar um profissional de manutenção imediatamente.

Extintores

Existem muito modelos de extintores e cada um deles é direcionado para um tipo de incêndio, esses modelos são separados por classes, e respondem à incêndios iniciados por materiais inflamáveis, por materiais de alta combustão e até de produtos químicos.

Um dos pontos sobre esse material que mais merecem atenção é o posicionamento, os extintores devem estar sempre a vista, em locais visíveis e de fácil acesso, além de corretamente sinalizados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *