Dicas de montagem e manutenção elétrica em um prédio ou casa

As construções, como o passar do tempo, começam a demandar alguns cuidados de manutenção. Elas são importantes para evitar que o imóvel, seja este uma casa ou prédio, se deteriore com o tempo e passe até mesmo a se tornar uma ameaça.

Uma das prioridades na manutenção de um imóvel é sua parte elétrica. A eletricidade precisa estar presente em todos os imóveis, mas para que isso funcione da maneira certa, essas instalações precisam estar em boas condições.

Neste artigo nós falaremos um pouco sobre a importância da manutenção elétrica e dar algumas dicas. Confira.

A importância da manutenção elétrica

Muitos imóveis acabam apresentando grandes problemas em suas instalações elétricas por falta de manutenção. A manutenção é importante para garantir não apenas que equipamentos eletrônicos funcionem corretamente, como também para garantir a segurança de todas as pessoas que circulam ou convivem no local.

Criar o hábito de inspecionar e realizar a manutenção da rede elétrica periodicamente pode identificar diversas falhas antes mesmo que elas aconteçam, caso contrário, os gastos com o conserto da rede elétrica por falta de manutenção podem ser ainda mais expressivos. Além disso, essa manutenção traz benefícios como:

  • Aumento na economia;
  • Segurança patrimonial;
  • Segurança das pessoas;
  • Maior confiança.

Essas são apenas algumas razões e vantagens para realizar periodicamente a manutenção da rede elétrica de sua construção.

No próximo tópico falaremos um pouco sobre alguns componentes da instalação eletrica dentre outras informações. Acompanhe.

Um pouco mais sobre as instalações elétricas

Quando falamos em um sistema elétrico de uma construção, falamos de diversas partes que compõem desse sistema.

Para que possamos fazer funcionar todos os equipamentos elétricos que fazemos uso, precisamos compor o sistema elétrico perfeitamente, fazendo uso de todos as suas partes importantes.

Portanto, se você tem alguma dúvida sobre isso, neste tópico falaremos sobre alguns pontos importantes das instalações elétricas.

O disjuntor para tomadas é uma das partes mais importantes, pois é ele que exerce a função de interruptor automático, que protege a instalação elétrica contra os danos que podem ser causados por conta de curto-circuito ou uma sobrecarga elétrica.

Os disjuntores ficam localizados na caixa de força, e é preciso que haja um para cada componente da instalação, como tomadas, chuveiros entre outros.

Mas, o sistema de rede elétrica de uma construção vai muito além dos disjuntores. A fonte de alimentação, por exemplo, é um equipamento utilizado para alimentar cargas elétricas, pois cada dispositivo eletrônico necessita de uma fonte que forneça energia.

Esta energia varia de acordo com a carga que cada equipamento necessita. As fontes transformam a corrente alternada em corrente contínua, com a tensão que o equipamento necessita. Esse equipamento é muito utilizado para ligar equipamentos como os computadores na tomada.

As fontes de energia atuais possibilitam que as pessoas escolham a maneira como consumirão eletricidade. Existem diversas alternativas, como a energia renovável, proveniente do uso dos raios solares.

Esse tipo de energia possui as mesmas capacidades que a energia comum, no entanto, a energia solar é sustentável, não prejudicando o meio ambiente. Por meio dela, equipamentos como elevadores podem funcionar normalmente, sem apresentar nenhum tipo de risco para os usuários.

Aliás, por falar em elevador, este equipamento se faz necessário em diversas construções, no entanto, para fazer a instalação de elevadores em prédios antigos, é super importante verificar se o prédio possui condições para isso.

A maioria dos edifícios antigos pode receber a instalação de elevadores, mas mesmo assim é importante contratar uma empresa responsável e um engenheiro elétrico para verificar as reais condições do prédio.

Uma instalação incorreta pode custar a vida de algumas pessoas, portanto, o ideal é contar com o apoio de profissionais que entendam do assunto.

Aliás, antes de pensar em instalar elevadores, toda a estrutura do prédio precisa estar em ordem, sendo importante a emissão de avcb atestando essas condições. Este laudo emitido pelo corpo de bombeiros alega que o edifício possui plenas condições de uso, estando com sua estrutura bem conservada. Isso garante a segurança de todos os usuários do edifício.

Como você viu, as instalações elétricas possuem diversos componentes que fazem parte de sua estrutura e realizar a sua manutenção é muito importante.

Com essas informações fica mais fácil cuidar da parte elétrica de sua construção, garantindo a segurança de todos e o funcionamento correto dos equipamentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *