Elementos necessários para um bom desenvolvimento da construção

Uma construção tem muitas etapas e processos que são fundamentais para que o projeto tenha uma boa execução. Assim, do tipo de fundação escolhida até a montagem de painel de comando elétrico, a construção vai ganhando forma e materialidade com eficiência e segurança.

Uma obra também é composta por elementos burocráticos, como a emissão de laudos técnicos e licenças de construção que são feitas antes da execução da obra. Mais ainda, há procedimentos que são feitos após a obra, como a vistoria do corpo de bombeiros, de modo a verificar a segurança das estruturas.

Neste artigo iremos falar sobre os elementos operacionais da obra, como os equipamentos para locação, os tipos de sondagem de solo e outros componentes específicos para que a obra tenha um bom desenvolvimento.

Locação de equipamentos

Em uma construção, uma das grandes preocupações é o orçamento. Afinal, o orçamento é de grande importância para que os mais diversos projetos consigam ter sua execução feita.

Para que uma obra funcione de forma adequada é imprescindível o uso de máquinas e ferramentas. Por vezes, no entanto, a compra desses equipamentos é bastante custosa e com o passar do tempo esses equipamentos entram em desuso e em desatualização.

Uma forma de conseguir um orçamento otimizado e com o uso de ferramentas e máquinas, como central dosadora de agregados e retroescavadeiras, é a locação de equipamentos.

A locação garante diversos benefícios, principalmente o do menor investimento. Com a locação é possível fazer o levantamento de gastos, traçar o tempo de execução e prever quais ferramentas irá utilizar.

Com isso, será possível alocar no orçamento os itens de forma mais otimizada.

Abaixo falaremos de algumas vantagens do uso da locação de máquinas e ferramentas que podem ser usadas desde a construção de tratamento de agua residual, até a elaboração de residências e indústrias.

1. Variedade dos equipamentos e máquinas

Uma das grandes vantagens da locação de máquinas e ferramentas é a variedade de equipamentos existentes.

Essa variedade permite que as obras tenham equipamentos e máquinas corretas para cada etapa. Podemos lembrar também que há empresas especializadas em alguns equipamentos.

Há uma enorme quantidade de equipamentos e ferramentas, como:

2. Menor investimento

Outra grande vantagem da locação é o menor investimento em relação a compra de equipamentos.

Ao evitar o custo com a compra, o orçamento da obra fica mais dinâmico e livre, de modo que a obra só use ferramentas e máquinas de qualidade e modernidade, disponível apenas na modalidade de aluguel.

Sondagem de solo

Para que uma obra se desenvolva, além do uso de equipamentos é preciso conhecer o terreno para que as fundações e os alicerces sejam construídos de forma adequada.

O conhecimento do terreno é uma investigação geotécnica, conhecida como sondagem de solo.

Assim como os equipamentos para tratamento de água e efluentes permite que a água seja conduzida de forma correta ao tratamento, a sondagem de solo permite que as fundações e a estrutura da obra sejam fortes.

As sondagens de solo são feitas com amostras do solo e por meio de ações como perfuração para definir a tensão que o solo pode aguentar.

Há alguns tipos de sondagens de solo, como sondagem à percussão SPT, sondagens mistas, sondagens rotativas e sondagens geofísicas.

Abaixo falaremos com mais detalhes sobre alguns desses tipos de sondagem.

1. Sondagem à percussão SPT

A sondagem à percussão SPT (Standart Penetration Test) é a mais usada e a mais indicada para identificação e classificação do solo.

A grande característica dessa sondagem é a determinação do índice de resistência à penetração do solo, permitindo a análise correta da estratigrafia e definindo outras informações como o local exato do aparecimento de água.

2. Sondagem rotativa

A sondagem rotativa permite conhecer os tipos de rochas que não foram penetrados com a sondagem à percussão.

Por meio da retirada de amostras da rocha, que são conhecidos como testemunho, é possível conhecer o perfil geológico de cada furo.

Com isso conseguimos entender que uma obra tem diversos componentes para que sua execução seja eficiente e bastante segura.

Desse modo, para que um projeto seja um sucesso, é preciso bastante atenção aos detalhes, um planejamento adequado, a estipulação de um orçamento dinamizado, tudo para que o projeto tenha toda atenção e cuidado, sendo executado de forma correta.