Equipamentos importantes no canteiro de obras

Máquinas pesadas — desde retroescavadeira até guindastes — são uma grande pedida no canteiro de obras. Sem o equipamento adequado de terraplanagem e máquinas pesadas, grande parte de infraestrutura moderna seria impossível de construir.

Mas o equipamento pesado também é inerentemente perigoso. O tamanho e o peso de uma peça de maquinário a diesel pesado significam que mesmo um pequeno erro pode ser fatal.

A falha ou mau uso de equipamentos pesados, como o caminhão munck para alugar, ​​é uma das 10 principais causas de mortes no local de trabalho, de acordo com a OSHA (Occupational Safety and Health Administration).

Quer você esteja construindo estradas, escavando um novo local de trabalho ou construindo um novo edifício, as dicas a seguir ajudarão a manter seus trabalhadores seguros:

  • Invista em treinamento;
  • Inspecione todas as suas máquinas regularmente antes da operação;
  • Não corra;
  • Comunique-se eficazmente no seu local de trabalho;
  • Minimize as distrações dos funcionários;
  • Seja vigilante sobre os perigos potenciais do local de trabalho.

1. Invista em treinamento

Qualquer um que opera um equipamento pesado, ou trabalha com transporte de equipamentos pesados, deve ser certificado e treinado para usá-lo.

Isso inclui, simplesmente, mover um equipamento para uma nova área — mesmo que nada mais complexo seja necessário, você nunca deve permitir que um operador não treinado entre na cabine de um equipamento pesado.

Certifique-se de que todos os seus funcionários que operam equipamentos pesados ​​tenham uma compreensão completamente abrangente de como a máquina funciona.

Além, do que fazer em situações de emergência e as medidas corretas de segurança que eles precisam tomar durante a operação do equipamento, até mesmo de um caminhão para caçamba de entulho.

2. Inspecione todas as suas máquinas regularmente antes da operação

Uma máquina danificada é uma máquina perigosa. Se um componente crítico de um equipamento pesado falhar enquanto estiver sendo operado, isso pode levar a uma situação muito perigosa.

Por exemplo, se os freios falharem em um caminhão basculante ou em outro equipamento pesado enquanto ele estiver se movendo em velocidade, isso poderá causar danos significativos à estrutura e ao equipamento ao redor, além de mutilar ou matar seus trabalhadores.

Se um guindaste danificado falhar, a carga do gancho pode derrubar e destruir qualquer coisa em que ele cair, incluindo seus funcionários.

Certifique-se de que os operadores do seu equipamento inspecionem os fundamentos — como freios, níveis de fluido, pneus, faróis e assim por diante — todos os dias, principalmente, se você é um empresário do ramo de locação de equipamentos.

3. Não corra

Você pode ficar tentado acelerar as coisas correndo ao operar equipamentos pesados, ou você pode pular as verificações de segurança e dizer aos operadores para se apressarem com a pressão dos prazos de entrega.

Mas isso é contraproducente. Apressar-se, particularmente ao operar equipamentos pesados, resultará em erros que lhe custarão ainda mais tempo.

4. Comunique-se eficazmente no seu local de trabalho

A comunicação é fundamental ao operar equipamentos pesados. Certifique-se de que todos os trabalhadores da área saibam quando um veículo está ocupado e em operação.

Use um contramestre de construção e observadores para manter as áreas de perigo em torno de um veículo livre – para manter os trabalhadores afastados da área de varredura de um carregador frontal, por exemplo.

Torne as responsabilidades pela comunicação claras entre todos os operadores de equipamentos. Além disso, crie diretrizes, procedimentos e políticas de segurança claros e abrangentes — e defina as penalidades para a violação desses procedimentos.

5. Minimize as distrações dos funcionários

Se você ainda não possui uma política firme de “sem celulares” no seu local de trabalho, agora é a hora de implementar uma. Canteiros de obras são lugares perigosos, e há muitos obstáculos e outros perigos que podem ameaçar qualquer um que esteja distraído enquanto caminha — ou operando uma máquina.

O uso do celular deve ser limitado apenas ao tempo de pausa e às áreas externas ao local da construção. Essa é a melhor maneira de minimizar as distrações e causar danos a seus funcionários.

6. Seja vigilante sobre os perigos potenciais do local de trabalho

Essa dica final tem a ver com qualquer possível risco no local de trabalho que possa representar uma ameaça ao seu equipamento, ao operador do equipamento ou a outros trabalhadores.

Esteja ciente das ameaças em potencial — como linhas de energia perto de um guindaste ou de uma carregadeira frontal, andaimes que podem ser danificados por maquinário pesado, valas ou grandes quedas onde um operador possa acidentalmente dirigir um equipamento e outros riscos.

Use as práticas recomendadas de sinalização adequada para marcar esses tipos de riscos e garanta que seus funcionários estejam cientes deles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *