Estabelecimentos: Alguns dos serviços importantes para sua infraestrutura

A água que chega às casas, empresas e demais tipos de estabelecimentos é submetida a uma série de tratamentos que possuem o objetivo de reduzir a concentração de poluentes até não apresentarem mais danos à saúde humana.

Numa empresa de tratamento de água, o primeiro processo pelo qual a água é submetida é a coagulação, quando ela recebe uma dose de sulfato de alumínio, que une as partículas de sujeiras.

Em seguida, é feita a floculação, quando o processo de aglutinar as impurezas continua dentro de tanques de concreto, com a água sendo movimentada.

Nessa etapa, as partículas se tornam flocos de sujeiras que se decantam durante o processo, ou seja, por meio da ação da gravidade, elas vão para o fundo dos tanques, se separando da água limpa. Todo esse método é realizado para que o líquido se torne agua potavel, ou seja, apta para o consumo.

Depois de decantada, a água é filtrada por aparelhos bem grandes com camadas de seixos e de areia, com diferentes granulações e carvão mineral.

Durante essa etapa, as impurezas que conseguiram sobreviver às primeiras etapas ficam retidas. Para finalizar, a água passa pelo processo de desinfecção, com adição de cloro que elimina organismos nocivos à saúde. O cloro pode ser adicionado em forma de hipoclorito de sódio, cloro gasoso ou dióxido de cloro.

O fluossilicato de sódio ou ácido fluorssilícico é adicionado na água na fluoretação, minimizando os riscos cárie dentária, principalmente durante a formação dos dentes, da infância até a adolescência.

Por fim, a água sofre a correção de ph para que seja neutralizada e não cause danos à tubulação da rede e das casas e estabelecimentos e chegue até a pia, chuveiro e filtros. Todas essas etapas levam, ao todo, em média, cerca de meia hora.

Estabelecimentos: Tratamento de esgoto

Abaixo segue uma lista com as principais funções do tratamento dos esgotos domésticos:

  • Remoção do material sólido;
  • Redução da demanda bioquímica de oxigênio;
  • Exterminação de micro-organismos patogênicos;
  • Redução as substâncias químicas indesejáveis.

Existem também três classificações das unidades, que são:

  1. Tratamento preliminar: gradeamento, remoção de gorduras e remoção de areia;
  2. Tratamento primário: tratamento preliminar, digestão do lodo, decantação e secagem do lodo;
  3. Tratamento secundário: tratamento primário, tratamento biológico, decantação secundária e desinfecção.

Estabelecimentos: Algumas doenças causadas por água contaminada

A água que não recebeu tratamento adequado pode causar diversas doenças, sejam elas provenientes de parasitas, vírus ou bactérias. As doenças mais comuns que são causadas por parasitas são:

  • Amebíase: Acontece por meio da água contaminada com cistos provenientes de fezes humanas;
  • Esquistossomose: O contágio é feito por meio do contato direto com água onde há larvas provenientes de caramujos contaminados;
  • Ascaridíase: O contágio é feito por meio do consumo de água onde há o parasita Áscaris Lumbricoides;
  • Giardíase: O contágio é feito através do consumo de água onde há o parasita Giárdia Lamblya.

Já a hepatite viral tipo A e poliomielite são doenças adquiridas por meio do consumo ou banho com água contaminada por fezes ou urina humanas, e são causadas por vírus. As doenças mais comuns causadas por essas bactérias são:

  • Meningoencefalite;
  • Cólera: a pessoa se contamina ao ter contato com água contaminada por fezes ou vômito de algum indivíduo contaminado;
  • Leptospirose: urina de ratos contaminam a água que, se consumida, pode causar a doença;
  • Febre Tifoide: ingestão de água ou alimentos contaminados.

Existem diversas outras doenças que são causadas por água contaminada. Porém, o saneamento ainda não é uma realidade presente em todos os locais do Brasil.

Por isso, muitas pessoas ainda são vítimas desses tipos de doenças. Mas, a tendência é que cada vez mais pessoas tenham acesso ao saneamento, diminuindo a incidência da contaminação. Principalmente crianças e idosos devem tomar cuidado com o consumo de água.

Estabelecimentos: O que é o laudo de estanqueidade?

laudo de estanqueidade de gás é um tipo de documento que detalha todo o procedimento adotado por um profissional ou empresa que desempenha alguma atividade.

Nesse laudo, todas as informações, principalmente aquelas que dizem respeito a execução detalhada, incluindo os trechos que receberam a checagem, devem constar.

Ou seja, é um documento que faz um raio x do serviço prestado. O alvara de funcionamento de diversas empresas depende desse laudo.

Como é o caso do sistema de sprinklers, que serve para certificar que uma corporação possui sistemas de proteção contra incêndios.