Vigas em ferro e suas vantagens

As vigas de ferro ou outros materiais consistem em elementos estruturais que comportam cargas verticais. Ela compõe o sistema laje-viga-pilar com o objetivo de fazer a transferência do peso vertical que é recebido pela laje para o pilar. Uma outra função é fazer a transmissão de uma carga concentrada, em caso de servir de apoio a um pilar.

As vigas podem ser de madeira, ferro, concreto ou viga de metal preço acessível. Em suma, a viga faz com que o peso da laje seja distribuído aos elementos de toda a construção, como paredes e colunas.

A engenharia estrutural é a área da engenharia civil que estuda as tensões que são recebidas pela estrutura e também faz o estudo do seu dimensionamento.

Existem no mercado diversos tipos de vigas de ferro, como a viga tipo i, tipo w, tipo u, tipo l, tipo h, entre outras. ( “I”, “W”, ”U”, “H”, “L”). Por possuir tantas variedades, as vigas são materiais muito utilizados, devido à sua versatilidade e também à sua resistência.

Cada modelo de viga é indicado para um determinado tipo de projeto, dependendo da sua função. Por isso, é importante saber quais são as principais utilidades de cada um para entender quais dos modelos se encaixa melhor às suas necessidades e perfil da sua construção.

As vigas possuem laminação em aço ASTM-A-36 ou ASTM-A-572gr50. A coluna de ferro é muito usada em construções, sendo encontrada em construções que vão desde casas, prédios, indústrias, até pontes, usinas geradoras de energia e outras construções civis. Dessa forma, as vigas estão presentes em:

  • Esquadrias;
  • Portões;
  • Implementos agrícolas e rodoviários;
  • Escoamentos;
  • Equipamentos de transporte;
  • Estruturas metálicas.

Alguns tipos de vigas de ferro

Como é necessário conhecer um pouco mais sobre as características dos variados tipos de viga, separamos alguns detalhes para que você entenda as principais diferenças entre elas e o uso mais indicado para cada modelo.

A viga de ferro u possui uma grande quantidade de bitolas, que permitem muitos encaixes e ligações. Já a viga i, possui o formato descrito pelo seu nome e serve, principalmente, como uma estaca que suporta o peso da estrutura de uma edificação.

A viga w, por sua vez, é muito usada no estaqueamento em fundações, e possui uma semelhança com a viga u: um grande número de bitolas que auxilia nos encaixes e acabamentos.

A sustentação e a segurança de prédios e outras construções estão diretamente ligadas ao uso das vigas. Sendo assim, elas são de fundamental importância em uma obra.

É essencial que a compra das vigas seja feita em uma loja que fornece produtos confiáveis e de alta qualidade. A viga de ferro preço pode variar entre diferentes estabelecimentos, é indicado uma pesquisa prévia, tanto para garantir a compra de um bom produto, quanto para aproveitar o melhor custo-benefício.

Modelos de vigas

Os três tipos de vigas mais encontrados nas edificações são: viga em balanço, viga biapoiada ou viga contínua. A principal diferença entre elas está na forma como se ligam aos seus apoios.

A viga em balanço só possui um apoio, ou seja, toda a carga que ela recebe fica em apenas um ponto de fixação. Já a viga biapoiada faz a distribuição da carga em dois apoios.

Esse tipo de viga pode ser simples ou engastada e é muito usada em viadutos e pontes. Por fim, a viga continua é aquela que possui diversos apoios.

As vigas que são feitas em concreto armado possuem sua dimensão conforme a resistência da sua ferragem longitudinal à tração, ou seja, a resistência a tração do concreto não é levada em consideração por ser muito baixa.

As vigas de concreto armado possuem ferragens secundárias que são distribuídas transversalmente ao longo da sua seção, sendo conhecidos como estribos. O seu principal objetivo é levar as forças cisalhantes até os apoios.

Quando se faz o dimensionamento das vigas de concreto que são fundidas com a laje, a compressão pode levar em consideração apenas parte da laje junto à viga, fazendo com que haja uma redução da quantidade de ferragem para ter resistência aos esforços compressivos.

As indústrias siderúrgicas são as responsáveis por fazer a fabricação das vigas de ferro, que depois são distribuídas para diversos fornecedores.

Pesquise sobre os modelos de viga, onde encontrá-los por um preço justo, atendendo aos requisitos de segurança e qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *