Ferramentas do dia-a-dia

Se você trabalha em um meio que necessita de ferramentas, entenderá o título deste texto de primeira. Isso porque ferramentas para o dia a dia são as mais utilizadas em muitas situações, ou seja, as mais versáteis.

Sabemos que nesse meio, seja da marcenaria, industrial ou construção civil, há muitos tipos de elementos que compõem esse quadro, porém há algumas que são utilizadas por todas essas ramificações.

E hoje falaremos sobre elas, quais são, para que seja possível entender a tamanha importância que elas possuem para esses locais. Além disso, falaremos também sobre essa enorme versatilidade.

Para que você entenda e saiba mais também, acompanhe o texto, pois elucidaremos todas essas dúvidas e informações que você veio procurar sobre ferramentas gerais e a utilidade delas para os profissionais. Leia e confira.

Brocas

Primeiramente falaremos sobre um produto que é utilizado em todos os tipos possíveis de materiais, assim como em segmentos. Ela é a broca, que é uma ferramenta cortante que é usada para fazer furos em formatos cilíndricos.

Seu funcionamento é dado por meio de um maquinário especializado, a maioria das vezes uma furadeira, que faz com que essa broca gire no material que será trabalhado e o perfure para que o furo possa ser utilizado.

Falaremos sobre três tipos de brocas, que é a broca metal duro, a para porcelanato e o modelo para vidro. A metal duro é muito utilizada em aplicações de usinagem, que é a área que lida com peças metálicas.

Por isso, ela é mais robusta e possui uma enorme resistência mecânica. Ela ajuda  a dar acabamentos em peças e outros artigos que são compostos de aço, metal, ferro, entre outros materiais semelhantes.

Esse mercado possui uma alta demanda dessa broca e preza pela integridade de seu corpo e todos os acabamentos e modificações que ela pode fazer em qualquer peça que necessite de seus serviços.

Já a broca para porcelanato é diamantada e possui variados milímetros. Ela é maciça e faz trabalhos em porcelanatos, máquinas estacionárias e bancadas. Alguns outros materiais que usam de seu corpo são:

  • Granito;
  • Mármore;
  • Cerâmica;
  • Pedras decorativas em geral.

Há muitos tipos dessa broca, e eles ajudam a finalizar todos os trabalhos que são feitos com eles, e ainda é possível diferenciar tamanhos e todos os tipos de efetivações.

Por fim, a broca para vidro é feita justamente para todos os fins de perfuração para o material em si. Ela é projetada para furar vidro, assim como porcelanas e azulejos também, pois tem seu corpo resistente e um abamento mais bonito.

Neodímio

Outro tipo e ferramenta que é muito utilizado em diversas áreas é o ímã de neodímio. Ele possui uma combinação de neodímio, ferro e boro, e conta com uma grande massa.

Ele é pequeno, porém interage com muita intensidade o campo magnético terrestre. Ele se alinha aos polos, como se fosse uma bússola, e pode destruir um HD ou qualquer outra mídia magnética.

Eles são utilizados em aplicações como fones de ouvido, motores elétricos e discos rígidos, pois possui um custo baixo e é muito forte para o funcionamento de todos os elementos que necessitam de suas características.

Tela de arame

A tela de arame é muito utilizada para variadas finalizações, porém, antes que sejam usadas, são zincadas, para que virem tela de arame galvanizado.

A galvanização é um tipo de “banho” que essas peças recebem, que é feito de zinco, para que a corrosão e à abrasão não estraguem o objeto.

Assim, elas são usadas para proteger ambientes, demarcar terras, espantar animais e outros tipos de adversidades que podem ocorrer. São encontradas em zonas rurais, porém podem marcar presença em parques, clubes, casas e afins.

Fresa

Por fim, falaremos a respeito da fresa para madeira, que é uma ferramenta usada também na usinagem, mas que pode ser encontrada em outros segmentos com facilidade. Esse elemento possui dentes e gumes alinhados simetricamente que ajudam a remover o torno.

Sua função também é dar acabamento a uma peça, finalizá-la, principalmente se for para madeira, cujo processo é mais simples.

Enfim, essas são as ferramentas gerais mais utilizadas no Brasil, para que as indústrias e todos os outros segmentos possam produzir materiais muito utilizados e consumidos pela sociedade em seus diversos setores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *