Formas alternativas de construção

Com o passar do tempo, a humanidade fez coisas maravilhosas. Os meios de comunicação evoluíram de forma impressionante, com a criação da internet e dos telefones celulares e da mesma forma a construção.

Os meios de transporte também, com aviões cada vez mais seguros e potentes. De forma geral, todas as áreas possuem tecnologias revolucionárias.

Infelizmente, enquanto tudo isso acontecia, também havia o uso indiscriminado dos recursos naturais e a liberação de substâncias poluentes e nocivas em abundância.

Hoje em dia, o resultado é preocupante e tudo o que resta é tentar impedir danos maiores e reparar os já feitos.

Na área de casa e construção civil, a forma encontrada para fazer essa reparação é a construção alternativa.

Novas soluções são pensadas, com menos desperdício, descarte adequado de substâncias e materiais, uso de material reciclável ou reciclado, dentre outras medidas.

Neste artigo, você vai saber mais sobre isso, com detalhes de como utilizar formas alternativas de construção sem perder em qualidade.

Materiais alternativos

casa de alvenaria é a mais comum para construção, pode ser vista na grande maioria dos projetos. No entanto, segundo dados da prefeitura de Santa Maria (uma cidade brasileira localizada no Rio Grande do Sul), 30% dos resíduos produzidos são da área de construção civil.

Sobretudo quando há execução mal feita do serviço de construção em alvenaria, o desperdício de material é enorme.

Por isso, o uso da alvenaria estrutural é tão positivo, considerado mais sustentável e evitando desperdícios. A alvenaria estrutural é um tipo de construção que não utiliza vigas e pilares de sustentação.

A própria parede sustenta a casa. Isso porque as paredes são feitas de blocos de concreto, com técnicas próprias para que sirvam de estrutura.

Esse método de construção deixa o processo mais rápido, mais barato e, sobretudo, mais sustentável. Ele é cada vez mais utilizado no Brasil.

O único ponto negativo é que, nesses casos, é impensável derrubar a parede da casa para reformas. Derrubar as paredes pode significar desmoronamento da construção.

O granilite é um material formado por cimento, areia e água com partículas de granito, mármore, quartzo e outros minerais.

Se você está procurando por um revestimento de piso resistente e composto por pedras naturais, o granilite é a melhor opção.

Ele pode ser considerado um material sustentável, pois permite que o granito, o mármore, o quartzo e outros minerais sejam reutilizados.

É uma forma de fazer um material bonito e útil com o que seria considerado sem valor.

granilite preço é muito inferior ao preço desses materiais e ele apresenta muitos padrões visuais e, quando polido, tem um aspecto espelhado impressionante.

O granito lavado ou fulgê possui relevo e seu uso em banheiros é comum, com um aspecto de pedra decorativa muito bonito. Além das vantagens estéticas, é um material resistente, fácil de se limpar e durável.

O reuso do palete

Os paletes são estrados de madeira utilizados no transporte de carga, em máquinas chamadas de empilhadeiras ou paleteiras.

No segmento de logística, nas indústrias e na construção civil, o uso de paletes é constante e, como muitas vezes são descartáveis, a produção de lixo é preocupante.

Muitas pessoas enxergaram oportunidades nesse cenário, afinal os paletes que não mais serviam para o transporte de cargas ainda podiam ser usado em diversas outras aplicações.

Com isso, foram criados os moveis de pallet. A estética rústica desses móveis atrai muitas pessoas, que complementam o ambiente com outros itens em madeira, paredes com ranhuras, pedras decorativas e outros itens.

Com os paletes, é possível fazer:

  • Mesa de centro;
  • Sofá;
  • Deck para área externa;
  • Cama;
  • Rack para TV;
  • Jardim vertical.

Na maioria dos casos, utiliza-se o verniz ou a resina stain para conferir propriedades importantes ao palete. O verniz serve para deixar o palete impermeável e reduzir problemas com “farpas”.

stain também impermeabiliza, mas ele é absorvido pela madeira e não deixa uma camada sobre ela. Seu aspecto, então, não é brilhante como o verniz.

Além de proteger contra a umidade, o stain oferece proteção contra fungos que possam se instalar na madeira.

Também é possível pintar com tintas especiais, mas isso prejudica um pouco a estética dos móveis de palete. A intenção é que a decoração seja rústica, esses itens devem parecer ser exatamente o que são.

Por fim, a conclusão é que existem muitas formas de reduzir os impactos ambientais negativos em construções. Desde a estrutura da casa até os seus móveis: há uma alternativa sustentável para tudo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *