Guia geral da pintura predial

O mundo de obras e reformas vai além de construção industrial. Esse segmento é muito amplo e proporciona diversas possibilidades para todos as áreas, pois, como sabemos, independentemente da edificação, ela necessitará de diversos serviços ao longo dos anos – como a pintura.

Principalmente em locais que possuam rotinas mais duras e agressivas, que de certa forma, até indiretamente falando, proporcionam essa degradação de uma forma muito mais rápida, dependendo do tipo de elemento que é lidado no interior, assim como a qualidade de materiais.

Hoje iremos falar sobre um tipo de serviço que é muito usado para proteger o local, que é a pintura predial, feita em edifícios de todos os tipos, ramos e segmentos, que necessitam sempre de cuidados.

Então para que você possa saber mais sobre todos esses elementos e o que eles proporcionam para os prédios em si, acompanhe o texto e entenda como funcionam, o que são e todos os seus pontos altos.

Pintura predial

Conhecida também como pintura de fachada, esse tipo de trabalho deve ser pensado de forma longa e durável, pois não deve ser feito de pouco em pouco tempo, pelo menos não deveria, pois tem que ser muito resistente.

O prédio em si é um local muito grande que necessita de todos os tipos de manutenção e, por isso, essa é uma de várias que estarão sempre na lista de prioridades. Ela é necessária quando o tempo sem manutenção já for grande e o prédio já se encontrar com descoloração de cor, desbotado e feio.

A pintura de fachada de prédio necessita de um planejamento prévio para que possa ser feita, pois é algo realmente trabalhoso e que precisa de pessoas extremamente especializadas que possam fazer isso com produtos adequados e, claro, com segurança.

Alguns dos benefícios desse tipo de pintura são:

  • Melhoramento na estética;
  • Lembre-se que o estado do prédio é um cartão de visitas;
  • Na pintura é possível reconhecer rachaduras e outros problemas;
  • Valorização do imóvel.

Ou seja, é como se fosse uma enorme pintura de parede, para que possa melhorar sempre o aspecto do ambiente e fazer com que as pessoas tenham vontade de trabalhar ou morar em um local bonito e bem cuidado.

Lembrando, novamente, que não é somente uma pintura estética, mas pode ser um ótimo e enorme alerta sobre fissuras, rachaduras e outros diversos problemas que podem prejudicar a estrutura de forma grave.

Impermeabilizar

Porém, antes que o local possa ter a tinta aplicada, é necessário que passe por uma impermeabilização e um tratamento. Pois somente a tinta não faz com que o prédio fique totalmente coberto por anos.

Ele será limpo primeiro, após isso, irá passar por métodos impermeabilizantes conhecidos, para que seja possível servir como uma base, chamado primer que é uma camada de produto antes da tinta.

É basicamente o mesmo produto impermeabilizante para laje que irá fazer com que infiltrações, exposições e corrosões, principalmente, adversidades climáticas sejam bloqueadas ou que não atinjam tanto local quanto ocorreria se não houvesse essa opção.

Após toda a camada desse elemento ser passada em todo o prédio, é necessário esperar a secagem para que assim seja possível continuar todos o processo. Porém é algo muito necessário, que irá ajudar a proteger demais o ambiente.

Pintura

Para que a pintura possa ser feita corretamente há muitos elementos, um deles é o tubo dreno perfurado, que é um elemento composto por PEAD e possui uma aplicação totalmente versátil no mercado.

Ele, além disso, é fabricado para drenagem e segue diversos tipos de requisitos previstos nas leis e normas técnicas necessárias de cada segmento. Além disso, é realmente necessário ser criterioso, pois é um dos tipos de produtos mais importantes.

A pintura poderá ser finalizada sem nenhum problema se todos esses tipos de instruções que passamos forem seguidos com todos os detalhes.

A tinta costuma ser a chama epóxi, que é um tipo de tintura totalmente resistente e mais forte que as outras, utilizada sempre em sistema industriais.

Lembre-se também, de que há pessoas e empresas especializadas para pintar fachadas e fazer o alpinismo industrial – que é o ato de se pendurar de forma profissional nestes locais para pode fazer todos os trabalhos possíveis, como: pintar, limpar, lavar e entre outras opções variadas.