Maquinário necessário para obras agilizadas, seguras e de qualidade

O uso assertivo de máquinas e equipamentos dentro das demandas construtivas de um canteiro de obras é determinante para o sucesso de um projeto e também para garantir mais eficiência, qualidade e segurança aos trabalhadores e procedimentos operacionais.

Dessa forma, vale a pena conhecer melhor quais são os itens mais empregados no setor e como eles garantem benefícios diversos.

Afinal, desde o transporte de materiais até os procedimentos de demolição e escavação, a obtenção de resultados mais satisfatórias está diretamente relacionada com a implantação de maquinários e sistema de modo qualificado, gerando precisão e, claro, sempre obedecendo às normas regulamentadoras do setor da construção civil.

No artigo a seguir, fique por dentro de uma das normas mais importantes nesse contexto e saiba também quais são os equipamentos mais indicados para demandas de locomoção e demolição, garantindo eficiência e elevado desempenho – sem deixar de lado a proteção.

Retroescavadeiras

A retroescavadeira é um dos equipamentos mais conhecidos quando estamos falando das atividades desenvolvidas dentro dos canteiros de obras e isso não acontece por acaso.

Embora seja bastante parecida com um trator no geral, esse veículo é especial por conter na sua parte da frente uma pá e, na parte de trás, uma carregadeira.

Assim, as retroescavadeiras são fundamentais para processos relacionados com a terraplanagem, como o nivelamento de superfície e terrenos, bem como para demandas de demolição e escavação em geral, especialmente na construção de tubulações destinadas à condução de água e esgoto.

Itens essenciais e vantagens da locação

Embora as retroescavadeiras também possam ser empregadas em algumas demandas de transporte de cargas, quando há uma maior quantidade de materiais ou componentes a serem carregados, é importante contar com a robustez e o desempenho do caminhão plataforma, um veículo destinado justamente para esse tipo de locomoção.

O chamado caminhão munck também é muito utilizado para o atendimento a demandas de movimentação de cargas pesadas, garantindo eficiência, segurança total e muito mais agilidade nos procedimentos construtivos do canteiro.

Dessa forma, vale a pena se inteirar do seu uso e entender melhor sobre os benefícios que esses veículos fornecem.

Outro ponto que precisa ser observado é a conciliação entre eficácia e economia, de modo que a locação de munck e de demais itens para construção civil é ideal em diversos aspectos.

Afinal, adquirir os produtos na forma de compra pode apresentar um custo que, em muitos casos, foge do orçamento dos projetos, sem falar que as máquinas serão utilizadas por algum tempo e, concluída a obra, não terão mais utilidade e ainda irão exigir um espaço adequado para o armazenamento.

Sendo assim, entre as principais vantagens de se contar com o aluguel de itens como máquinas e equipamentos para as demandas da construção civil podemos destacar principalmente:

  • Aproveitamento do espaço;
  • Assistência técnica especializada;
  • Custo-benefício de excelência;
  • Garantia de eficácia e elevado desempenho;
  • Redução de gastos orçamentais.

A locação de lavadora de alta pressão também é extremamente vantajosa para o canteiro.

Essa máquina, também conhecida no mercado do segmento como hidrolavadora, garante que a água projetada pela tubulação ganhe a pressão necessária para uma lavagem mais eficiente e agilizada, garantindo economia de tempo e promovendo resultados mais qualificados para a obra.

Talhas elétricas

Falando em locomoção de cargas pesadas, é impossível não mencionar os inúmeros benefícios oferecidos pela aplicação da chamada talha elétrica, um componente capaz de realizar o içamento das cargas que são mais difíceis de serem locomovidas, tudo isso de forma segura e eficiente.

Com desempenho elétrico, ou seja, funcionando a partir da alimentação adequada de eletricidade, é possível utilizar as talhas para mover, levantar ou abaixar os itens

Sua principal vantagem é que o manejo correto da talha garante mais segurança e proteção a todos os profissionais envolvidos no procedimento, sem falar que é de absoluta importância para o alívio da tensão durante os processos.

Dessa forma, esse componente pode ser encontrado em diferentes contextos além da construção civil, tais como:

  • Oficinas;
  • Estaleiros;
  • Garagens;
  • Armazéns;
  • Embarcações.

Normas regulamentadoras: garantia de proteção

Um dos aspectos mais importantes a serem levados em conta quando estamos falando do canteiro de obras é a sinalização de segurança e a obediência a todas as normas regulamentadoras do setor, o que vai promover mais segurança e qualidade nos procedimentos internos.

Nesse contexto, a nr 35 é uma das mais importantes normas a serem seguidas, oferecendo medidas e soluções que tornam os trabalho executados em altura, com consideráveis condições de risco, mais seguro e preciso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *