Impermeabilização nos projetos de construção civil: saiba mais

Vazamentos e infiltrações em projetos construtivos são problemas capazes de deixar qualquer pessoa de cabelo em pé. Por isso, pensar em soluções como a Impermeabilização de piscinas com manta asfáltica e outras formas de tornar as estruturas impermeáveis, seladas e seguras contra esse tipo de situação é muito importante.

Afinal, investir em soluções que evitam problemas é muito mais prático e econômico do que lidar com as falhas, vazamentos e problemas estruturais que surgem na construção depois.

Para entender qual é o método ideal de impermeabilização dentro de um projeto, fazer um bom planejamento da edificação e suas particularidades é um caminho.

Contudo, independente do tipo de edificação ou problema que precisa ser resolvido para evitar vazamentos, é interessante saber mais sobre o que é uma solução Impermeabilizante e sua importância na prática.

Ficou curioso (a) ? Saiba que esse post pode te ajudar a entender mais sobre esse assunto.

Impermeabilização: por que é importante?

Todo investimento que torna um projeto mais seguro, com menos falhas estruturais e valoriza a edificação como um todo é importante na construção civil.

Neste contexto, a impermeabilização é uma técnica que serve para selar, vedar, corrigir e prevenir as estruturas contra problemas de vazamento e infiltração.

Há diversas formas de promover esse tipo de solução e, antes de entender qual é a que melhor se encaixa no seu projeto, é essencial contar com a avaliação de um especialista.

Se o seu projeto conta com uma área externa, com piscina, por exemplo, existe uma técnica específica: a Impermeabilização de piscinas com manta asfáltica.

Considerando que vazamentos e infiltrações são muito comuns nessa área, devido à umidade, esse tipo de solução serve para conter os problemas e impedir que as estruturas de concreto fiquem desgastadas por conta disso.

Mais do que uma técnica de prevenção ou correção de um problema, essa solução é fundamental para a preservação do projeto a longo prazo.

Na prática, a Impermeabilização de piscinas com manta asfáltica é uma técnica que é feita a partir da manta (um material asfáltico modificado e que contém outras matérias-primas como poliéster e fibra de vidro).

Essa manta é aplicada sobre a região e devido à resistência e a composição do material, se torna um produto que protege a estrutura contra perfuração, raios UV e outras situações que deterioram a estrutura e causam problemas.

Em resumo, investir neste tipo de Impermeabilizante é traz benefícios como:

  • Identificar problemas que comprometam a estrutura do imóvel;

  • Evitar que a área da piscina seja interditada;

  • Evitar desperdício do consumo de água;

  • Corrigir falhas estruturais e manter a área própria para lazer.

Independente de a área que precisa dessas técnicas ser uma piscina ou não, é importante destacar que a impermeabilização é classificada em mais de um formato.

A impermeabilização rígida, por exemplo, consiste na inclusão de aditivos químicos para a técnica e é mais indicada para locais como subsolos e galerias, que estão sempre suscetíveis às variações de temperatura.

A flexível, por sua vez, é feita com mantas e materiais que contenham polímeros ou elastômeros. Esse segundo tipo é ideal para a proteção de coberturas, varandas e áreas com piscina.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a técnica, não deixe de entender as aplicações e equipamentos que podem estar envolvidos nesse processo. Continue lendo os tópicos abaixo.

Cobertura Abre e Fecha x impermeabilização

As coberturas e telhados são partes fundamentais dentro de um projeto e que estão muito expostas às intempéries.

Dessa forma, essas estruturas também podem sofrer com vazamentos e investir em cuidados para preservação do material é importante. Especialmente no caso de Cobertura Abre e Fecha, que pode ser instalada em áreas de lazer, estacionamentos e tantos outros projetos, é interessante contar com um sistema de proteção.

Afinal, esse tipo de cobertura se destaca por ser retrátil e, diferente de outros modelos fixos, acaba sendo ainda mais exposta às condições de temperatura, raios ultravioletas e aspectos que podem alterar sua composição.

Por isso, preservar a Cobertura é uma forma de manter a beleza estética e a praticidade que as soluções retráteis trazem para o seu projeto e evitar trocas inesperadas.

Essa é uma forma de valorizar a edificação, prezar pelo conforto de quem passa por ela e também pensar na prevenção de problemas de infiltração ou alterações na infraestrutura a longo prazo.

Além das soluções retráteis, esse cuidado também pode e deve ser aplicado aos Toldos convencionais que, embora tenham uma composição distinta, são peças que não faltam em projetos de construção como condomínios e estabelecimentos comerciais.

Para realizar os serviços de impermeabilização de forma garantida, lembre-se que é importante pesquisar sobre a experiência da empresa que realiza esses serviços.

Além disso, contar com instrumentos especializados para as etapas da impermeabilização como um Moinho para laboratório – que serve para moer com precisão os materiais usados no processo – é fundamental para bons resultados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *