Engenharia geotécnica e seu impacto nas construções

A construção civil realiza diversos procedimentos que, algumas vezes, podem interferir no meio ambiente. Por conta disso, alguns profissionais precisam ser contratados, a fim de evitar prejuízos maiores tanto ambientais, como para as próprias construções.

Independentemente do tamanho da construção a ser realizada, é importante tomar esses cuidados. Se você tem alguma dúvida ou gostaria de saber um pouco mais, confira este artigo que traz uma série de informações importantes sobre o assunto.

Por que a engenharia geotécnica é importante?

Antes de falarmos mais sobre os procedimentos tomados a fim de não prejudicar o ambiente em volta de uma construção, precisamos falar um pouco mais sobre a engenharia geotécnica.

Esta área estuda o comportamento do solo e das rochas em decorrência da ação dos seres humanos. Portanto, não há construção sem um estudo geotécnico.

A geotecnia é uma área importante que impacta as construções civis, pois por meio dela é possível:

  • Prevenir desabamentos;
  • Prevenir desmoronamentos;
  • Prevenir deslizamentos;
  • Preservar lençóis freáticos;
  • Gerenciar o lixo;
  • Conter encostas.

Aliás, você sabe o que é estabilização de encostas? Trata-se de um técnica que melhora o solo, permitindo a contenção de taludes naturais, utilizando chumbadores, concreto projetado e drenagem.

Esse procedimento da geotecnia contém taludes de escavação e taludes naturais que possam vir a existir nas áreas de construção. O talude natural é aquele contido por meio da estabilização de encostas.

Outra técnica utilizada é a aplicação de concreto projetado. Trata-de de uma técnica de melhoria dos solos, que acaba por permitir a contenção de taludes.

Isto só é possível por meio do uso de chumbadores, que promovem uma estabilização, após isso é aplicado o concreto projetado, o que resulta em uma melhor drenagem. É uma técnica muito aplicada para implantação de subsolos, taludes sem estabilidade satisfatória ou rompidos.

Outros procedimentos importantes para o ecossistema

Mas além dos procedimentos mencionados, existem outras maneiras de garantir mais preservação ambiental, antes, durante e depois da execução de uma obra.

A contratação de empresas de consultoria ambiental, por exemplo, é uma excelente maneira de garantir ainda mais preservação.

A consultoria ambiental é importante não apenas para o setor de construção civil, como para diversos outros setores industriais, comerciais, empresariais, etc. Trata-se de uma área que estuda e analisa prováveis impactos que algum projeto por provocar.

Todo setor industrial, não apenas a construção civil, assim como empresas de todos os portes, o comércio e até mesmo as pessoas precisam se conscientizar e pensar um pouco mais em desenvolvimento sustentavel. Mas você sabe o que é isso?

Desenvolvimento sustentável é definido como a capacidade de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer as necessidades das gerações futuras. Portanto, trata-se de um desenvolvimento que não esgota os recursos, garantindo-os para o futuro.

Mas para que isso seja possível, é necessário muito planejamento, e principalmente reconhecer que os recursos são finitos, ou seja, não durarão para sempre.

Os recursos, dos quais falamos aqui, são essenciais para a sobrevivência humana, portanto, o uso consciente é importante para permitir que as gerações futuras tenham acesso, e um desse recursos é a água.

Portanto, no meio da construção civil, o consumo de itens como água e areia, além de materiais diversos destinados ao uso na construção, precisa ser realizado com consciência.

É preciso reduzir o consumo e, com isso, usar menos recursos possíveis. Tanto empreiteiras como proprietários de obra precisam se conscientizar da importância em consumir com consciência, evitando, assim, o desperdício.

Aliás, para utilizar de maneira consciente, é importante realizar uma correta gestão ambiental, pois por meio desse estudo, é possível realizar um planejamento que reduzirá consideravelmente o excesso de consumo.

Reduzindo o excesso de consumo, não haverá desperdício na compra de materiais, o que irá impactar positivamente no desenvolvimento sustentável.

Você consegue enxergar agora a importância da engenharia geotécnica, bem como de empresas e instituições que trabalham para garantir a preservação do nosso ecossistema?

Precisamos ter consciência de nossos atos e da maneira como realizamos nosso trabalho no dia a dia, principalmente no que tange a construção civil.

Pensar na preservação ambiental é uma maneira de deixar um legado mais justo para as próximas gerações, além de nos garantir mais qualidade de vida no presente. Dessa maneira, é obrigação de todos nós cuidar do meio ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *