Informações relevantes para você escolher a coifa ideal

Uma coifa para churrasqueira ou para cozinha é uma peça primordial para manter o ambiente confortável, mesmo quando há alimentos sendo preparados em seu interior.

O motivo por trás disso é o fato de que este dispositivo é projetado especialmente para remover toda e qualquer fumaça produzida no ambiente, trocando-a por ar refrigerado e fresco.

Contudo, o que nem todos sabem é que escolher o modelo que será instalado no ambiente pode ser uma tarefa muito mais complexa do que muitos imaginam.

Afinal, além de haver diversos modelos no mercado, há equipamentos que exercem funções semelhantes, mas não totalmente iguais às da coifa.

Quer escolher um aparato ideal para a sua cozinha, mas não sabe por onde começar? Então confira as informações a seguir e não erre na escolha:

  1. Aprenda as diferenças entre os dispositivos

Apesar de cozinhar ser considerado um prazer para muitas pessoas, certos preparos culinários podem deixar o ambiente desagradável. Uma fritura, por exemplo, espalha o cheiro de gordura rapidamente pelo local.

Por conta disso, o mercado desenvolveu uma série de aparatos cuja função é eliminar odores e fumaça da cozinha, tornando-a agradável mesmo durante o preparo de alimentos. Porém, é preciso ter em mente que nem todos eles são coifas e que, assim, suas funções são diferentes.

No caso do depurador de ar, por exemplo, ele não conta com a chaminé presente nas coifas, o que significa que ele não troca o ar do ambiente.

Ainda assim, ele o suga, filtra e devolve em melhores condições ao cômodo. Além disso, tal aparato se diferencia por ser mais compacto, tornando-o ideal para espaços reduzidos.

Há, ainda, a possibilidade de se instalar um exaustor de cozinha. A diferença entre ele e os demais aparatos é simples: os exaustores não possuem mecanismos para retirar a gordura do ambiente. Assim, quem está acostumado a preparar muitas frituras é desaconselhado a instalá-los em sua cozinha.

  1. Invista em um modelo de qualidade

Contudo, não basta investir em um equipamento cujas funções atendam às necessidades de quem frequenta a cozinha: também é essencial que o modelo escolhido seja de qualidade. Por conta disso, ao escolher, é fundamental observar aspectos como:

  • A reputação do fabricante;

  • A experiência de quem adquiriu o item anteriormente;

  • As condições de entrega e montagem;

  • As condições da garantia.

Isso é importante pois, em muitos casos, o barato sai caro. Em outras palavras, isso significa que uma coifa para apartamento, por exemplo, pode ser bonita, ter exatamente as dimensões de sua cozinha e custar muito menos do que a média do mercado, e, ainda assim, não ser eficiente ou apresentar defeitos constantemente. Assim, é fundamental pesquisar a respeito dele.

Da mesma maneira, é preciso ressaltar que as coifas são feitas nos mais diversos materiais, do alumínio ao aço inoxidável.

Quando o orçamento permitir, recomenda-se investir em um aparato confeccionado em um material nobre e de qualidade, pois isso se traduzirá em uma durabilidade muito maior.

No caso da coifa de inox, há, ainda, um ganho de higiene: como esta liga metálica tem uma superfície muito lisa, ela dificulta o acúmulo de bactérias. Consequentemente, as chances de contaminação nos alimentos cai drasticamente.

  1. Avalie suas necessidades enquanto cozinheiro

Além das diferenças entre outros aparatos, há distinções entre as próprias coifas. Na prática, isso significa que há aparatos de diferentes potências, promovendo a trocar de ar com uma velocidade muito maior. Contudo, é preciso ter em mente que isso tem seu preço: tais modelos costumam ter um custo bem acima da média.

Assim, antes de fazer um investimento do tipo, é preciso pensar se ele compensará. Afinal, caso você não tenha a cozinha como hobby ou coma fora com frequência, por exemplo, ele não será mais do que um desperdício de dinheiro.

  1. Fique atento ao design do objeto

Por mais que coifas sejam tidas como objetos meramente funcionais, nada impede que elas se integrem plenamente ao projeto decorativo do seu cômodo. Na realidade, isso é altamente indicado: um item destoante sequer pode arruinar o apelo estético do local.

Portanto, ao procurar um aparato do tipo para a sua casa, é essencial pensar na decoração da sua cozinha. Ela é clássica? Moderna? Minimalista? Dependendo da resposta, haverá modelos mais e menos indicados para o cômodo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *