Móveis e acessórios que devem passar por limpeza

A saúde pessoal pode depender de diversos fatores ambientais, como a poluição, que atinge muitas pessoas nos grandes centros urbanos e o acúmulo de pó e sujeira em móveis e acessórios, que se torna um ótimo ambiente para a proliferação de ácaros, responsáveis por diversas doenças respiratórias.

Para evitar este tipo de problema, o ideal é manter tanto ambiente de trabalho quanto a residência, muito limpos, evitando o surgimento destes agentes de rinite, sinusite e outras doenças correlatas.

Eliminação de pó e sujeira

Vários móveis de uma casa são propícios para acumular poeira, por isso devem receber tratamentos específicos, mantendo a limpeza da melhor forma possível.

A higienização de sofá pode ser realizada de forma prática e segura, para retirar restos de pele, cabelos, pelos e outros agentes que proporcionam a proliferação de vírus e bactérias, que se aproveitam do corpo humano quando a imunidade está mais baixa.

Em casas que recebem as mais variadas visitas, este móvel é um dos maiores responsáveis na transmissão de fungos e bactérias.

O mesmo cuidado deve ser considerado com o quarto, onde as pessoas dormem.

A limpeza de colchão box deve ser realizada de tempos em tempos, pois como as pessoas costumam passar boa parte do tempo neste ambiente, deitada, o calor do corpo favorece o acúmulo de ácaros, que atacam durante à noite, e se instalam nos pelos do corpo, e principalmente no nariz.

A sala de jantar também é um local que reúne diversos atrativos para estes vilões da saúde humana. Como é um ambiente que tem muitos restos de comida, mesmo que invisíveis, os vírus e bactérias se alojam onde menos se espera.

Por isso é importante realizar a impermeabilização de cadeiras, que evita o acúmulo de sujeiras e ainda mantém as características originais da peça, em caso de derramamento de líquidos e outros tipos de sujeiras, como molhos, sucos de frutas e gordura dos alimentos.

Todos estes cuidados podem ser antecipados, logo após a compra dos móveis. Não é preciso esperar um determinado tempo para realizar a proteção dos móveis e estofados.

As empresas especializadas utilizam técnicas que protegem o aspecto natural dos tecidos e couros, quando é o caso da aplicação no móvel, que deixam com uma aparência ainda mais bonita.

Com isso, além do cuidado com a saúde de todos os moradores que utilizam os móveis, a impermeabilização ainda permite que:

  • Manchas e odores não se fixem no tecido;
  • A vida útil seja prolongada;
  • O conforto da espuma permaneça por longo período;
  • Haja facilidade de limpeza no cotidiano.

Todos estes tratamentos devem ser realizados por uma empresa especializada, que utiliza métodos específicos para cada tipo de tecido, e cada móvel utilizado em uma casa, escritório ou apartamento.

Os produtos aplicados na limpeza, se em contato com pessoas alérgicas, em seus estados brutos, podem potencializar doenças respiratórias.

Por isso, o ideal é disponibilizar um local próprio para que a empresa faça a limpeza, longe de pessoas com problemas de asma ou bronquite, por exemplo.

Proteção da parte externa

Tendo tomado os devidos cuidados, todas as outras ações que podem ser colocadas em prática, ajudam na proteção dos móveis, mantendo a aparência sempre nova e a limpeza sempre em dia.

Por isso é importante colocar cortinas e tapetes, nas janelas e nos pisos, respectivamente, para que tudo esteja de acordo com a decoração, e ainda assim proteger o ambiente, além das pessoas que moram nele.

Toda a parte externa deve ser protegida com a utilização de produtos de limpeza que facilitem a manutenção preventiva da decoração, como o uso de lustradores líquidos de móveis, para manter o brilho e também com proteção contra a incidência de raios solares.

Até mesmo a instalação de uma persiana horizontal alumínio pode facilitar na limpeza diária de um ambiente. Por ser mais fechado, ela evita a entrada de poluição e poeira nos ambientes, servindo como um protetor para os móveis disponibilizados nos diferentes ambientes.

A parte externa também pode ser responsável por proteger contra fungos e ácaros, mantendo a ventilação do ambiente de forma natural, com a disponibilização de áreas verdes nos quintais.

Caso seja impossível, como apartamentos, o uso de plantas específicas podem ajudar na composição da decoração, e ainda ajudar a ter um ar mais puro, mesmo dentro de casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *