Dicas para montar um escritório home-office

Hoje em dia são inúmeras as carreiras profissionais que possibilitam o trabalho home-office, realizado de casa ou onde o trabalhador preferir. Nestes casos, é importante ter um espaço adequado para as atividades, o que contribui bastante para a produtividade em qualquer profissão.

Além de manter o local sempre limpo e organizado, outras dicas auxiliam na montagem de um espaço que proporcione o máximo de foco e motivação. Dentre elas, estão a escolha das cores, dos móveis mais adequados e até a instalação de dispositivos para a automação de tarefas.

Dicas para acertar na escolha das cores

As cores sensibilizam a nossa percepção e têm capacidade de trazer sensações, estimulando ou desestimulando as nossas atividades do dia a dia.

Estudos mostram que a escolha de cores de tintas para os ambientes de trabalho podem afetar a produtividade e, por isso, é essencial pensar muito bem antes de tomar as decisões.

É fundamental que o ambiente tenha referências da personalidade do seu principal usuário e a cor também passa uma identidade, além de influenciar o humor. Algumas opções são:

  • Vermelho: passando vigor, energia, motivação, paixão, persistência e força;
  • Laranja: estimula a comunicação, transmite criatividade, motivação, alegria, entusiasmo, disposição;
  • Amarelo: transmite segurança, está relacionado a intelectualidade e razão;
  • Azul: transmite serenidade, aconchego e confiança, acalma e neutraliza inquietações;
  • Verde: representa harmonia, tranquilidade, adaptabilidade, compreensão, inspiração, inovação e natureza.

O branco é uma escolha que costuma demonstrar neutralidade e praticidade, além de passar a sensação de limpeza.

Entretanto, não é recomendada para ambientes de trabalho como os escritórios, porque não estimulam a produtividade, nem a criatividade, podendo causar tédio nos usuários do espaço.

O mesmo costuma valer para tons cinzentos ou escuros, criando espaços tristes ou monótonos. A consultoria de profissionais de empresa de tintas em guarulhos pode ajudar nas decisões.

Saiba como escolher os móveis para escritório

Muitas pessoas têm dúvidas com relação a que aspectos levar em conta na hora de escolher os móveis para escritório. Ergonomia, conforto e custo-benefício de cada peça devem ser avaliados e algumas dicas podem ajudar nas decisões:

  • Ter em mãos as medidas dos ambientes;
  • Preferir móveis em linhas retas;
  • Investir nos móveis essenciais primeiro;
  • Cogitar a opção de comprar móveis de segunda mão.

Mesa e cadeira

Mesa e cadeira devem possibilitar uma boa posição para as atividades. O ideal é saber qual exatamente será o uso do local, como usar notebook, instalar um computador desktop, usar para desenho, etc.

A altura deve ser adequada, o que também se aplica à escolha da cadeira ou poltrona.

Armários ou estantes

Geralmente o armario para escritorio é um item fundamental para as atividades e organização, possibilitando o armazenamento de objetos de diversas naturezas.

Os armários têm o benefício de esconderem os itens, colaborando para a composição do espaço e privacidade, principalmente.

Já as estantes são uma opção para deixar objetos à mostra no escritório, seja para facilitar o acesso ou para permitir que eles contribuam para a decoração.

A estante de aço para escritório é uma escolha com preço relativamente acessível, que confere um visual moderno e possibilita a montagem de acordo com as necessidades do local.

Invista na automação residencial

Os sistemas de automação funcionam por um conjunto de dispositivos, com o objetivo de proporcionar mais conforto e comodidade, além de ajudar a reduzir custos e aumentar a produtividade.

Algumas das ações geralmente previstas em projeto de automação residencial são:

  • Identificação de movimentação para acionamento de aparelhos, iluminação, cortinas, climatização;
  • Acionamento de músicas ou mensagens gravadas;
  • Gestão de identidades e controle de acesso;
  • Controle eficiente do acionamento e uso dos equipamentos, visando economia.

A instalação de toda a tecnologia necessária para isso pode demandar um bom investimento. No entanto, os sistemas de automação residencial podem gerar uma grande economia de tempo com tarefas simples, colaborando para aumentar a produtividade e conforto.

Além disso, o monitoramento dos recursos permite um consumo mais consciente e redução de custos a longo prazo.

Para a realização de bons projetos de arquitetura e decoração de escritórios, recomenda-se a contratação de profissionais qualificados, como arquitetos ou designer de interiores.

Além de apresentar inúmeras opções de materiais e estilos, os profissionais devem atender às expectativas dos clientes e necessidades dos espaços. Desta forma, contribuem para construções ou reformas ainda melhores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *