O papel do frete e do transporte na construção civil

Apesar de uma ou outra fase de congelamento, nas últimas décadas o setor da construção civil foi um dos que mais cresceu no cenário econômico nacional.

Os nichos mais beneficiados com esse tipo de progresso são os que prestam serviços diretamente ligados à rotina da engenharia e da arquitetura em geral.

Bem como os setores secundários e terciários que crescem em função do segmento primário, de onde surgem as demandas mais importantes.

As grandes prestadoras desse tipo de serviço podem apresentar um leque bastante variado de soluções. Nos estágios iniciais de preparação do solo e das estruturas básicas da edificação, alguns maquinários pesados são indispensáveis.

Assim, o setor de locação de maquinas terraplanagem, máquina para demolição, compactação, aterro e pavimentação se aquece paulatinamente em fases de aumento de demanda do setor.

Outros exemplos tradicionais e de serviço igualmente pesado são os dos seguintes equipamentos:

  • O trator de tipo esteira;
  • A escavadeira tradicional;
  • O trator de tipo colheitadeira;
  • A retroescavadeira hidráulica;
  • O trator retroescavadeira;
  • A retroescavadeira caterpillar;
  • O trator motonivelador, etc.

Outro segmento fundamental e que se beneficia com o progresso da construção civil é o do aluguel de equipamentos.

Trata-se, naturalmente, não apenas da locação de máquinas pesadas como as anteriormente citadas, mas também de ferramentas de trabalho relativamente leves, operadas diretamente no chão de obra e que dizem respeito a etapas mais avançadas da obra; algumas ligadas mesmo aos estágios de finalização e acabamento das edificações.

Veja abaixo os dispositivos mais comumente locados nesse tipo de negociação:

  • Andaimes de acesso a alturas;
  • Compactadores de solo irregulares;
  • Rompedores de concreto e solo duro;
  • Betoneiras de 500 litros, ou maiores;
  • Lavadoras de alta pressão elétricas;
  • Serras, furadeiras, marteletes e afins.

As vantagens desse tipo de serviço são muitas. As principais dizem respeito à segurança e assessoria de que a prestadora de serviço dispõe juntamente com os equipamentos.

Outros pontos de benefício giram em torno da variedade de portfólio, que garante equipamentos sempre de ponta de linha em termos tecnológicos, bem como de alta funcionalidade para cada tipo de trabalho, por mais específico que ele seja.

Quem faz o transporte de máquinas pesadas?

Uma vez citado o exemplo dos tratores e máquinas similares, pode surgir uma dúvida bastante prática e intrigante: essas máquinas imensas são alugadas e prestam serviços pesados por longos períodos do ano, mas quando elas dão problema qual a solução que se encontra ao alcance da empresa locatária ou da empresa locadora em termos de resolver o problema de modo eficiente e justo?

Aí é que entra em jogo o papel do transporte de máquinas pesadas. Tratam-se de veículos de enorme potência ligados a reboques e pistões conhecidos como pranchas ou carrocerias de tipo “carrega tudo”. Esses caminhões é que carregam tratores e maquinários de arquitetura e setores agrícolas.

Outro ponto delicado é que se trata de cargas da modalidade “superpesadas”, que não podem ser desmembradas ou carregadas em partes.

Não é preciso dizer que esse tipo de “caminhão carrega tudo” precisa ter uma estruturação especial e capacidades de dimensão, direção e suspensão que nenhum outro veículo poderia oferecer.

Esse ponto serve para demonstrar, igualmente, qual o nível de cuidado e segurança que esse serviço demanda. Razão por que somente empresas especializadas podem se envolver com esse trabalho.

A destinação de entulhos e a reciclagem

Outro serviço muito comum no universo da construção civil é o do caminhão para retirada de entulho.

De fato, a importância da prestação de serviços dentro desse segmento não se concentra apenas nos grandes maquinários, como os tratores, e nas soluções mais complexas como são as do transporte especial de superpesos.

Com o crescimento da consciência ecológica e da importância de conter ao máximo o impacto negativo sobre a natureza e o meio ambiente, o tema da destinação de entulhos e restos de construção tem sido cada vez mais debatido.

Embora seja um serviço muito mais simples se comparado ao do transporte de uma retroescavadeira, a simples carga e descarga bem feita de uma caçamba pode trazer benefícios incríveis em longo prazo.

De fato, o serviço de disk caçamba é um dos que mais tem crescido nesse meio. Seja devido ao aumento da conscientização, seja devido ao avanço da legislação a esse respeito.

Já catalogado como RCC (Resíduos de Construção Civil), hoje existem normas e diretrizes que determinam como deve ser feito o reaproveitamento e a devida destinação desse tipo de carga.

A lei mais famosa a respeito é a de nº 12.305/2010, do próprio Ministério do Meio Ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *