Processos importantes para construção e reforma

construção

Reformar ou construir é bastante comum no dia a dia, pois os imóveis são essenciais tanto para morar quanto para trabalhar. Mas, eles também precisam de atenção e cuidados na hora de construir, bem como manutenções que podem envolver reformas.

No entanto, muitas pessoas não conhecem todos os processos necessários para uma boa construção ou reforma e acabam deixando passar pontos importantes que acabam prejudicando a estrutura.

Contar com equipamentos, ferramentas e profissionais necessários é importante e não deve ser negligenciado. Neste artigo iremos falar um pouco sobre algumas questões você precisa se atentar em seu projeto.

Fazendo um projeto elétrico

A eletricidade é parte fundamental de nosso dia a dia e dependemos dela para várias atividades. Por conta disso, o imóvel precisa contar com um bom projeto elétrico.

Este projeto precisa trazer funcionalidade, praticidade e segurança, para que você possa utilizar a energia elétrica tranquilamente.

Fios expostos, tomadas em locais inapropriados, falta de interruptores dentre outras questões são resultado de um projeto eletrico residencial mal elaborado. Um bom projeto elétrico deve conter:

  • Circuito exclusivo para equipamentos como chuveiro;
  • Considerar futuras ampliações;
  • Circuito exclusivo de iluminação;
  • Conduítes exclusivos para TV a cabo e internet;
  • Tomadas em locais adequados;
  • Equilíbrio de carga entre as fases.

Mas, para que o projeto de eletricidade de seu imóvel possua todas essas características, é importante contar com bons profissionais e empresas.

Assim como existem engenheiros e empresas de engenharia civil, também existem os engenheiros elétricos ou empresas de engenharia elétrica.

São elas que irão determinar, com nase nas necessidades do seu projeto, qual a melhor instalação elétrica. Tentar fazer isso pode ser um tiro no pé, portanto, o melhor é ter o auxílio de um bom profissional.

Todo imóvel precisa contar com o quadro elétrico, pois ele recebe toda a energia elétrica de uma ou mais fontes de alimentação e a distribui a um ou mais circuitos.

Mas, para instalar o quadro de distribuição, é necessária a realização de um projeto prévio, para depois realizar a montagem de quadros elétricos.

Aliás, essa montagem só deve ser feita por um eletricista, pois este profissional saberá montar um quadro que alimente corretamente cada circuito, de acordo com sua necessidade.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância de um bom planejamento elétrico para seu imóvel, no próximo tópico nós iremos falar sobre mais alguns procedimentos importantes. Acompanhe.

A importância da segurança contra incêndios

Para garantir a segurança de todas as pessoas que usufruem de um imóvel, principalmente imóveis comerciais, é importante que haja mecanismos e um estrutura que previna acidentes como incêndios.

Muitos incêndios em imóveis são decorrentes de instalações elétricas precárias e falta de equipamentos para prevenção.

Pelo fato de eles serem mais comuns nos imóveis comerciais, muitos proprietários de imóveis investem em equipamentos de combate e prevenção de incêndios como extintores e alarmes.

Inclusive, para obter o AVCB corpo de bombeiros SP, os imóveis precisam contar com um estrutura que não ofereça riscos e equipamentos de prevenção. Para emitir o laudo, o corpo de bombeiros analisa se há a presença de itens como:

  • Luzes de emergência;
  • Porta corta fogo;
  • Extintores;
  • Sinalização;
  • Hidrantes;
  • Sprinklers;
  • Mangueira de incêndio.

Apresentando um bom sistema de prevenção e combate a incêndios, o estabelecimento terá em mãos o laudo AVCB que tem validade de 1 a 5 anos. Após esse período, é necessário solicitar a renovação AVCB corpo bombeiros SP.

Seu projeto também precisa estar bem estruturado no que tange à construção.

Muitas pessoas se arriscam a construir imóveis sem o auxílio de profissionais como os engenheiros e arquitetos, por conta disso, acabam executando uma construção que apresenta diversos riscos em sua estrutura.

Um dos maiores riscos são desabamentos, problemas com infiltração, inviabilidade de uso dentre outros. Portanto, para evitar que se investimento se torne um pesadelo, o ideal é procurar por empresas de engenharia civil SP.

Contando com os profissionais adequados e seguindo os procedimentos necessários, seu projeto de construção ou reforma tem segurança e qualidade garantidas.

Não se arrisque em fazer tudo por conta própria, para que você construa um imóvel de qualidade e valorizado, precisa contar com processo e profissionais indispensáveis.

Dessa maneira, ao final da construção você terá um imóvel seguro e que trará muitos benefícios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *