Segurança residencial: equipamentos para seu sistema

segurança

Uma das coisas que mais vem ocorrendo nos últimos tempos é o desenvolvimento de soluções em seguranças residenciais e de condomínios.

Principalmente por conta do número de criminalidade que vem aumentando por causa da falta de oportunidades de trabalho e de renda para as mais diversas pessoas.

Apesar disso, é imprescindível relatarmos também que soluções como instalação de cameras não são apenas a única resposta. Por conta da tecnologia, inclusive esse tipo de sistema foi revitalizado e transformado nos mais diversos formatos.

Esse artigo abordará algumas soluções desenvolvidas para o sistema de segurança residencial, e que estão em alta e que podem ir muito além do antigo elemento de monitoramento, ou então que pode agregar nesses sistemas.

Equipamentos para a proteção residencial

Muito além do controle de acesso condominio os equipamentos de segurança eletrônica permitem que os mais diversos procedimentos sejam tomados para que todos os moradores fiquem seguros.

Dessa forma, abordaremos diversos elementos que estão em alta nesse setor.

Câmeras de vigilância

As câmeras de vigilância também conhecidas também como câmeras de segurança são uma das mais importantes ferramentas para o desenvolvimento de um sistema de segurança.

Elas são importantes, pois ajudam no monitoramento de pontos específicos e podem ser espalhadas e colocadas dentro de um circuito interno de televisão.

Assim, a instalação de cameras de segurança podem ser colocados em pontos de maior fluxo de pessoas como:

  • As entradas;
  • Saídas;
  • Regiões dos fundos;
  • E qualquer outro lugar que precise de um monitoramento.

As câmeras instaladas para a segurança devem possuir os chamados sensores infravermelhos. Esses sensores ajudam na captura de imagens em ambientes com pouca iluminação, principalmente a noite, em que esse tipo de iluminação advém somente da rua.

Esses sensores são chamados também de dispositivos optoeletrônicos, garantindo que a instalação de CFTV seja eficiente.

Também é importante que esses sistemas de câmeras estejam atrelados a um sistema de gravação, que é possível por meio de um equipamento conhecido como DVR – Digital Video Recorder, para que então as imagens sejam analisadas posteriormente caso seja necessário.

Esse sistema de gravação precisa de um backup periódico e que esteja na nuvem, garantindo a segurança dos dados arquivados.

Por conta de tecnologia de hoje, os circuitos fechados de televisão não são a única forma de monitorar o ambiente, é possível realizar a monitoração por meio da internet e de aplicativos integrados a todos, o sistema de monitoramento residencial existente, facilitando assim a identificação de possíveis invasões.

Alarmes e sensores

Outro ponto importante para a segurança de residências é a utilização de sistemas de alarme. Esses sistemas ajudam no controle de prováveis invasões, e isso ocorre por meio de diversos sensores que são espalhados pela casa e que garantem que haja a detecção de pessoas.

Há alguns tipos de sensores utilizados nos sistemas de alarme são eles, os sensores ativos e os de movimento.

Os sensores ativos trabalham com o conceito de luz infravermelha, na qual se cria uma cerca que protege a casa. Nesses sistemas sempre há uma unidade receptora e uma unidade emissora.

Quando alguém passa por esse feixe no momento em que o alarme é ativado, as centrais são avisadas.

Já os sistemas de sensores de movimento são aqueles que emitem ondas de ultrassom como forma de identificação do movimento.

Geralmente é alocado em regiões específicas. Se detectar um movimento em local em que não haveria movimento, a central é ativada.

Outros tipos de equipamentos de segurança residencial

Existem outros equipamentos que auxiliam esses dois principais na capacidade de segurança de todos os moradores, no caso de condomínios e das famílias que moram em locais diversos.

Uma delas é o chamado botão do pânico. E esse botão está totalmente ligado ao sistema de alarme, mas ao invés de acionar um alarme estrondoso, ativa um alarme silencioso para a empresa de monitoramento que então aciona o resgate ou qualquer outro elemento.

Esse botão fica escondido e só o morador sabe onde está de modo que eles podem ser colocados também em chaveiros e outros pontos móveis, garantindo assim a segurança do morador.

Dessa forma entendemos que as diversas tecnologias vieram para trazer as pessoas maiores soluções, como a melhoria no controle de acesso para condomínios, algumas fáceis, outras mais complexas, mas todas para que a integridade física e moral de sua da família seja preservada com eficiência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *