Os segredos sobre planejamento de obras que você precisa conhecer

Toda obra, por menor que seja, precisa de um planejamento. Além de ajudar a programar de forma adequada todas as fases do projeto, o planejamento de obras é fundamental para garantir que a execução do projeto será feita dentro dos limites estipulados pelo cliente. 

No entanto, planejar uma obra do início ao fim é uma tarefa complexa. Por isso no artigo de hoje você confere os segredos sobre planejamento de obras que você precisa conhecer!

Por que o planejamento de obras é tão importante?

Se você é um profissional da construção civil, então certamente sabe que imprevistos são comuns no canteiro de obras. Pesquisas apontam que cerca de 25% do tempo dos profissionais responsáveis por executar a gestão de obras de um projeto é gasto apenas solucionando problemas e imprevistos. 

Agora imagine iniciar uma construção sem saber ao certo o seu tempo de duração ou até mesmo sem uma previsibilidade de custos. As chances de que você não consiga concluir esse projeto são enormes! 

Nesse cenário, um planejamento de obras bem feito pode ser o diferencial para que você consiga entregar um projeto de qualidade. Além de ajudar na elaboração de um cronograma realista de obras, um bom planejamento de obras pode ajudar no controle de gastos, no aumento da eficiência da sua equipe, na segurança de todos os colaboradores envolvidos no projeto, e claro, a antecipar imprevistos

1 – Plano de execução

Até aqui você já percebeu a necessidade de ter um plano de execução bem definido. Por isso, faça uma lista de todas as atividades, recursos humanos e materiais necessários para que seja possível executar a obra. Tudo isso, é claro, pensando no objetivo do projeto e nas vontades do seu cliente! 

2 – Custos

Construir e reformar são decisões financeiras importantes. Por isso, antes de colocar a mão na massa, é extremamente importante definir qual o orçamento disponível para executar o projeto. 

Essa etapa do planejamento é importante para que você consiga mostrar para o cliente aquilo que é possível de ser realizado dentro dos limites financeiros estabelecidos. 

3 – Cronograma de obra

Agora que você já tem um esboço de todas as atividades e insumos necessários, bem como um orçamento de obra pré-definido, é hora de colocar tudo isso em uma ordem cronológica. 

É disso que se trata o cronograma: definir cada uma das etapas de obra e as datas para a execução de cada tarefa, bem como os profissionais responsáveis por executá-las. 

Lembre-se: sem prazos bem definidos as chances de entregar um projeto atrasado são enormes! 

4 – Cálculo de riscos

Já falamos aqui que imprevistos são comuns no canteiro de obras. Por isso, é de extrema importância considerar no seu planejamento de obras possíveis riscos causados por circunstâncias imprevisíveis ou até mesmo por condições naturais. 

Isso por que esses imprevistos podem resultar em mais gastos, perda de materiais e até mesmo obras incompletas.

5 – Alterações durante a obra

É comum que após o início da execução do projeto surjam novas ideias. No entanto, esse tipo de alteração pode ser responsável por aumentar consideravelmente os custos de uma obra. 

Nesses casos, é preciso explicar para o cliente o que é viável ou não, bem como os riscos que essas alterações podem trazer para o projeto.

6 – Escolha dos materiais

Essa etapa do processo é extremamente importante para garantir a qualidade do resultado final do projeto. Afinal, cada material que você usa em uma construção tem uma parcela de responsabilidade na qualidade da obra

Por isso, na hora de escolher os materiais, não vale considerar só o preço! Fatores como a durabilidade, a facilidade de aplicação, estética e manutenção são extremamente importantes. 

O planejamento de obras exige o controle de muitas variáveis. Exatamente por isso, é cada vez mais comum no setor da construção civil o uso de ferramentas tecnológicas como o VEJA OBRA, capazes de auxiliar no registro e controle de informações do projeto.

Para conferir os benefícios da ferramenta na prática, acesse o www.vejaobra.com.br e teste grátis por 30 dias! 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *