Segurança do trabalho na construção civil: algumas considerações

Segurança

Dentro do gerenciamento de obras de construção civil é imprescindível a preocupação com a segurança do trabalho no canteiro civil. E essa preocupação é bastante relevante no Brasil que possui altos índices de acidentes graves nesse setor.

Segundo o Anuário Estatístico da Previdência Social, entre 2003 e 2017 foram registrado cerca de cinco milhões de acidentes de trabalho no Brasil. Por conta disso no Brasil, esse setor tem o maior número de acidentes e o segundo mais letal aos operários da obra.

Se formos para dados percentuais, a participação de acidentes de trabalho fatais na construção aumentou de 10% em 2007 para 16% em 2013, tendo cerca de 450 ocorrências no ano, em outras palavras, quase uma por dia.

Para a diminuição desses riscos é importante a emissão de laudo de aterramento, de combate incêndio e outros dados, além de medidas de segurança nos canteiros de obras e assim por diante. Infelizmente, ainda no Brasil há muita negligência nesses aspectos do trabalho e que coloca em risco os operários.

Esse artigo abordará causas de acidentes de trabalho no canteiro de obras e as medidas de segurança do trabalho e assim por diante.

Causas de acidentes de trabalho no canteiro de obras

Existem muitas variantes que causam acidentes como o desconhecimento de diversos elementos como o laudo NR10 e outras normas. Mas, frente a tudo isso existem algumas causas que são principais para causar acidentes e que falaremos abaixo.

Quedas de trabalhadores e materiais

Um dos acidentes de trabalho mais comuns são as quedas de materiais e de operários durante o trabalho em alturas.

Esse acidente é muito comum porque qualquer erro ou então falta de atenção pode ocasionar o acidente, gerando graves consequências, como a queda do operário e materiais que causam lesões graves aos trabalhadores.

Desorganização e falta de sinalização

Um dos principais elementos dentro de uma obra é o canteiro, afinal é onde se organiza todas as etapas da obra.

Assim, é muito importante que todas as ferramentas e materiais sejam guardados de forma adequada e bonita, além de ser altamente sinalizado, apontando para os riscos e o local de onde é material. Isso evita riscos durante a execução do serviço dentro da obra.

Além do mais organizar o canteiro de obras permite também:

  • Que o espaço seja otimizado;
  • Que ocorra menos acidentes;
  • Que as ferramentas fiquem mais fáceis de localizar;
  • Que os materiais fiquem mais fáceis de serem encontrados.

Falhas no uso de ferramentas e equipamentos

Um dos elementos que são mais usados dentro das obras são as ferramentas e equipamentos, que vão desde retroescavadeiras até betoneiras. Para isso é preciso instalação de protetor de surto eletrico.

Para que então as falhas dos equipamentos não causem problemas é necessário que os colaboradores recebam treinamentos e também instruções adequadas, além do uso de material de proteção.

Choques elétricos

Por conta do uso de diversos equipamentos elétricos os acidentes que podem ocasionar aparecem cada vez mais. Por conta disso é importante cuidar dos cabos e instalações elétricas dentro do canteiro de obras.

Além disso é importante a formulação de projeto AVCB que trata sobre o combate de incêndios e assim por diante.

Doenças de pele

Alergias e problemas de pele podem ser geradas por conta de manuseio de diversos materiais como cimento, cal, argamassa sem o uso dos equipamentos de proteção individual.

Esses problemas podem ser causados por agentes químicos presentes nestes materiais de obra, causando sério problemas de saúde nos trabalhadores.

Medidas de segurança do trabalho

Existem regras que precisam ser seguidas para que o trabalhador da construção civil tenha em seu ambiente de trabalho menos riscos.

Uma delas é a formulação do Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria e na Construção – PCMAT, que são estabelecidos pela norma regulamentadora 18, e que inclui a emissão do laudo AVCB.

Todas as obras com mais de 20 trabalhadores precisam implementar o PCMAT e providenciar o chamado ART – Anotação de Responsabilidade Técnica, que é um documento assinado por um profissional com registro no sistema do CREA.

As obras também precisam de um conjunto de funcionários que fazem parte da segurança do trabalho, com médicos, engenheiros e técnicos de segurança do trabalho.

Dessa maneira, atentando para esses fatos o ambiente de trabalho ficará muito mais seguro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *