Quais são os aspectos envolvidos em um projeto arquitetônico?

Quando pensamos em construção, já lembramos de diversos tópicos, como obras, pessoas relacionadas a esse meio e grandes maquinários. Porém, há muito mais do que isso, pois diversos segmentos são envolvidos.

Ou seja, para edificar alguma estrutura são necessários alguns pontos como tempo, trabalhadores, planejamentos, ferramentas, matérias-primas e muitos outros elementos.

Lembrando que todos eles são necessários pois cada um é uma parte da estruturação do ambiente para que ele possa, de todas as formas e segurança, ser ocupados, seja por funcionários ou moradores.

Para que você saiba os mais importantes e principais passos, iremos explicar neste artigo o funcionamento de alguns processos necessários para a realização de uma obra. Então acompanhe e saiba mais sobre o que colocar em primeiro lugar em sua lista de projetos de construção.

Demolição

Pense conosco, se o seu caso é a compra de um local mais velho ou um terreno com alguma estrutura que não te interessa, muitas vezes a resposta é demolir. Isso porque contratar uma empresa de demolição e começar do zero pode sair mais barato do que uma reforma na estrutura.

No entanto, para que esse trabalho seja feito, é necessário seguir alguns pontos para que tudo ocorra corretamente.

Primeiramente é importante obter um alvará de demolição, documento em que os pré-requisitos tem todas as informações do que poderá ou não ser demolido. Ele é proporcionado pela prefeitura e deve estar em mãos quando o processo se iniciar.

Além disso, equipamentos e maquinários são totalmente necessários no momento do trabalho e, como são especializados, somente profissionais da área devem operar as ferramentas e fazer com que isso seja feita de forma segura.

Engenharia e plantas

Após a demolição e toda a limpeza do terreno, agora começa o trabalho da engenharia civil, que é o segmento profissional que desenvolve obras de todos os tipos como casas, indústrias, rodovias, entre outros.

Essas empresas atendem diversas demandas e, com isso, tornam as construções cada vez melhores, mais estruturadas e seguras. Eles fazem um estudo do local, depois disso as plantas dos prédios ou plantas de casas que serão construídas.

Alguns dos benefícios e importância desse momento para o projeto arquitetônico são:

  • Conhecimento técnico, teórico e prático;
  • Profissionais de confiança e especialistas;
  • Maior rapidez e eficiência;
  • Pessoas e produtos de qualidade;
  • Consultoria.

Lembrando que a partir do momento que você inviabiliza a participação dessas empresas, irá contribuir por uma construção sem nenhuma proteção, que poderá causar problemas estruturais muito em breve.

Projetos elétricos

Após toda a planta do local estar pronta é hora de fazer a do projeto elétrico. Ele é que servirá como um mapa, o guia para todos os profissionais conseguirem fazer as instalações necessárias de fios, cabos, tubos, caixas de energia e todos os outros elementos relacionados a esse meio.

Uma empresa de projetos elétricos irá, juntamente com você e com posse da planta do local, montar da melhor forma possível todos os pontos de energia e fazer com que esse momento seja o mais simples possível.

Além disso, saberão como e qual tipo de projeto aplicar em cada tipo de ambiente e segmento de construção, fazendo com que a segurança e a resistência além da compensação de energia sejam perfeitas e sem erros estruturais.

Projeto de segurança

Além de todas essas instalações é necessário procurar aplicar um projeto contra incêndio, para evitar todos os tipos de focos que podem ser originados dentro de uma edificação, seja por sistemas elétricos, fontes de calor, etc.

Esse tipo de intervenção prévia é uma técnica obrigatória de segurança e deve ser feita em todo tipo de estabelecimento e edificações que não se enquadram em casas residências, que podem ter, porém não é algo obrigatório.

O projeto deve ser elaborado com uma empresa especializada também, para que os profissionais entendam quais as necessidades e como é toda a estrutura do prédio.

Assim todos os elementos serão instalados e você poderá ter um auto de vistoria do corpo de bombeiros, documento que viabiliza o funcionamento completo do local.

Design

Por fim, é chegada a hora de aproveitar e chamar um profissional de design de interiores para dar o acabamento no local e decorar todos os cômodos do ambiente. Essas pessoas ajudam a decorar todo o estabelecimento do estilo que você gostaria.

Além disso, você pode aprender com eles como otimizar o espaço, quais as melhores formas de deixar todos que estão no local confortáveis e muito mais dicas possíveis para sempre manter o local bonito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *