Reforma: modernize vários pontos de sua casa

Reforma

O ambiente residencial é bastante complexo, pois envolve desde a parte estrutural até ações de pintura e reforma, escolha dos pisos, tipos de portas e modelos de acessórios.

Quando uma reforma é necessária, é importante identificar quais são os pontos deste ambiente residencial que precisam de mudanças. Isso é importante para garantir um tipo de investimento mais assertivo, pensando em valorizar o imóvel e agregar comodidade ao morador.

O uso das calhas

Na reforma, em muitas situações, a parte estrutural precisa ser revista, principalmente no que se refere às telhas, ao telhado e aos seus elementos de composição.

Esses elementos podem ser inseridos como uma modernidade, trocados ou reparados a depender da necessidade. Neste processo, um material bastante interessante é a calha para telhado.

Esse tipo de material é utilizado para coletar as águas da chuva e que acabam parando nos telhados. Esse material é feito com aço galvanizado e é muito resistente diante da corrosão, exatamente por cona de apresentar um revestimento.

Seu uso é fundamental para evitar que ocorra uma sobrecarga de água em cima do telhado, o que poderia afetar as telhas, assim como as camadas de proteção (como forros) e impermeabilização da residência.

Com isso, o local fica sem uma umidade considerada excessiva, evitando consequentemente alagamentos e aumentando a vida útil do telhado.

É importante ressaltar que existem alguns modelos de calhas e que eles sofrem variação a depender de:

  • Qual é a telha;
  • Qual é o percurso da queda de água;
  • Qual o comprimento do telhado;
  • Quais canais estão instalados no local.

Nesse processo de condução da água, as calhas podem estar conectadas aos rufos e outros elementos que permitem um melhor escoamento do material.

Dentre os principais modelos de calhas existentes podemos destacar a calha em PVC, que é muito acessível financeiramente e apresenta elevada praticidade no momento da limpeza.

Apesar disso, o uso das calhas de alumínio ou de aço acabam sendo mais recomendadas para obras da construção civil porque elas apresentam mais resistência e durabilidade.

Outro dado interessante é que para facilitar também o escoamento da água dos quintais, assim como de áreas externas de modo geral, existem algumas calhas de pisos que também podem ser instaladas.

Diante disso, vale a pena contar com uma equipe especializada e que possa orientar acerca da qualidade de sua calha, assim como da vida útil desse material.

A pintura

Outro detalhe importante acerca de uma reforma é o momento de realizar a pintura residencial, apostando em novas cores, texturas e sobretudo, em um material que tenha qualidade. É importante ter atenção a cada parte do imóvel, já que existem algumas particularidades a serem seguidas.

Por exemplo, no momento de escolher as cores de tinta para cozinha, recomenda-se que sejam cores claras para evitar a retenção do calor, assim como que seja uma tinta que apresente resistência diante da variação de temperatura, assim como de umidade.

O mesmo vale para áreas externas e banheiros, que apresentam umidade elevada e contato com fatores como sol intenso. A escolha do tipo de tinta é fundamental para evitar que a pintura acabe desbotando ou se degradando antes do tempo.

Melhorias necessárias

Dentro dessas ações de reforma e transformação do ambiente residencial é fundamental agregar melhorias no ponto de vista da troca de acessórios e da inserção de novos elementos.

Um exemplo importante é a inserção de tela de proteção das janelas e áreas externas de uma residência, sobretudo em casas com mais de um andar e apartamentos.

Essas telas de proteção são importantes para evitar acidentes com crianças, idosos e animais e ainda conseguem impedir a entrada de insetos no ambiente.

Já para a manutenção da privacidade e controle da entrada de luz em um local, recomenda-se o uso de cortinas ou da manutenção dessas cortinas por meio do conserto persiana.

Esse tipo de cortina é importante porque ajuda nesse controle da entrada de luz, que pode até ser automatizado e ao mesmo tempo, envolve sofisticação e modernidade no ambiente.

Falando em modernidade, pode ser necessário trocar alguns móveis como mesa de reuniao no caso de escritórios em ambientes residenciais, dentro de um sistema de home-office, assim como a mesa da sala de jantar ou da cozinha.

Por fim, vale a pena destacar a importância de pensar em móveis planejados dentro de uma reforma, pensando em ações sob medida, como é o caso de um quarto planejado casal que vai contar com cama, guarda-roupa, mesa e acessórios embutidos e com o tamanho correto do quarto, pensando na modernização e na otimização desse espaço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *